Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2020

Medidas para estimular e viabilizar o uso dos modos sustentáveis e democráticos de mobilidade (ciclismo, caminhada, transporte público) são insuficientes sem as medidas para desestimular e restringir os modos de mobilidade insustentáveis e segregacionistas (veículos motorizados individuais).

Por isso o Dia Sem Carro (22 de setembro) e a Semana da Mobilidade que lhe envolve são datas importantes para chamar a atenção da sociedade para a democratização do espaço público e para a sustentabilidade ambiental.

Nesta seção especial o ObservaBici reúne os principais fatos e informações sobre o evento de 2020.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Eventos da sociedade civil em 2020


Eventos das municipalidades em 2020

  • Não se conhece até o momento

Programação internacional


Publicações no Acervo


Leis municipais de Dia Sem Carro


Leis estaduais de Dia Sem Carro


O Dia Mundial Sem Carro

A primeira campanha do Dia sem Carro é creditada à França, em 1997 – apesar da Wikipedia (em inglês) apresentar uma cronologia mais antiga e uma geografia mais ampla.

Entretanto, desde então a campanha tem sido realizada em todas as partes do mundo tanto por iniciativas públicas quanto da sociedade civil.

No Brasil, tornou-se comum a realização de debates, campanhas educativas e, principalmente por instituições cicloativistas, intervenções do tipo Vaga Viva (que podem ser consideradas inspiradoras das instalações do tipo parklets) e os Desafios Intermodais, as quais não deverão ocorrer em 2020 devido a pandemia da Covid-19.

Para saber mais:


A Semana da Mobilidade

A Semana da Mobilidade, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, é uma denominação alternativa e mais abrangente da Semana Nacional do Trânsito, que foi instituída pelo Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) .

Desde então, a Semana tem sido comemorada com eventos, geralmente educativos, tanto pela sociedade civil quanto pelo poder público.

O Denatran, que anualmente define a programação da Semana Nacional do Trânsito, neste ano estabeleceu como tema “Perceba o risco, proteja a vida” (Portaria 194/2020). O tema é o mesmo da campanha Maio Amarelo, coordenada pelo Denatran e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. Em 2020, as ações tanto da Semana quanto do Maio ocorrem apenas virtualmente, devido a pandemia da Covid-19.

Saiba mais:


Notícias no ObservaBici


Programação de mídias e canais de notícias

  • Mídias digitais: acompanhe as produções e programação nas mídias digitais de ciclomobilidade
  • Canais de notícia: acompanhe a cobertura e as produções nos canais de notícia de mobilidade sustentável