Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais). Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade são ocasiões importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção o ObservaBici reúne os principais eventos, notícias e informações sobre estas datas.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2021
Eventos e repercussão

O Observatório da Bicicleta acompanha, registra e divulga eventos, notícias e outras iniciativas sobre estas datas que. Clique aqui para conhecer a repercussão das datas anteriores.

Eventos
  1. Semana Nacional do Trânsito – Brasil – Online e presencial – 18-27/09 – Organizado pelo Ministério da Infraestrutura
  2. Desafio Intermodal 2021 – Brasil – 20-24/09 – Organizado pela UFPR
  3. Desafio Intermodal Brasília 2021 – Brasília/DF – 20/09, 07h00 – Organizado pela Rodas da Paz
  4. Semana Nacional da Mobilidade Urbana – Online – 20-24/09 – Organizado pelo IABS
  5. Seminário Bici Contagem – Contagem /MG – 20-27/09, 19h00 – Organizado pela Move Cultura
  6. Somos 85% – Recife/PE – 21/09, 06h40 – Organizado pela Ameciclo
  7. Ação de Sensibilização Dia Mundial Sem Carro – De Bike Ao Trabalho – São Luís/MA – 22/09, 07h30 – Organizado pelo Bike Anjo São Luís e Pedal das Minas
  8. Passeio Ciclístico com a Educação – Niterói/RJ – 22/09, 08h00 – Organizado pelo Niterói de Bicicleta e Fundação Municipal de Educação
  9. Mesa Redonda Mobilidade Inteligente – Online – 22/09, 10h00 – Organizado pela Embaixada da Suécia
  10. Webinar Programa Nacional de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT – Online – 22/09, 15h30 – Organizado pelo DNIT
  11. Marcha das 2021 Bicicletas – Curitiba/PR – 22/09, 18h30 – Organizado pela Bicicletada Curitiba
  12. Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro – Campinas/SP – 22/09, 20h00 – Organizado pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas
  13. Lançamento do e-book “Bicicleta: ferramenta de transformação – mulheres, liberdade, movimento – Online – 22/09, 20h00 – Organizado pelas Bike Anjas
  14. Pedalada em defesa das ciclovias no bairro da Freguesia e adjacências – Rio de Janeiro/RJ – 22/09, 20h00 – Organizado pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia
  15. Exibição do documentário “No rastro das cargueiras” – Brasília/DF – 23/09, 19h00 – Organizado pela Rodas da Paz
  16. Passeio ciclístico de encerramento da Semana da Mobilidade – Niterói/RJ – 26/09, 08h00 – Organizado pelo Niterói de Bicicleta

Notícias
  1. Semana Nacional de Trânsito foca a programação nos ciclistas e pedestres
  2. O que é o dia mundial sem carro para quem não tem carro?
  3. Servidores e servidoras se mobilizam para o Dia Mundial sem Carro em São Luis
  4. Vereadores de João Pessoa aderem a Dia Mundial sem Carro e vão à CMJP de bicicleta
  5. Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável
  6. Dia Mundial Sem Carro: por que ainda precisamos falar sobre isso?
  7. Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista
  8. Ver notícias secundárias aqui

O Dia Mundial Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla. Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, onde a data é lembrada desdde 2001, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais.

Para saber mais:

A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997). Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito e, em 2021, estabeleceu como tema “No trânsito sua responsabilidade salva vidas” (Portaria 806/2020).

Saiba mais:

Leis municipais e estaduais para Dia Sem Carro

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Leis municipais e estaduais para Semana da Mobilidade

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Publicações no Acervo (seleção)


Notícias e eventos dos anos anteriores

Acesse a página Índice 2020 do ‘Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade’ para conhecer os eventos ocorridos e as notícias nacionais e internacionais publicadas em 2020.

Notícias relacionadas

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais

Nem velozes, nem furiosos: por que os limites de velocidade nas cidades precisam diminuir

A cada dia, mais de 3.500 pessoas morrem nas ruas e rodovias do mundo. São índices assustadores, mas que refletem uma realidade dura: a falta de discussão sobre limites de velocidade menores. Após a Revolução continue lendo…

Leia mais

Como é passar uma semana usando bicicleta como meio de transporte em São Paulo

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro e, aproveitando a Semana da Mobilidade, encarei o desafio de deixar o carro de lado e testar a bicicleta (e minhas próprias pernas) como continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que 46% dos brasileiros desconhecem o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: como seria uma cidade que não prioriza o automóvel?

Os carros ainda são um dos principais meios de locomoção e seguem como um dos vilões da crise climática, pois a grande maioria deles consome combustíveis fósseis e geram poluentes, principalmente o gás carbônico – continue lendo…

Leia mais

Raquel Rolnik: “O modelo carrocêntrico da cidade está nos matando”

Na entrevista, várias questões foram abordadas em torno da ocupação massiva da cidade por carros; da recente ascensão do uso das bicicletas e o impacto disso nas cidades. “O espaço público também pode ser dos continue lendo…

Leia mais

Os impostos sobre automóveis cobrem seus custos sociais?

Por Cristiano Scarpelli.  “A gente paga tanto imposto e as ruas estão sempre esburacadas”. “Cadê o dinheiro do IPVA que não melhora as vias?”. “Se já pago impostos, qual o sentido de ter que pagar para continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável

O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que continue lendo…

Leia mais

Automóvel, alienação e distopia

Por Roberto Andrés. No Dia Mundial sem Carro, reflexão sobre a mercadoria-síntese do capitalismo. Como tornou-se bem obrigatório. Por que entrega o contrário do que promete. Que leva bilhões a recalcar os males que produz, continue lendo…

Leia mais

Aplicativo recompensa usuários de transportes mais sustentáveis com saldo para usar no comércio

Itajaí dá um novo passo em direção ao futuro com olhar voltado para uma cidade mais sustentável e inteligente. A partir desta quarta-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, entra em operação o aplicativo MovItajaí, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 10