Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior parte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUES NO ACERVO

DESTAQUES EM OUTRAS SEÇÕES

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

“Pandemia aumenta demanda por bicicletas e ciclofaixas”

“A necessidade do distanciamento social e a aversão aos transportes públicos durante a pandemia de Covid-19 favoreceram um dos meios de transporte mais baratos e sustentáveis da atualidade: a bicicleta. Cientes da necessidade da população de estar mais ao ar livre, praticar atividades físicas e evitar aglomerações, governos locais e federais na Europa e América Latina continue lendo...…

Leia mais

“Ciclismo: a ascensão do esporte que virou estilo de vida mesmo na pandemia”

” “Quando iniciei no ciclismo eu estava com 110 kg, levava uma vida sedentária, fumava e tinha problemas de hipertensão. Depois da bike, comecei a reduzir peso, melhorar minha qualidade de vida e fui ganhando gosto. O ciclismo é um estilo de vida. Não me vejo mais sem praticar esse esporte, essa modalidade. E acredito que continue lendo...…

Leia mais

“”Ciclovias corona” da Europa poupam US$ 3 bi por ano em saúde”

“As “ciclovias corona”, instaladas emergencialmente em muitas cidades europeias, trarão ganhos de US $ 3 bilhões por ano em investimentos para a saúde, revela um novo estudo de pesquisadores alemães. Usando dados históricos de contadores de ciclistas em 106 cidades europeias, os pesquisadores estimam que as ciclovias temporárias instaladas durante a pandemia do coranavírus levaram a continue lendo...…

Leia mais

“Dia do ciclista: racismo estrutural está presente até na construção de ciclovias, diz especialista”

“Em entrevista ao Canal Bike no Ar TV, a arquiteta do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Kelly Fernandes afirma que o racismo estrutural está presente em todas as nossas relações, sejam elas quais forem. “Principalmente porque ele se esconde dentro de práticas que muitas vezes são institucionalizadas e se tornam praticamente invisíveis”. Kelly é especialista continue lendo...…

Leia mais

“Ponta Grossa inicia obras em ciclovia de 17 quilômetros até Itaiacoca”

“As obras de construção de ciclovia ligando o Bairro Uvaranas ao Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, iniciaram nesta semana. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Rangel, na manhã desta sexta-feira (14), durante seu programa de rádio. A ciclovia pavimentada na PR-513 permitirá aos ciclistas o tráfego em uma extensão de aproximadamente 17,5 quilômetros, continue lendo...…

Leia mais

“DER-DF entrega ciclovia da DF-459”

“Os ciclistas que pedalam pela DF-459, via que liga Ceilândia a Samambaia, agora contam com uma faixa exclusiva de 2,6 km de extensão novinha. A construção da ciclovia, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), teve início em fevereiro deste ano com investimento de R$ 625 mil [leia o restante da continue lendo...…

Leia mais

“Você sabe o que é ciclorrota? Vitória vai ter 11 km dessas pistas”

“O município de Vitória vai ganhar mais seis quilômetros de ciclorrota até o fim do ano, totalizando 11 km deste tipo de via na capital. A ciclorrota consiste na destinação de uma rua inteira para bicicletas, mas com uso compartilhado com os carros. Diferente do modelo de ciclovia ou de ciclofaixa, na ciclorrota o ciclista continue lendo...…

Leia mais

“Saiba a diferença entre ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota e espaço compartilhado”

“Quem frequenta as ruas de Fortaleza convive, cada vez mais, com ciclistas. Dados preliminares divulgados pela Prefeitura mostraram que, desde 2016, os deslocamentos na Capital por meio do modal cresceram 70%. O que causa confusão, até mesmo para aqueles que trafegam com o modal pela Cidade, são as diferenças entre ciclofaixas, ciclovias, ciclorrotas e, ainda, espaço compartilhado. As diferenças continue lendo...…

Leia mais

“Umuarama terá mais trechos com ciclovias nas principais avenidas do município”

“Iniciada há poucos dias, a ciclovia na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca já começa a ganhar os primeiros trechos de calçamento em concreto, exibindo os contornos desta obra – a primeira do gênero na atual gestão. A nova opção de mobilidade fica em uma das regiões mais movimentadas da cidade – na Avenida Ângelo continue lendo...…

Leia mais

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de locomoção. Porém, nem todos os municípios estão adaptados para isso, como acontece com Mogi das Cruzes. A vendedora Mel Maia pedala continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 10