8M – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi criado oficialmente em 1975 pela Organização das Nações Unidas após um histórico de décadas de celebração espontânea em diversos países. Atualmente a data é reconhecida por mais de 100 países.
A data, que simboliza luta pela igualdade de direitos de gênero na sociedade, é plena de sentido para as reflexões, debates e ações que envolvem o ciclismo e a bicicleta, dado que tanto este veículo é reconhecido como instrumento de emancipação feminina, quanto tal emancipação contribuiu largamente para sua difusão social.
O Observatório da Bicicleta, enquanto centro de referência em ciclomobilidade em todas as manifestações da cultura, monitora, registra e divulga um considerável volume de produções que estão na interface entre a ciclomobilidade e a questão das mulheres.
A seguir, referenciamos as principais categorias de conteúdo a este respeito, além de informações complementares, relativas ao 8M de 2023.
Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.
Conteúdo do ObservaBici
Busca por conteúdo
O conteúdo acerca de mulher, mulheres e 8M pode ser encontrado em praticamente todos os locais do ObservaBici, um vez que os temas são inter-relacionados: Seções Temáticas, Notícias, Agenda e Acervo.
O conteúdo pode ser encontrado tanto se dirigindo às seções do ObservaBici, quanto usando os mecanismos de Pesquisa Rápida (que varre o título e o texto) e Avançada (que permite filtrar por tags/palavras chave, local, tipo e outras categorias).
A seguir, veja o resultado para várias formas de pesquisa com retorno para Seções, Acervo, Notícias e Agenda:
- Pesquisa Rápida com o termo “mulher“
- Pesquisa Rápida com o termo “mulheres“
- Pesquisa Avançada com a tag “dia das mulheres“
- Pesquisa Avançada com a tag “feminismo“
- Pesquisa Avançada com a tag “gênero“
- Pesquisa Avançada com as tags “mulher” e/ou “mulheres“
Organizações cicloativistas de mulheres
Mulheres na UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Segundo o Estatuto da UCB:
- Dentre seus princípios, consta (Art. 2º): “3 – Equidade de gênero”
- A Diretoria (Art. 51) e o Conselho Fiscal (Art. 45) devem ser compostos por “pelo menos uma mulher”
- O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
- O Conselho Deliberativo (Art. 35) deve buscar, “sempre que possível a paridade de gênero e étnico-racial”
- O atual mandato da Diretoria da UCB é composto unicamente por mulheres
- A UCB possui um GT Gênero (Grupo de Trabalho em Gênero)
Informações complementares
- Tema do Dia Internacional da Mulher da ONU em 2023: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”
- Perfil oficial do Ministério das Mulheres no Twitter
- Dia Internacional da Mulher 2025 – para TODAS as mulheres e meninas: direitos, igualdade e empoderamento: manifestação da ONU
Notícias relacionadas

Bicicleta é coisa de mulher sim!
No vídeo de hoje, Renata Falzoni comenta a relação das mulheres com a bike ao longo da história e os problemas enfrentados por elas ao decidir pedalar. Além disso, a bikerrepórter também entra no tema continue lendo…

Três mulheres que mudaram a história do ciclismo urbano
No século XIX, as mulheres começaram a usar a bicicleta como meio de transporte de modo muito mais intenso, e com isso passaram a superar os preconceitos impostos pelos outros quanto ao seu uso. Assim nasceu uma continue lendo…

‘Bikeata’ é feita em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Aquidauana
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, será realizada no dia 8 de março a ‘Bikeata’, com realização da Coordenadoria da Mulher de Aquidauana e Pedal das Parças. O trajeto começa com concentração na Praça continue lendo…

Inspire-se com Kittie Knox no dia internacional da mulher
A história do ciclismo é feita de homens e mulheres. Pessoas que amavam a bicicleta e que queriam lutar por sua liberdade de escolha. E é claro que para as mulheres tudo ficava mais difícil. continue lendo…

A bicicleta e a luta das mulheres por liberdade
A resiliência das mulheres quanto à busca por seus direitos é bastante notável desde o século XIX. O direito de liberdade quanto ao trabalho, quanto à assinatura de contratos e o direito ao voto são continue lendo…

A evolução das bicicletas para mulheres
A bicicleta, desde o seu surgimento, sempre esteve associada à emancipação das mulheres. Pedalando, elas se livraram da obrigação dos grandes vestidos, ganharam a liberdade e seguiram em frente. Infelizmente, a paridade de gênero no continue lendo…

Como a bicicleta empoderou as mulheres e os mais pobres e revolucionou o setor industrial
Por Tim Harford. Em um dia de outono de 1865, dois homens chegavam a uma taverna em Connecticut, nos Estados Unidos, para acalmar os nervos com uma bebida. Eles conduziam uma carroça em uma colina continue lendo…

Tema do 8M da ONU 2023: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”
O tema do Dia Internacional das Mulheres em 8 de março de 2023 será “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão continue lendo…

A Mulher e a Bicicleta
Por Marina Cerqueira No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, dia esse, importante, que nos recorda as conquistas e lutas das mulheres ao longo da história em prol dos seus direitos continue lendo…

“Como não ser um babaca no trânsito”
Para lembrar o mês e o dia internacional da mulher e discutir o direito à mobilidade, a Prefeitura do Recife publicou o “Pequeno Manual Prático de Como Não ser um Babaca no Trânsito” . A continue lendo…