Automovelcracia | Clima | Coronavírus | Pesquisa
Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19
Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte coletivo do Brasil.
O levantamento identificou uma intenção generalizada das pessoas de utilizar mais o automóvel após a pandemia do que antes, apesar dos esforços em muitos países para se criar mais espaço nas cidades para meios de transporte seguros e sustentáveis. Este, evidente, não é o caso do Brasil, onde a infraestrutura voltada ao transporte coletivo continua rara exceção em poucas cidades.
A pesquisa foi aplicada pelo YouGov-Cambridge Globalism Project, em conjunto com o jornal inglês The Guardian.
Como ressalta matéria do jornal publicada nesta terça-feira, 10 de novembro de 2020, a pesquisa traz uma evidente desconexão entre crenças e ações, “uma vez que a esmagadora maioria dos entrevistados (mais de três para um) concordou que a humanidade é principal ou parcialmente culpada pela emergência climática”.
“Isso aumenta o temor de que, sem uma forte intervenção política, essas ações possam minar os esforços para cumprir as metas estabelecidas no acordo de Paris e as esperanças de uma recuperação verde da crise do coronavírus”, alerta The Guardian.
[…]
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: ANTP
- Data de publicação original: 10/11/2020
- Endereço: Clique para acessar