Repositórios e buscadores científicos

Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.


REPOSITÓRIOS AMPLOS

Deposita

RCAAP

  • Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
  • Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

LA Referencia

  • Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
  • Mantenedor: LA Referencia
  • Acesso: clique aqui

TESES E DISSERTAÇÕES

BDTD

Catálogo de Teses e Dissertações


PERIÓDICOS E LIVROS

Periódicos

SiELO

  • Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui

SiELO Livros

  • Conteúdo: a  SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
  • Mantenedor: SciELO
  • Acesso: clique aqui


BUSCADORES ESPECIALIZADOS

Oasisbr

  • Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
  • Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
  • Acesso: clique aqui

Google Acadêmico

  • Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: clique aqui

Notícias relacionadas

Ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023, segundo relatório do app Strava

O ciclismo foi o esporte mais praticado no Brasil em 2023. É o que mostra o “Year of Sports”, relatório produzido pelo Strava, comunidade digital que conta com cerca de 120 milhões de usuários em continue lendo…

Leia mais

ONG lança pesquisa a fim de propor melhorias para integração modal bicicleta e ônibus

Em conjunto com o BRT Sorocaba, o Instituto Aromeiazero lançou o estudo “A Bicicleta e a Intermodalidade: Um estudo para Boas Práticas no BRT Sorocaba”, com ações para melhorar a integração da bicicleta com os continue lendo…

Leia mais

Pesquisa busca mapear perfil dos ciclistas do Paraná

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu está realizando uma pesquisa para mapear o perfil dos ciclistas do Paraná. Para participar, basta responder as questões deste formulário. A pesquisa será realizada em Curitiba, Araucária, Paranaguá e continue lendo…

Leia mais

Pesquisa ouve ciclistas para melhorar trajetos de bike em Boa Vista (RR)

O primeiro Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da capital de Roraima, Boa Vista, está sendo elaborado. Como parte desse processo, entre os dias 27 de maio e 14 de julho, a Prefeitura do município continue lendo…

Leia mais

Circuito de cicloturismo no Oeste de SC é inaugurado com atuação da Udesc

Placas que demarcam o percurso foram colocadas na rota de quase 300 km que passa por 13 municípios catarinenses. Moradores e turistas que visitarem o Extremo Oeste de Santa Catarina já podem se aventurar em continue lendo…

Leia mais

Grupo da UFSC pesquisa o cicloturismo e busca desenvolver a modalidade no Brasil

O Grupo de Pesquisa BikeTour Cicloturismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o emergente tema de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento da ciclomobilidade no Brasil, continue lendo…

Leia mais

Em SP, 37% das viagens feitas em carro e moto são altamente cicláveis

Uma análise detalhada dos fluxos de pessoas na região metropolitana de São Paulo identificou que 37% dos deslocamentos feitos em carro e moto poderiam facilmente ser feitos em bicicleta. Segundo o novo estudo, se a continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cresce nas grandes cidades, aponta estudo

Com a crescente demanda pela diminuição das emissões de carbono, cidades do mundo todo se voltam para a ideia de incentivar novos meios de transporte além do carro. Apesar do interesse por veículos elétricos como alternativa continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário brasileiro apresenta um cenário de desigualdade e ineficiência

O estudo intitulado Priorizar o transporte ativo por bicicletas!, publicado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), núcleo de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, apresenta continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário do Brasil é ineficiente e desigual, aponta estudo

O sistema cicloviário brasileiro revela uma situação marcada pela desigualdade e ineficiência, conforme evidenciado no estudo intitulado “Priorizar o transporte ativo por bicicletas!” realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), vinculado à Faculdade de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 23