Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.
O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.
REPOSITÓRIOS AMPLOS
- Conteúdo: o Deposita – Repositório Comum do Brasil reúne a produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de instituições que não possuem repositórios próprios.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
- Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
- Mantenedor: LA Referencia
- Acesso: clique aqui
TESES E DISSERTAÇÕES
- Conteúdo: a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do integra os sistemas de informação de teses de doutorado e dissertações de mestrado existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
Catálogo de Teses e Dissertações
- Conteúdo: o Catálogo de Teses e Dissertações reúne resumos, informações bibliográficas e textos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de todo o país.
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
PERIÓDICOS E LIVROS
- Conteúdo: o portal Periódicos é uma biblioteca virtual de produção científica e acadêmica (artigos, periódicos, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual etc.).
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
BUSCADORES ESPECIALIZADOS
- Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
- Mantenedor: Google
- Acesso: clique aqui
Notícias relacionadas

Ciclovias: menos de 2% da população brasileira reside em ruas com infraestrutura para bicicleta
Apesar da crise climática mundial e dos discursos políticos sustentáveis, o Brasil continua ignorando a força da mobilidade ativa e o brasileiro segue sofrendo para conseguir usar a bicicleta como transporte. Menos de 2% da população continue lendo…

Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa, mostra pesquisa
Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia ou ciclofaixa disponível. Os dados são da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que faz parte do Censo 2022, divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento continue lendo…

IBGE aponta que somente 5 milhões vivem em vias por onde só circulam bicicletas
Em 2022, 158,1 milhões de pessoas viviam em ruas com capacidade máxima de circulação, que permitiam a passagem de ônibus e caminhões, enquanto cinco milhões estavam em vias por onde só circulavam bicicletas. As disparidades na capacidade continue lendo…

Censo: calçadas sem obstáculos e ruas arborizadas e com ciclovias são uma realidade para menos de 20% da população
Mais da metade das cidades brasileiras não tem nenhuma ciclovia disponível e menos de 2% da população urbana mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas. Em números absolutos, pouco mais de 3 milhões continue lendo…

Não há ciclovias em mais da metade das cidades brasileiras, diz IBGE
Não há ciclovias em 3.012 das 5.570 cidades do Brasil. O número representa 54,1% do total do país, ou seja, mais da metade dos municípios brasileiros não possui vias sinalizadas para bicicletas. O dado faz continue lendo…

Goiás está entre os Estados com menor acesso da população a ciclovias, aponta IBGE
Índice coloca Goiás entre os cinco Estados com menor cobertura cicloviária do país, ao lado de Minas Gerais e Alagoas, que também registraram 0,9% Apesar de avanços em áreas como iluminação pública e pavimentação, o Estado de continue lendo…

Infraestrutura para bicicletas nas cidades brasileiras é deficiente, aponta IBGE
A população urbana que mora em ruas com sinalização para transporte de bicicletas não chega a 1,9% do total, indica uma publicação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quinta-feira (17). Em continue lendo…

Só 1,9% dos brasileiros vivem em ruas com área para circulação de bicicletas
Somente 3,3 milhões de brasileiros (1,9% da população) vivem em ruas com sinalização para a circulação de bicicletas — ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Em mais da metade (54%) dos municípios brasileiros não foram registradas nenhuma continue lendo…

65,7% das ciclistas sofreram assédio enquanto pedalavam em São Paulo
Em 2024, 221.240 mulheres foram vítima de violência no Brasil, conforme o Atlas da Violência 2024 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Essa violência se estende para meninas e mulheres, de todas continue lendo…

Projeto da UFRN une uso de bicicleta e sustentabilidade
Em Natal, um projeto surge com a proposta de aprofundar o debate a respeito da ciclomobilidade e contribuir com um futuro mais sustentável e inclusivo para a capital potiguar. A ação tem como objetivo analisar, continue lendo…