Repositórios e buscadores científicos
Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.
O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.
REPOSITÓRIOS AMPLOS
- Conteúdo: o Deposita – Repositório Comum do Brasil reúne a produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de instituições que não possuem repositórios próprios.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
- Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
- Mantenedor: LA Referencia
- Acesso: clique aqui
TESES E DISSERTAÇÕES
- Conteúdo: a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do integra os sistemas de informação de teses de doutorado e dissertações de mestrado existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
Catálogo de Teses e Dissertações
- Conteúdo: o Catálogo de Teses e Dissertações reúne resumos, informações bibliográficas e textos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de todo o país.
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
PERIÓDICOS E LIVROS
- Conteúdo: o portal Periódicos é uma biblioteca virtual de produção científica e acadêmica (artigos, periódicos, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual etc.).
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
BUSCADORES ESPECIALIZADOS
- Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
- Mantenedor: Google
- Acesso: clique aqui
Notícias relacionadas
Projeto de extensão convida usuários de bicicleta a debater acesso à UFT
O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (Gedur) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFT promove nesta terça-feira, dia 22 de novembro, uma roda de conversa sobre a mobilidade de usuários de continue lendo…
Nova pesquisa voltada para o sistema cicloviário inicia em Criciúma
Mais uma pesquisa do Plano de Mobilidade Urbana está disponível para a população criciumense. Desta vez, é voltada para os moradores que utilizam bicicleta e a rede cicloviária da cidade. A pesquisa está disponível em continue lendo…
População poderá votar em pesquisa melhor opção de construção da ciclovia no centro de Lucas do Rio Verde
Para incentivar o uso de um modal alternativo aos veículos no município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, está realizando uma pesquisa com a continue lendo…
Paranaguá realiza pesquisas com ciclistas e usuários do transporte coletivo
A Prefeitura Municipal de Paranaguá começa a ouvir a população em pesquisas aplicadas dentro do transporte coletivo nas linhas em operação e em locais de grande circulação de pessoas. […] As pesquisas também serão aplicadas continue lendo…
Lojistas: respondam a pesquisa anual da Aliança Bike
Desde 2018 a Aliança Bike realiza a Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, buscando mostrar tendências, mudanças e perspectivas para o comércio varejista de bicicletas. Seguindo a tendência desde a pandemia de Covid-19, a continue lendo…
Cabo Verde: Turismo comunitário em bicicleta
“Cycling CV Tourism” é um projeto que usa o ciclismo para ajudar os turistas a conhecerem os bairros periféricos da Cidade da Praia, e ainda promove o turismo sustentável.
Ir de bicicleta ao trabalho melhora até a produtividade
Um estudo publicado no fim de 2021 pela Universidade de Darthmouth, nos Estados Unidos, revelou que colaboradores que vão ao trabalho de bicicleta podem ser mais produtivos. A pesquisa avaliou a rotina de 275 profissionais, continue lendo…
5 alternativas de mobilidade sustentável
Um dos principais desafios das grandes cidades, sem dúvidas, é o trânsito intenso. Para além dos congestionamentos causados pelo excesso de veículos, a poluição gerada por eles afeta diretamente a saúde e a qualidade de continue lendo…
Pesquisa britânica revela que um em cada três motoristas acredita que ciclistas deveriam ser banidos das vias públicas
Uma pesquisa realizada para o Panorama da BBC revelou que 33% dos 12.500 motoristas entrevistados acreditam que ciclistas não deveriam ser permitidos nas vias públicas e que estes deveriam ficar restritos às ciclovias e vias continue lendo…
Qual é o tamanho da economia compartilhada de bicicletas?
Segundo o levantamento, a maioria absoluta (95%) dos sistemas de compartilhamento de bikes no mundo foi lançada a partir de 2007. A ideia se popularizou a partir daquele ano por causa do lançamento do Vélib, continue lendo…