Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Como as empresas podem incentivar o uso de bicicletas para ir ao trabalho

São inúmeras as formas pelas quais as empresas podem incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho. Assim, a companhia pode contribuir para promover saúde e bem-estar entre os colaboradores. Caminhos da mobilidade em continue lendo…

Leia mais

Confira vídeos e fotos dos primeiros momentos da ciclovia da Terceira Ponte

A ciclovia da Terceira Ponte está oficialmente inaugurada e já levou muitos ciclistas e também pedestres a cruzarem a via no sentido Vitória-Vila Velha e vice-versa neste domingo (27). Além da mobilidade e da ajuda continue lendo…

Leia mais

Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal

O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…

Leia mais

Campo Grande avança em implantação de ciclovias e reduz o número de óbitos de ciclistas

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2011, a taxa de óbitos de ciclistas por 100 mil habitantes apresentou alta redução. Os dados levantados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIT), registraram em 2011, continue lendo…

Leia mais

Mobilização por superciclovia quer criar nova rota de cicloturismo em SC

Mobilização em Joinville e região quer ampliar a ciclovia prevista na duplicação da BR-280 e criar rota de cicloturismo, além da utilização para o deslocamento local de ciclistas. Houve reunião sobre o tema no DNIT continue lendo…

Leia mais

Serra (ES) promete saltar de 72 para 256 km de ciclovias até 2024

A Prefeitura da Serra anunciou que vai expandir a atual malha cicloviária de 72 quilômetros, distribuídas em ciclovias e ciclofaixas, para 256 quilômetros até 2024. Pelo menos seis pontos da cidade já recebem obras, segundo a administração municipal. continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixa “da morte” no Piauí é apagada depois de viralizar

A ciclofaixa construída no meio de uma rodovia em Canto do Buriti (PI) foi coberta com asfalto nesta 5ª feira (3.ago.2023). Sem barreiras de proteção e no meio de duas pistas de alta velocidade, o continue lendo…

Leia mais

Bicicletas e scooters elétricas serão proibidas nas ciclovias e calçadas do Rio

As bicicletas e demais veículos motorizados, com uso de eletricidade ou combustão, serão proibidas de circular nas ciclovias e calçadas de todo o município do Rio. É o que determina o  PL 742-A/2021, aprovado com continue lendo…

Leia mais

Maceió é a 2ª capital que mais ampliou ciclovias nos últimos anos

Maceió é a segunda capital brasileira que mais ampliou ciclovias nos últimos dois anos. Com a entrega da ciclovia da Avenida Fernandes Lima, a cidade alcança mais de 60 km da malha ciclo viária em continue lendo…

Leia mais

Após reportagem, prefeitura de Porto Velho cumpre obrigação e revitaliza ciclovia

A Prefeitura de Porto Velho (RO) amanheceu empenhada nesta quarta-feira (26). Após uma reportagem do Rondoniaovivo sobre a ciclovia abandonada na Estrada de Santo Antônio, secretarias municipais iniciaram os trabalhos para revitalizar a faixa. Por continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 43