Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Quase 400 ciclistas já foram ouvidos no mês de agosto em pesquisa do Perfil do Ciclista Brasileiro

O levantamento do perfil do ciclista de Petrópolis, que faz parte da campanha nacional que pretende traçar o Perfil do Ciclista Brasileiro (2021), ouviu, no mês de agosto, quase 400 ciclistas. Em 18 dias, as continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul”

Descrição da pesquisa A pesquisa é parte da tese de doutorado em ciências ambientais que procura avaliar o potencial do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste do Brasil) para desenvolver o cicloturismo em áreas rurais e continue lendo…

Leia mais

Dados biométricos de ciclistas ajudam a projetar ruas mais seguras

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram uma nova métrica para projetar ruas e avenidas mais seguras. Eles utilizam dados biométricos (aqueles baseados na medição de características físicas e comportamentais) de ciclistas para classificar quais áreas continue lendo…

Leia mais

Pandemia muda rotinas e uso do transporte público na América Latina

Como a pandemia de covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? São algumas das perguntas feitas em levantamento organizado pelo continue lendo…

Leia mais

Pesquisa internacional revela impactos da pandemia nos deslocamentos; participe da segunda etapa

Como a pandemia de Covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? Estas são algumas das perguntas que uma pesquisa aplicada continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Impacto da pandemia nos deslocamentos”

Descrição da pesquisa A pesquisa visa  analisar como está evoluindo o impacto da Covid-19 na mobilidade urbana e nas questões relacionadas ao trabalho remoto. Tais respostas podem embasar futuras ações para adaptar o transporte ao continue lendo…

Leia mais

Associação convoca voluntários de Petrópolis para pesquisa sobre ciclismo e mobilidade

A Associação dos Ciclistas de Petrópolis – Acipe realiza, até o dia 20 de julho, o cadastro de voluntários para a produção da pesquisa nacional Perfil do Ciclista Brasileiro 2021. O documento, que é um continue lendo…

Leia mais

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap 2021

O que é o Desafio Itaú-Cebrap O Desafio Itaú-Cebrap é uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil e apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Panorama do ciclismo de estrada na Região Metropolitana de Florianópolis”

Finalidade da pesquisa Pesquisa para a Dissertação de Mestrado vinculada ao Núcleo de Ecologia Humana e Sociologia da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina.     Descrição da continue lendo…

Leia mais
1 2 3 8