Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

“Ciclonoroeste comemora aumento por procura de bicicleta”

“A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas registrou aumento de 118% nas vendas desse item no Brasil. O registro é do período de 15 de junho a 15 de julho. Os dados foram obtidos a continue lendo…

Leia mais

“Ciclistas de Mogi das Cruzes esperam por melhorias em ciclovias e pedem mais respeito por parte de motoristas”

“A pandemia do novo coronavírus chamou a atenção de muitas pessoas para a questão da mobilidade dentro das cidades. Para evitar ônibus ou trens, por exemplo, algumas têm usado mais a bicicleta como forma de continue lendo…

Leia mais

“Em webinar da União de Ciclistas do Brasil, CNM alerta sobre apoio federal e uso correto de recursos”

“Representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do primeiro webinar da campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, cujo objetivo é discutir, entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o uso da bicicleta durante e após a continue lendo…

Leia mais

“Grande Vitória precisa de medidas mais ousadas para ciclovias”

“O avanço da ciclomobilidade no mundo novas ideias vem orquestrando novos conceitos, como a preocupação da ampliação da malha cicloviária. Na realidade da Grande Vitória, precisamos de medidas mais ousadas no planejamento de mobilidade urbana. continue lendo…

Leia mais

“Aprovado na Câmara, projeto que estabelece implantação de ciclovias nas avenidas de São Luís só precisa ser sancionado”

“Inúmeras e antigas são as reclamações relacionadas à ausência de ciclovias em São Luís. As queixas são feitas, tanto por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte diário, quanto por quem a utiliza continue lendo…

Leia mais

“Associação de ciclistas locais repudia evento que gerou aglomeração em Aquidauana”

“A AAAC (Associação Anastaciana e Aquidauanense de Ciclismo) emitiu uma nota de repúdio ao evento que gerou aglomeração de pessoas em Aquidauana e região, realizado no último sábado (25). Um grupo de quase 50 ciclistas de continue lendo…

Leia mais

Lei dará isenção fiscal em troca de investimentos e eventos culturais à periferia de SP

Impulsionado pela gestão Bruno Covas (PSDB) no início de 2019 no vácuo deixado pelas mudanças que o governo federal fez na lei Rouanet, o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) terá nova fórmula continue lendo…

Leia mais

Projeto recupera bicicletas abandonadas e faz com que elas sejam doadas para pessoas carentes

Reportagem televisiva sobre ação do Aromeiazero para incentivar pessoas a doar bicicletas para o curso Viver de Bike.

Leia mais

Bicicleta faz refugiados se sentirem em casa

Vídeo do Bike é Legal. O Instituto Aromeiazero, em uma parceria com a tembici e a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), ofereceu um curso sobre mecânica e negócios de bicicleta, o Novos Caminhos, para continue lendo…

Leia mais

Mobilidade para reduzir desigualdades sociais

Uma viagem pelas artes e pela inovação social. Histórias emocionantes e os bastidores da série. No podcast GloboNews Em Movimento, a repórter Renata Ribeiro conversa com jornalistas e convidados da terceira temporada do programa da continue lendo…

Leia mais
1 26 27 28 29 30 34