Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Ciclovias, entre desenho urbano e saúde pública

As ciclovias, com suas faixas distintas e sinalização dedicada, têm ganhado destaque na paisagem urbana de muitas cidades ao redor do mundo. Seus impactos abrangem desde a redução do tráfego rodoviário até a promoção de continue lendo…

Leia mais

Prefeitura instala ‘Xiringador’ em ciclofaixa da Beira-Mar para diminuir sensação de calor

Para diminuir a sensação de calor dos ciclistas que pedalam pela cidade, a Prefeitura de Fortaleza instalou um equipamento que borrifa água, na ciclofaixa da Avenida Beira-Mar, chamado de “Xiringador”. As instalações aconteceram neste domingo continue lendo…

Leia mais

População cresce e rede cicloviária se defasa em Jundiaí

Em Jundiaí, a malha de ciclovias não tem acompanhado o aumento populacional da cidade nos últimos anos. De acordo com o Observatório Jundiaí, havia 1,89 quilômetro de ciclovia a cada 100 mil habitantes na cidade. continue lendo…

Leia mais

Boas práticas em desenho de ruas para ciclistas são pauta de encontro promovido pela Prefeitura do Recife

Uma cidade que protege os mais frágeis no trânsito: esse é o objetivo de uma política de mobilidade ativa, assunto do workshop “Desenho de Infraestruturas mais Seguras para Ciclistas”, realizado nesta terça-feira (19), pela Prefeitura continue lendo…

Leia mais

Ciclovia dos sonhos em BH? Assista o vídeo com dados do Strava Metro

E se tivéssemos uma ciclovia larga e protegida por toda a extensão do Arrudas? A partir de uma ciclovia de apenas 400m implementada em frente aos Shoppings Populares propomos uma reflexão de como essa ciclovia continue lendo…

Leia mais

Ciclovias solares são o próximo nível da mobilidade verde

E se as ciclovias que usamos para circular em modo mais ecológico pudessem também produzir energia? É aquilo a que se poderia chamar a cereja no topo do bolo da mobilidade sustentável. E já não continue lendo…

Leia mais

Guia de instalação de paraciclos pode diminuir a insegurança de ciclistas em Campo Grande

Em Campo Grande, o Guia de Instalação dos Paraciclos – suporte usado para deixar as bicicletas na rua – pode diminuir a insegurança de ciclistas que precisam deixar os veículos estacionados. O material não é continue lendo…

Leia mais

Afinal, para que servem as calçadas?

PorAdriana Levisky. Passados 21 anos da aprovação da lei federal do Estatuto da Cidade, que regulamentou o capítulo de “Política Urbana” da Constituição Brasileira, e resultou na elaboração de diversos planos diretores para as cidades continue lendo…

Leia mais

Falta de lugar para guardar bicicleta dificulta seu uso como meio de transporte

As prefeituras fizeram, nos últimos anos, faixas exclusivas para bicicletas, ampliaram ciclovias, como forma de incentivar o uso da bicicleta não apenas como lazer, mas como modal de transporte, porém a sua integração com os continue lendo…

Leia mais

Prefeito de Salvador aponta meta de 725 km de ciclovias

Começou hoje (1º), em Salvador (BA) o IV Fórum Salvador Vai de Bike, evento que marca os dez anos de criação do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). O evento está sendo realizdo no Shopping continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 43