Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Estudo aponta que ciclovias são insuficientes nas capitais brasileiras

O percurso que o mecânico João Paulo de Almeida, 19 anos, faz de bicicleta da sua casa, no centro de Ananindeua, até o trabalho, no bairro de Nazaré, em Belém, demora aproximadamente 40 minutos. Se continue lendo…

Leia mais

Primeira ciclovia da América Latina, agora na telona do cinema

O que os ciclistas, corredores, praticantes de caminhada, e até os skatistas de Campo Bom têm em comum? A resposta está na ponta da língua: a ciclovia. O tradicional ponto de encontro dos campo-bonenses, que continue lendo…

Leia mais

5 inovações do recém-lançado Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias de São Paulo

As cidades estão em constante transformação. Se orientadas por premissas parciais ou desatualizadas, as modificações no espaço urbano tendem a imprimir esses equívocos no território. Quando guiadas por uma visão comum que priorize a segurança das continue lendo…

Leia mais

Ciclovias temporárias de Paris ganham mais ciclistas mulheres

Em Paris, o número de novos ciclistas nas ciclofaixas temporárias, implementadas principalmente durante a pandemia, está aumentando a cada dia, em especial com a adesão de ciclistas mulheres. É o que mostra pesquisa feita em continue lendo…

Leia mais

Projeto de BH em prol de bicicletas ganha prêmio nacional

Belo Horizonte avança em direção a ser uma cidade mais amigável com as magrelas. Um projeto da prefeitura implementado durante a pandemia levou o prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil. Realizado pela Associação continue lendo…

Leia mais

Ciclovias, uma excelente solução

Precisamos de um novo salto em 2021, entre 2014 e 2018 a malha cicloviária das capitais brasileiras mais que dobrou, cresceu aproximadamente 3,500 km, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, cada uma em torno continue lendo…

Leia mais

Ciclista é obrigado a usar a ciclovia?

Mas o arquiteto Thiago Botion Neri, integrante da Ciclonoroeste, explicando ao nosso ouvinte, diz que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece que quando o ciclista não se sente seguro para transitar na ciclovia, pode usar continue lendo…

Leia mais

A primeira ciclovia da América Latina: lazer, saúde e esporte

A primeira ciclovia da América Latina foi construída em Campo Bom, em meados de 1977. São 18 mil metros de extensão, dos quais cerca de oito mil são um anel que circunda o Centro da continue lendo…

Leia mais

Em duas pontes de Nova York, prefeitura vai trocar faixa de carros por ciclofaixas e melhorar acessibilidade de pedestres

Ativistas de Nova York conseguiram uma importante vitória. Na quinta-feira, 28 de janeiro, durante um discurso, o prefeito Bill de Blasio anunciou que vai retirar uma faixa de rolamento de automóveis nas duas principais pontes continue lendo…

Leia mais

Congresso ibérico sobre mobilidade em bicicleta debate a “era da infra-estrutura”

Barcelos acolhe em Abril o 17.º Congresso Ibérico A Bicicleta e a Cidade, este ano dedicado à “Era da Infra-estrutura”. Muito condicionada, mas não travada, pela pandemia, a iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 15