Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Serra (ES) terá 256 quilômetros de ciclovias até 2024

Atualmente o município conta com 72 quilômetros distribuídos entre ciclovias e ciclofaixas.  As obras para a expansão do modal de mobilidade urbana já começaram nos seguintes trechos: Avenida Norte Sul, em frente ao Terminal de continue lendo…

Leia mais

Ciclovia: o que é e quais são as maiores do mundo!

No Brasil, a pauta da mobilidade urbana tem ganhado mais força na esfera pública desde as Jornadas de Junho de 2013, que, neste ano, completam o seu décimo aniversário. Felizmente, as discussões a respeito do continue lendo…

Leia mais

Ciclovia da Terceira Ponte de Vitória terá pedágio? Entenda como será o acesso

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Espírito Santo, para acessar a Ciclovia da Vida será necessário o uso do Cartão GV. O cartão que já é utilizado no sistema Transcol. continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike e Governo Federal realizam estudos para criar normas de sinalização para trilhas de ciclismo

Para esta realização, a associação e o governo reuniram um grupo de especialistas para conduzir os trabalhos a partir de encontros técnicos, que envolvem diretamente o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do continue lendo…

Leia mais

Ciclistas fazem poda por conta própria na área central de Londrina

Sentindo-se ignorados pelo serviço de poda de árvores da administração municipal, os ciclistas da Associação Mobilidade Ativa Londrina decidiram fazer por conta própria a retirada de galhos de árvores que, segundo eles, vinham atrapalhando a continue lendo…

Leia mais

Conheça as 5 melhores ciclovias do Brasil

Antes de mais nada, as ciclovias e ciclofaixas são projetadas para proporcionar mais segurança aos ciclistas. Além disso, ao incluir ciclovias e ciclofaixas nas cidades é possível melhorar e muito a mobilidade urbana como um continue lendo…

Leia mais

“Bicicletários não são depósitos de bicicletas”, ensina manual

O Instituto Aromeiazero irá lançar, no próximo dia 23 de junho, o “Guia Mais Bicicletários”, material gratuito que estará disponível para download no site da organização. O lançamento será feito durante o evento Parque da continue lendo…

Leia mais

Instituto Aromeiazero lança “Guia Mais Bicicletários” com o intuito de promover o uso da bicicleta e agregar outros serviços ao sistema de bicicletários

Pensando em alimentar políticas públicas, apresentar um modelo de hub urbano voltado para fomento da bicicleta e da economia local e criar modelo de bicicletário que seja replicável, o Instituto Aromeiazero irá lançar,  no dia continue lendo…

Leia mais

Ministério das Cidades abre inscrições para propostas de mobilidade urbana

O Ministério das Cidades publicou os manuais de Processo Seletivo, do Programa 2219 de Mobilidade Urbana e as instruções para Cadastro de Propostas para os municípios com valores que variam entre R$ 500 mil a continue lendo…

Leia mais

Fortaleza é selecionada para novo programa da Bloomberg e receberá 1 milhão de dólares para investir em ciclofaixas

Referência em mobilidade urbana sustentável, Fortaleza é a grande vencedora do novo programa da Bloomberg Philantropies que incentiva a priorização da bicicleta como meio de deslocamento a partir de inovação da malha cicloviária, que prevê continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 43