UCB – União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.
A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.
A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.
A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.
Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.
Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici
O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE UCB
INSIRA UCB
Notícias relacionadas
Dia Nacional do/a Ciclista 2024: eventos e notícias
O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…
Brasília sedia Bicicultura e Fórum Mundial da Bicicleta: mobilidade sustentável em foco
Entre os dias 4 e 8 de setembro de 2024, Brasília será palco de um dos eventos mais aguardados por ciclistas e entusiastas da mobilidade sustentável. A Capital Federal sediará, simultaneamente, o 11º Bicicultura e continue lendo…
Dia Mundial da Bicicleta 2024: compilação de eventos, notícias e repercussão
Eventos de 2024 Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Bicicleta 2023 serão listados a seguir: A Bici Como Ela É: 03/06/2024 – 21h00 – Online [aguardando eventos] Insira seu evento do ‘Dia continue lendo…
Agora é Lei: “acidente de trânsito” passa a ser chamado de “sinistro de trânsito”
Com o objetivo de realinhar a linguagem empregada na legislação brasileira de trânsito e enfatizar a responsabilidade inerente em ocorrências de trânsito, a nova Lei 14.599/23 foi promulgada. Essa lei, que marca a 44ª alteração continue lendo…
Em evento de ciclomobilidade, Ministério apresenta ações do governo federal
O Ministério das Cidades participou, de 15 a 19 de novembro, da 10ª edição do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, maior evento nacional do setor. Representantes da pasta apresentaram painéis continue lendo…
12º Bicicultura, em 2025, será realizado em Niterói/RJ
Na Plenária Final do Bicicultura 2025 (18/11/2023) foi eleita a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, para sediar o Bicicultura 2025. A 12ª edição do evento será organizado pelas organizações ACERJ – Associação de Ciclistas do continue lendo…
Mobilidade: Ministério lança documento para estimular uso da bicicleta
O número cada vez maior de carros nas ruas deixa as cidades congestionadas, as pessoas irritadas e o ar mais poluído. Nesta sexta-feira, Dia Mundial sem Carro, vale a reflexão sobre trocar o automóvel por continue lendo…
Mobilidade por bicicleta é debatida na Confederação Nacional de Municípios
Agenda prevê que a bicicleta represente 25% dos meios de mobilidade. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta sexta-feira (22), ativistas pelo uso de bicicletas chegaram sob duas rodas à sede da Confederação Nacional de continue lendo…
Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas
“A mitigação do risco e redução da gravidade dos sinistros está diretamente relacionada à velocidade praticada. O desafio de se promover a readequação das velocidades nos meios urbanos passa não somente pela regulamentação e esforço continue lendo…
Como reduzir limite de velocidade pode diminuir mortes no trânsito
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), prometeu diminuir o limite de velocidade para os carros em avenidas na orla das praias da cidade — 70 km/hora é o máximo permitido hoje.O anúncio continue lendo…