Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Ciclovias se espalham por mais 158 km da cidade de São Paulo

Praticamente estacionada por três anos em meio a polêmicas, a implementação de ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo vive um momento de retomada, com 158 quilômetros entregues desde dezembro de 2019. O sistema cicloviário chegou continue lendo…

Leia mais

Quem pedala garante: Campo Grande não é uma cidade segura para ciclistas

Depois da morte da jovem Emanuelle Gorski, de 21 anos, que foi atropelada enquanto pedalava na Avenida Mato Grosso, o Campo Grande News quis saber dos leitores se a Capital é considerada uma cidade segura continue lendo…

Leia mais

Placas das ‘Rotas de Cicloturismo’ são instaladas em Itupeva

Com a pandemia e, consequentemente, a necessidade do distanciamento social, um dos meios de transporte, seja para atividades do dia a dia ou para prática esportiva, bastante sustentável vem se destacando; estamos falando da bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Nova lei torna obrigatório ciclovias em obras do Paraná

Foi sancionado hoje (19) o projeto que aprimora a Lei nº 18.780/2016, que instituiu a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso de Bicicleta no Paraná. As alterações preveem a implementação de ciclovias em continue lendo…

Leia mais

Em 11 anos, Ciclovia Rio Pinheiros recebe mais de 5,5 milhões de ciclistas

Em 11 anos, a Ciclovia Rio Pinheiros recebeu mais de 5,5 milhões de ciclistas. A via exclusiva foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2010, ao longo do trajeto realizado pela Linha 9-Esmeralda da CPTM continue lendo…

Leia mais

Buenos Aires dobra ciclovias e aposta em mobilidade ativa em 2021

Buenos Aires (Argentina) foi uma das cidades a entrarem na onda das ciclovias-corona e ampliarem a estrutura para bikes durante a pandemia; e essas medidas não foram temporárias. A capital pretende alavancar de vez a mobilidade ativa e aumentar continue lendo…

Leia mais

Dez anos após atropelamento coletivo, Porto Alegre tem 17 vezes mais ciclovias e acidentes em queda

Nesta quinta-feira (25), se completam 10 anos do final de tarde em que o então estudante de arquitetura Ricardo Ambus ouviu um ruído forte se aproximando pelas costas, sentiu o choque que quebrou seu braço continue lendo…

Leia mais

Balneário Camboriú será palco da primeira pesquisa microclimática de ciclofaixas no Brasil

O Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann, e sua equipe da Universidade Federal de Santa Maria/RS, pretendem investigar a exposição dos ciclistas às condições microclimáticas nas ciclofaixas de Balneário Camboriú, e avaliar o potencial climático de continue lendo…

Leia mais

Estudantes propõem rotas de ciclovia para interligar cidades do Oeste do Paraná

Das 1.851 mortes de ciclistas no trânsito brasileiro em 2018, 30% ocorreram no Paraná, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes. O índice foi uma das informações que levou um grupo de estudantes de Arquitetura continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais
1 2 3 4 15