Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, continue lendo…

Leia mais

“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”

Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…

Leia mais

Campo Grande: “Grupo da Capital faz abaixo-assinado por ciclovias temporárias durante pandemia”

“Ciclistas de Campo Grande tentam junto à prefeitura da Capital a ampliação de ciclovias pela cidade. A ideia, de acordo com projeto lançado pelo grupo, é aumentar as possibilidades durante o período de pandemia e continue lendo…

Leia mais

“Pressão pela mobilidade urbana sustentável nas eleições”

“Pressionar candidatos a prefeito e a vereador para que conheçam e incluam projetos focados na mobilidade urbana sustentável. E saber fazer essa pressão da forma mais inteligente possível. Essa é a estratégia da campanha Mobilidade continue lendo…

Leia mais

Iniciativas brasileiras de mobilidade e inclusão estão na final do Prêmio Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen divulgou as organizações finalistas do primeiro Prêmio Fundação Volkswagen, realizado em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation. Ao todo, a premiação recebeu 406 inscrições de todos os Estados brasileiros e Distrito continue lendo…

Leia mais

Mestre em educação, venezuelano recomeça vida em São Paulo

Há um mês e meio em São Paulo, o venezuelano Gustavo Moncada Guédez esboça em um pedaço de papel o mapa de seu país para explicar a extração de recursos minerais destinados, segundo ele, à China. O continue lendo…

Leia mais

“Coletivo Pedal das Minas realiza campanha ‘Bicicleta Para Futuros Possíveis’ em São Luís”

“Com intuito de entender a dinâmica e demandas das pessoas que utilizam a bicicleta, como meio de transporte em São Luís, o coletivo Pedal das Minas realizou uma consulta pública nomeada Bicicleta Para Futuros Possíveis.  continue lendo…

Leia mais

“Ciclismo: a ascensão do esporte que virou estilo de vida mesmo na pandemia”

” “Quando iniciei no ciclismo eu estava com 110 kg, levava uma vida sedentária, fumava e tinha problemas de hipertensão. Depois da bike, comecei a reduzir peso, melhorar minha qualidade de vida e fui ganhando gosto. continue lendo…

Leia mais

“Micromobilidade: Opção sustentável, prática e acessível”

“Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, nas cidades mais populosas do mundo, a maioria das viagens já é feita a pé, de bicicleta e de transporte público. Muitas cidades da Índia, por continue lendo…

Leia mais

“Os desafios dos ciclistas em um trânsito feito para carros”

“Um grupo de cicloativistas saiu hoje pelas ruas do Recife para fazer uma parada simbólica nos principais órgãos públicos da capital pernambucana para lembrar o Dia do Ciclista. A data, 19 de agosto, é uma continue lendo…

Leia mais
1 24 25 26 27 28 34