Instituições de ciclistas

O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.


Cadastros de instituições de ciclistas

Associadas da União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.

Mapa das OSCs

O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.

Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici

O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.

  • Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.

Notícias relacionadas

Bike na Quebrada: o que a lei garante pra quem pedala em São Paulo?

A bicicleta tá presente na vida de muitos e muitas de nós – e na quebrada, não é diferente. Desde cedo, aprendemos a pedalar. E o que para uns é apenas lazer ou esporte, para continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas se reúnem em manifestação após adolescente morrer atropelado em Criciúma”

“Em Criciúma, cerca de 150 ciclistas estão reunidos no local do acidente que resultou na morte de um adolescente de 13 anos na noite desta terça-feira, dia 23. Ele foi atropelado por um ônibus na avenida Centenário, continue lendo…

Leia mais

“Câmara [dos Deputados] pode aumentar a insegurança no trânsito e ampliar mortes”

“A insegurança no trânsito é um dos graves problemas mais subvalorizados no Brasil. Ano após ano, as mortes nas estradas e nas cidades são noticiadas como mera estatística, poucas ações são tomadas para, de fato, continue lendo…

Leia mais

“Pesquisa aponta como bicicletas podem auxiliar a diminuir lotação de ônibus”

“Ameciclo estuda a situação dos ciclistas no Recife. […].” ___ Assista a reportagem de TV em sua publicação original. Veículo: NE1 Data de publicação original: 09/06/2020 Endereço: https://globoplay.globo.com/v/8613424/

Leia mais

“União Ciclista Internacional apela ao fim da discriminação racial”

“A União Ciclista Internacional (UCI) reiterou hoje, em comunicado, o compromisso da modalidade com a diversidade e apelou ao fim da discriminação racial, lamentando a morte do afro-americano George Floyd, durante uma operação policial. “O continue lendo…

Leia mais

“Pedal Contra o Corona vai às ruas de SP valorizar o trabalho do ciclista entregador”

“Pedal Contra o Corona começou no Dia Mundial da Bicicleta, 3 de junho, em uma tarde nublada em São Paulo, ainda com poucos carros nas ruas, mas com muito ciclista entregador pelas ciclovias e regiões continue lendo…

Leia mais

“Coronavírus e mobilidade ativa em Belo Horizonte”

“Da capital mineira, Guilherme Tampieri divulga carta enviada à BHTrans com sugestões de estímulo à mobilidade ativa, em especial a bicicleta. Em tempo de coronavírus, é fundamental refletirmos – e agirmos – levando em consideração continue lendo…

Leia mais

“Na madrugada do Dia Mundial da Bicicleta, grupo de utilizadores pinta ciclovia ‘pop-up’ em Lisboa”

“Numa acção de “apoio” à implementação de “ciclovias pop-up” em Lisboa, um grupo de utilizadores de bicicleta organizou-se on-line e pintou, durante a madrugada, uma via ciclável partilhada na Avenida de Roma. A acção surge continue lendo…

Leia mais

“Dia mundial da bicicleta: OMS defende uso desse meio de transporte para atividades essenciais durante pandemia”

“Coletivo de Ciclistas de SJC destaca que o momento não é para uso da bicicleta como lazer nem prática esportiva. Nesta quarta-feira, 3 de junho, é celebrado o dia mundial da bicicleta, meio de transporte continue lendo…

Leia mais

“O que nos oferece a bicicleta neste Dia Mundial? Mensagem da União de Ciclistas do Brasil”

“Neste Dia Mundial da Bicicleta histórico, 3 de Junho de 2020, o quê a bicicleta nos oferece? Resiliência! A bicicleta está provando ao mundo inteiro neste momento da Pandemia que é um modal altamente resiliente. continue lendo…

Leia mais
1 23 24 25 26 27 29