|

O que é o dia mundial sem carro para quem não tem carro?

Por Luisa Peixoto. A utilização massiva do carro gera muitas externalidades negativas para as cidades. Desincentivar a posse do automóvel, portanto, é uma política essencial para a promoção de uma mobilidade mais eficiente, acessível e sustentável. O Dia Mundial Sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, estimula as pessoas a deixarem seus carros em casa com a intenção de promover uma mudança de atitude na sociedade e nas pessoas responsáveis por planejarem as cidades. A data é extremamente importante para a realidade brasileira, onde as políticas públicas urbanas ainda priorizam a utilização do automóvel particular.

Segundo dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), em São Paulo os carros e automóveis individuais são responsáveis por apenas 30% das viagens urbanas, mas são responsáveis por 72,6% das emissões de gases do efeito estufa do setor de transporte. Porém, os males de uma cidade pensada para os carros vão muito além das mudanças climáticas. Podemos sentir os efeitos do automóvel na forma como as cidades são estruturadas para eles: enquanto os carros ocupam 88% dos espaços das vias, os ônibus – que transportam cerca de 35% das pessoas (Pesquisa Viver SP 2020 -Rede Nossa São Paulo) – tem apenas 3% das vias destinadas para este modal.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *