Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Aprovado na Câmara, projeto que estabelece implantação de ciclovias nas avenidas de São Luís só precisa ser sancionado”

“Inúmeras e antigas são as reclamações relacionadas à ausência de ciclovias em São Luís. As queixas são feitas, tanto por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, quanto por quem a utiliza para fins desportivos. No entanto, o que muitos não sabem é que já tramitou, na Câmara Municipal de São Luís, continue lendo...…

Leia mais

“Ciclovias mais largas e sem zigue-zagues podem ser legado da pandemia”

“As ciclovias ganharam espaço nas cidades brasileiras na última década, mas nem sempre na parte mais nobre das vias. É comum vê-las em ruas secundárias e com trajetos cheios de zigue-zagues, que atrasam a viagem e desestimulam seu uso como meio de transporte. Em meio à pandemia, várias cidades do mundo — embora poucas no continue lendo...…

Leia mais

“Prefeitura fará intervenções urbanas para a retomada da economia em Salvador”

“Primeiro dos sete eixos determina reordenamento de vendedores ambulantes e ruas exclusivas para pedestresA três dias da reabertura dos shoppings centers, prevista para acontecer na sexta-feira (24), a prefeitura anunciou nesta terça-feira (21) o planejamento feito pelo município para a reativação da economia da cidade. São 101 ações que foram distribuídas em sete vertentes, e continue lendo...…

Leia mais

“Prefeitura de Fortaleza ultrapassa 300km de malha cicloviária”

“A Prefeitura de Fortaleza ultrapassou a marca de 300 km de infraestrutura cicloviária, proporcionando cada vez mais opções de deslocamentos seguros para a utilização da bicicleta na cidade. Além de chegar a um marco histórico, a implantação de novas ciclofaixas nos dois últimos meses ganha mais importância durante a pandemia do novo coronavírus por incentivar continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas apontam maiores dificuldades para uso de bicicleta em Vitória”

“Em uma pesquisa realizada de forma virtual pelo Coletivo Pedalamente, a falta de estrutura cicloviária é apontada por 81,2% como uma das maiores dificuldades para aderir ou manter o uso da bicicleta como meio de transporte diário em Vitória. Coletando 171 respostas no mês de junho, a pesquisa também aponta que 61,2% dos entrevistados consideram a falta continue lendo...…

Leia mais

“Promovendo Mobilidade Urbana a Prefeitura de Gurupi implanta ciclofaixa”

“Um sonho dos amantes da bike está sendo realizado em Gurupi, a primeira ciclofaixa está sendo implantada na Avenida Emerson Fonseca localizada no Setor Waldir Lins. É uma pista de 4 km ao redor da Praça do bairro que atualmente é bastante utilizada para caminhadas e agora será um local apropriado também para os ciclistas. continue lendo...…

Leia mais

“Manaus vai ganhar mais 47 quilômetros de ciclovias”

“A Prefeitura de Manaus está implantando 47,5 novos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na cidade, que irão beneficiar trechos como a avenida Senador Álvaro Maia (Boulevard) na zona Centro-Sul; avenida Brasil, do bairro Compensa até a Ponta Negra (Zona Oeste); avenida governador José Lindoso (das Torres) e avenida Itaúba (Zona Leste).  “Esse projeto faz parte de uma continue lendo...…

Leia mais

“Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus”

“Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/vitoria-promete-mais-nove-ciclorrotas-para-reduzir-aglomeracao-nos-onibus-0720 ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Rede Gazeta estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Rede Gazeta (agenciaag@redegazeta.com.br). continue lendo...…

Leia mais

“Ippul planeja rede cicloviária ideal de Londrina em 15 anos”

“Desde que esse projeto passou a ser discutido dentro do Plano deMobilidade Urbana, há cerca de cinco anos, foram entregues 42 quilômetrosde ciclovias e outros oito estão em execução em quatro importantesavenidas que estão sendo adaptadas para a implantação do sistemaSuperBus. “A expectativa é de terminar mais 50 quilômetros nos próximoscinco anos. [leia o restante continue lendo...…

Leia mais

“Mapa colaborativo mostra os melhores itinerários para pedalar”

“No intuito de indicar as melhores rotas para se pedalar nas principais cidades do Brasil, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (Itdp) lançaram o CicloMapa, um mapeamento colaborativo da estrutura cicloviária brasileira. Até então, os mapas das ciclovias no Brasil estavam disponíveis em bases de continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 10