Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Após reportagem, prefeitura de Porto Velho cumpre obrigação e revitaliza ciclovia

A Prefeitura de Porto Velho (RO) amanheceu empenhada nesta quarta-feira (26). Após uma reportagem do Rondoniaovivo sobre a ciclovia abandonada na Estrada de Santo Antônio, secretarias municipais iniciaram os trabalhos para revitalizar a faixa. Por continue lendo…

Leia mais

Com mais 105 km de ciclovias, DF terá a maior malha cicloviária do país

O Governo do Distrito Federal se prepara para aumentar 105 km de ciclovias da capital federal, fazendo a interligação entre trechos já existentes. O projeto está em fase de readequação e depois vai seguir para continue lendo…

Leia mais

Concurso busca soluções aos desafios do ciclismo em Pelotas

Prefeitura e Pelotas Parque Tecnológico buscam soluções criativas para enfrentar os desafios do ciclismo na cidade. Para tanto, promovem o concurso “Pelotas: Uma cidade para ciclistas“, voltado aos estudantes universitários das instituições de ensino superior continue lendo…

Leia mais

Vitória é destaque em estudo sobre malha cicloviária [dentre as capitais]

Um levantamento feito pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas revelou que Vitória tem 19,49 quilômetros de ciclovia para cada 100 mil habitantes. O resultado elencou a cidade como a 5ª capital do país em continue lendo…

Leia mais

Florianópolis lidera ranking de ciclovias e ciclofaixas por habitante [dentre as capitais]

Levantamento da Aliança Bike aponta que Capital superou a marca de 22km de malhas cicloviárias a cada 100 mil habitantes. Florianópolis é a capital brasileira que ocupa o primeiro lugar no ranking de ciclovias e continue lendo…

Leia mais

Florianópolis amplia canais de diálogo com ciclistas para crescimento da malha cicloviária

A bicicleta, há muito tempo consolidada como meio de lazer e atividades físicas, tem se destacado cada vez mais como uma opção viável e sustentável de mobilidade aos meios de transporte tradicionais. De acordo com continue lendo…

Leia mais

Ciclovias e ciclofaixas avançam 4% em 1 ano e capitais brasileiras atingem 4.365 km

Mobilidade urbana, melhora na qualidade de vida, diminuição nas taxas de poluição, economia de tempo e dinheiro. São inúmeras as vantagens que a expansão das redes cicloviárias em grandes centros urbanos pode trazer. Apesar dos continue lendo…

Leia mais

Comitiva da Tanzânia está no Rio para conhecer a infraestrutura cicloviária da cidade

Uma comitiva de 16 secretários, chefes executivos e técnicos da Tanzania National Roads Agency (TANROADS) e de Dar es Salaam Rapid Transit Agency (DART) terá uma reunião nesta quinta-feira (20/07), na CET-Rio, para que a continue lendo…

Leia mais

Manaus lidera produção de bikes, mas é pior capital para ciclistas

Instituído em 2015, o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus traz como uma de suas dez principais diretrizes a ampliação do sistema cicloviário da cidade. Há, inclusive, uma proposta de 190 quilômetros, com indicações de continue lendo…

Leia mais

Florianópolis amplia 21% da malha cicloviária no primeiro semestre de 2023

Para facilitar as construções, a prefeitura também vai lançar nesta quinta, 29/06, sua própria edição das normas cicloviárias nacionais. O documento servirá como um manual de obras para as próximas iniciativas na cidade. “O manual continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 43