Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Projeto da UFMG Mountain Bike Futuro está com inscrições abertas

O projeto de extensão Mountain Bike Futuro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, destinado à formação de ciclistas, está com inscrições abertas em diversos horários. A atividade de extensão é voltada ao continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte”

Descrição da pesquisa Esta pesquisa está ligada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da UFMG e tem como objetivo o desenvolvimento de um índice de ciclabilidade com indicadores selecionados a partir da continue lendo…

Leia mais

Você sabe o que é cicloativismo?

A bicicleta é econômica e está sendo muito usada para quem quer poupar gastos com combustível com preço tão elevado. A acessibilidade e o baixo custo são algumas das principais características, que fazem com que continue lendo…

Leia mais

Infraestrutura para o uso de bicicletas beneficia a economia local

Investir em estruturas voltadas para pedestres e ciclistas é solução para promover crescimento econômico nas cidades. Essa é a conclusão de um estudo que mapeou os ganhos de se construir ciclovias e espaços públicos de continue lendo…

Leia mais

Estudo demonstra que ciclofaixas da região central de Brusque não são seguras

m diagnóstico da área central de Brusque, os acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, orientados pelos professores Karol Diego Carminatti e Alexssandra Fidelis, analisaram a situação das ciclofaixas do continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra que 77% das calçadas do Centro de Brusque não são acessíveis

Diagnóstico técnico do Centro de Brusque, realizado pelos acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, mostra que 77% das calçadas da área central da cidade não são acessíveis. O estudo, continue lendo…

Leia mais

Serviço de mecânica ganha importância e cresce 30% nas lojas de bicicletas

O comércio varejista de bicicletas viveu um bom momento no último ano. Números atualizados do setor apontam um crescimento de 34% na venda de bicicletas no primeiro semestre de 2021. A grande mudança veio mesmo continue lendo…

Leia mais

Pesquisa de mestrado da UEL revela oito pontos de sinistros com ciclistas em Londrina

Embora Londrina apresente um número de 9.000 viagens de bicicleta todos os dias, isto representa somente 1,1% do total de viagens realizadas na cidade por algum veículo – metade da média nacional de cidades do mesmo porte, continue lendo…

Leia mais

Vem aí o Estudo Mobilize 2021/2022

O transporte público avançou? As tarifas estão adequadas? Como está a evolução dos veículos de transporte coletivo para motorizações elétricas ou com baixas emissões? Há mais infraestrutura cicloviária para permitir o uso seguro de bicicletas continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que 46% dos brasileiros desconhecem o Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), teve início em 1997 na França, com a proposta de repensar a mobilidade urbana focada no uso do automóvel. No Brasil, apesar da data já estar continue lendo…

Leia mais
1 2 3 10