| |

Pedalada inteligente: conheça a bicicleta que promete mais eficiência e segurança

Em um mundo desafiado a reduzir, com urgência, as emissões de gases de efeito estufa, bicicletas são uma opção de transporte limpa e econômica. Porém, à medida que aumenta a adesão a esse modal, ciclistas se tornam vítimas constantes de acidentes de trânsito — no Brasil, sinistros envolvendo esse tipo de veículo aumentaram 30% neste ano, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Além de campanhas educativas para condutores de automóveis, especialistas apontam a necessidade de tornar as bicicletas e a infraestrutura de trânsito mais seguras.

É o que defendem pesquisadores da Universidade de Northern Arizona (NAU), nos Estados Unidos, que estão desenvolvendo uma bicicleta instrumentada, que melhora a eficiência, a segurança e a mobilidade do meio de transporte. Eles esperam que a tecnologia aprimorada convença mais pessoas a adotarem as pedaladas e, assim, ajudar a reduzir as emissões de carbono equivalente na atmosfera.

Brendan Russo, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da NAU, destaca que um relatório da Allied Market Research indicou que o mercado global de carros inteligentes — veículos com uma variedade de tecnologias e soluções de conectividade com sensoriamento geoespacial e remoto — cresceu significativamente nos últimos anos e deve chegar a US$ 225,16 bilhões até 2027. “Os fabricantes ainda não incorporaram essas tecnologias avançadas às bicicletas em um nível suficientemente difundido para torná-las inteligentes acessíveis”, reconhece.

Mas, segundo Russo, a indústria tem em mente que, à medida que o desafio de reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa aumenta, “a necessidade de encorajar mais pessoas a usarem bicicletas em vez de carros está se tornando mais urgente”. Um componente crítico desse imperativo, argumenta, é tornar o ciclismo mais seguro e acessível.

A bicicleta que está sendo desenvolvida por Russo, além dos professores Chun-Hsing Ho e Steven Gherke, será equipada com um registrador de sensor e um dispositivo de vídeo, vinculado a um aplicativo móvel e a um servidor em nuvem. Esse sistema será útil para detectar a qualidade, em tempo real, da condição das infraestruturas para ciclistas, como ciclovias, calçadas e vias de pedestres.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *