Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Inovação e infraestrutura: os caminhos para uma mobilidade sustentável e inclusiva

Mobilidade é um dos setores da economia em que a tecnologia avança de maneira mais rápida. Dos aplicativos de transporte urbano aos carros autônomos, dos ônibus elétricos aos eVTOLs, apelidados de “carros voadores”, impossível não continue lendo…

Leia mais

Apenas 26% da rede cicloviária prevista para 2020 em BH foi concluída até este ano

A última versão do Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte publicada em abril de 2017, contava com uma análise para a ampliação da rede cicloviária na cidade. Com a meta de ter 1.000 km continue lendo…

Leia mais

Empresas de ônibus colocam adesivos de ponto cego, mas ciclistas e pedestres ainda não sabem identificar

De acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, o número de mortes de ciclistas no Estado de São Paulo subiu 11% entre 2021 e 2022, passando de 321 óbitos para continue lendo…

Leia mais

Prefeitura lança licitação para construir ‘Ponto de apoio dos ciclistas’ de Araçatuba

A Prefeitura de Araçatuba (SP) publicou o edital de licitação para contratar empresa para construir o “Ponto de apoio dos ciclistas” de Araçatuba, obra que será realizada na estrada municipal Romeu Biffe (ART-270), no bairro continue lendo…

Leia mais

Bicicleta: Noruega está prestes a abrir o maior túnel ciclável da Europa

Entusiastas de ciclismo e caminhada: cuidado. A cidade norueguesa de Bergen está se preparando para abrir o maior túnel para pedestres e ciclistas da Europa. Se isso já te entusiasma, guarde esta data: 15 de abril de 2023, continue lendo…

Leia mais

Anda de bicicleta em Lisboa? Já há estruturas “pousa-pé”

“Descanse o pé aqui… obrigado por andar de bicicleta!”, lê-se nos dois novos “pousa-pé” da cidade. Instalados na terça-feira, 7, junto à rotunda de Entrecampos, os equipamentos – localizados em ciclocivas segregadas, antes do sinal continue lendo…

Leia mais

Prefeitura do Rio anuncia que cidade terá mil quilômetros de ciclovias até 2033

Um plano de expansão das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro foi apresentado nesta quinta-feira (9) pela Prefeitura do Rio, chamado de CicloRio. Em 10 anos, é estimado que a cidade ganhe 600 quilômetros continue lendo…

Leia mais

Fortaleza bate recorde em implantação de infraestrutura cicloviária

Avançando na priorização de modos de transporte sustentáveis, a Prefeitura de Fortaleza bateu recorde de implantação de infraestrutura cicloviária nos últimos dois anos. Na gestão do prefeito José Sarto, a Capital ganhou até o momento continue lendo…

Leia mais

Com mais ciclovias, mulheres pedalariam muito mais

Pesquisa reforça que um dos maiores incentivos para que elas pedalem é a presença de estrutura cicloviária. Já mostramos aqui no Vá de Bike os principais motivos que ainda afastam as mulheres do uso cotidiano continue lendo…

Leia mais

Paris vai ter ciclovia a ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos 2024

Uma rede de 60 quilómetros de ciclovias vai ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024, anunciou hoje a câmara municipal da capital francesa, indicando também um aumento dos parques para bicicletas. continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 43