Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Justiça converte em preventiva prisão de autuado por atropelar ciclistas
A Justiça converteu em preventiva a prisão de Aziel Pereira de Souza, autuado por, em tese, conduzir veículo sob influência de álcool e não prestar, na ocasião do acidente, socorro às vítimas. A decisão foi continue lendo…
Associação de Medicina do Tráfego culpa ciclistas por aumento das mortes no trânsito
Sem sustentar com dados estas afirmações, a ABRAMET comete o erro gravíssimo de omitir as principais causas dos sinistros e dos óbitos no trânsito, que são as altas velocidades, a imprudência de condutores de veículos continue lendo…
Justiça exclui qualificadoras de motorista que matou ciclistas em Joinville; veja o que muda
Mais de sete meses se passaram desde que o motorista Carlos Batista Bento atropelou e matou duas ciclistas no bairro Jardim Paraíso, em Joinville, Norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu no dia 22 de continue lendo…
Resposta à publicação da Abramet que culpabiliza os próprios ciclistas pelo aumento das mortes no trânsito
No último dia 03 de junho foi celebrado o Dia Mundial da Bicicleta, estabelecido em 2018 pela ONU. Nesta data há um esforço de todos os ciclistas e organizações em celebrar as conquistas e os continue lendo…
Vulnerabilidade dos ciclistas aumentou no trânsito
Por Roberta Soares. Além do crescimento, outro dado chama atenção em relação aos ciclistas. Eles ficaram ainda mais vulneráveis no trânsito com a pandemia de covid-19. Análise da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) continue lendo…
Caso Marina Harkot: Justiça de SP decide levar motorista que bebeu, atropelou e matou ciclista a júri popular por homicídio
A Justiça de São Paulo decidiu levar a júri popular por homicídio o motorista do carro acusado de beber, dirigir em alta velocidade e atropelar e matar a ciclista Marina Harkot . O empresário José Maria da Costa Júnior, de continue lendo…
Nem lá nem cá
Por J. Pedro Corrêa. O autor analisa e comenta a adoção do conceito de “sinistro de trânsito” pela sociedade Desde o começo de 2021 está em vigor uma norma técnica que substituiu a denominação continue lendo…
Número de acidentes com bicicletas em Maceió aumenta 275% em 2021
Cresceu em 275% o número de acidentes envolvendo bicicletas em Maceió, segundo dados divulgados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) e compilados pela Kakau, plataforma digital de seguros liga e desliga. De acordo continue lendo…
A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão
Assim é Brasília – Por David Duarte. A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão. Lentidão da justiça retroalimenta cometimento de crimes no trânsito.
Quantos ciclistas vão ter de morrer no trânsito da Grande Vitória?
A morte de mais um ciclista, ocorrida na noite da última terça-feira, 15, na capital, somada a outros casos de pessoas que perderam a vida sobre duas rodas, despertou o sentimento de revolta em muitos continue lendo…