Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
Eventos e repercussão

O Observatório da Bicicleta acompanha, registra e divulga eventos, notícias e outras iniciativas sobre estas datas que. Clique aqui para conhecer a repercussão das datas anteriores.

Eventos
  1. Semana Nacional do Trânsito – Brasil – Online e presencial – 18-27/09 – Organizado pelo Ministério da Infraestrutura
  2. Desafio Intermodal 2021 – Brasil – 20-24/09 – Organizado pela UFPR
  3. Desafio Intermodal Brasília 2021 – Brasília/DF – 20/09, 07h00 – Organizado pela Rodas da Paz
  4. Semana Nacional da Mobilidade Urbana – Online – 20-24/09 – Organizado pelo IABS
  5. Seminário Bici Contagem – Contagem /MG – 20-27/09, 19h00 – Organizado pela Move Cultura
  6. Somos 85% – Recife/PE – 21/09, 06h40 – Organizado pela Ameciclo
  7. Ação de Sensibilização Dia Mundial Sem Carro – De Bike Ao Trabalho – São Luís/MA – 22/09, 07h30 – Organizado pelo Bike Anjo São Luís e Pedal das Minas
  8. Passeio Ciclístico com a Educação – Niterói/RJ – 22/09, 08h00 – Organizado pelo Niterói de Bicicleta e Fundação Municipal de Educação
  9. Mesa Redonda Mobilidade Inteligente – Online – 22/09, 10h00 – Organizado pela Embaixada da Suécia
  10. Webinar Programa Nacional de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT – Online – 22/09, 15h30 – Organizado pelo DNIT
  11. Marcha das 2021 Bicicletas – Curitiba/PR – 22/09, 18h30 – Organizado pela Bicicletada Curitiba
  12. Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro – Campinas/SP – 22/09, 20h00 – Organizado pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas
  13. Lançamento do e-book “Bicicleta: ferramenta de transformação – mulheres, liberdade, movimento – Online – 22/09, 20h00 – Organizado pelas Bike Anjas
  14. Pedalada em defesa das ciclovias no bairro da Freguesia e adjacências – Rio de Janeiro/RJ – 22/09, 20h00 – Organizado pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia
  15. Exibição do documentário “No rastro das cargueiras” – Brasília/DF – 23/09, 19h00 – Organizado pela Rodas da Paz
  16. Passeio ciclístico de encerramento da Semana da Mobilidade – Niterói/RJ – 26/09, 08h00 – Organizado pelo Niterói de Bicicleta

Notícias
  1. Semana Nacional de Trânsito foca a programação nos ciclistas e pedestres
  2. O que é o dia mundial sem carro para quem não tem carro?
  3. Servidores e servidoras se mobilizam para o Dia Mundial sem Carro em São Luis
  4. Vereadores de João Pessoa aderem a Dia Mundial sem Carro e vão à CMJP de bicicleta
  5. Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável
  6. Dia Mundial Sem Carro: por que ainda precisamos falar sobre isso?
  7. Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista
  8. Ver notícias secundárias aqui

O Dia Mundial Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Saiba mais:

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)


Notícias e eventos dos anos anteriores

Acesse a página Índice 2020 do ‘Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade’ para conhecer os eventos ocorridos e as notícias nacionais e internacionais publicadas em 2020.

Notícias relacionadas

Ford cria campanha para substituir o automóvel em viagens curtas

Não é novidade o fato de que, nas cidades, os veículos automotores são os principais emissores de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Sem esquecer dos problemas causados pelos congestionamentos. Com isto continue lendo…

Leia mais

O mito da responsabilidade compartilhada no trânsito

Por Felipe Alves Estamos no mês do Maio Amarelo, campanha de segurança viária coordenada entre o poder público e determinados setores da sociedade civil, que nas palavras do próprio movimento tem a proposta de “chamar continue lendo…

Leia mais

Maio Amarelo 2022: nove anos do movimento que salva vidas – Baixe os conteúdos da campanha

A edição de 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras   Estamos muito alegres. Depois de dois anos – 2020 e 2021 – em que as ações do Movimento continue lendo…

Leia mais

Florianópolis e o desafio de tirar carros das ruas

Entrevista com Laís Ribeiro. A capital tem uma população estimada em 516 mil habitantes (IBGE, 2021), mas convive com os fluxos de mais de 1,2 milhão de pessoas que habitam sua região metropolitana, além das continue lendo…

Leia mais

O vendedor mentiu: scooter elétrica precisa de placa e CNH

As scooter elétrica estão invadindo as ruas e cidades do Brasil, em todas as regiões. São veículos leves, econômicos, que dispensam gasolina e que, erroneamente, muitas pessoas acreditam dispensar a necessidade de CNH ou itens continue lendo…

Leia mais

As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?

Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…

Leia mais

Por que cobrar pelo uso dos carros é solução justa e inteligente para a mobilidade sustentável

Por Luis Antonio Lindau, Cristina Albuquerque, Guillermo Petzhold e Fernando Corrêa. Usar o carro é uma escolha individual que gera muitos prejuízos coletivos (foto: Nelson Antoine/Shutterstock) Por décadas, carros têm sido associados a uma promessa continue lendo…

Leia mais

“Usar carro particular precisa ser penoso”

Entrevista com Victor Andrade. O que a pandemia trouxe de transformações na mobilidade urbana? Quais delas vieram para ficar e quais se enfraqueceram? E o que será fortalecido em 2022? Para entender um pouco mais continue lendo…

Leia mais

A indispensável invenção da desmobilidade

Por Ricardo Abramovay. As montadoras ficaram indignadas com a decisão do governo francês de tratar a publicidade de automóveis de forma semelhante à de cigarros. A partir de março de 2022, os anunciantes terão que lembrar ao continue lendo…

Leia mais

França obrigará montadoras a recomendar uso de bicicleta em comerciais

O governo francês pretende em breve forçar montadoras a usar mensagens obrigatórias em comerciais que encorajem o uso de transportes alternativos mais ecológicos. A informação é da CTV News, que diz que a legislação entrará continue lendo…

Leia mais
1 2 3 12