Monitoramento do Poder Legislativo

O Poder Legislativo (nas esferas federal, representada pelo Congresso Nacional; estadual, representada pelas Assembleias Legislativas; e municipal, representada pelas Câmaras de Vereadores) elabora leis, analisa e aprova as propostas de lei enviadas pelo Poder Executivo, incluindo o orçamento, e fiscaliza os atos do Poder Executivo – é, portanto,  foco imprescindível de monitoramento e incidência por parte da sociedade.


Monitoramentos do legislativo

Acesse os programas de monitoramento e incidência sobre matérias legislativas do Poder Legislativo Federal a respeito da ciclomobilidade que estão sendo desenvolvidos por instituições brasileiras.

Incidência Legislativa da UCB

Monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais executadas pelo GT Políticas Públicas da União de Ciclistas do Brasil

Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares

Executa monitoramento e incidência sobre matérias legislativas federais e em alguns estados e cidades brasileiras visando melhorar as condições de uso da bicicleta e fortalecê-la no mercado

Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Executa monitoramento e intervenção sobre matérias legislativas federais, estaduais e municipais, enfocando principalmente o transporte público coletivo


Dicas e orientações

Como monitorar o Poder Legislativo Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre as matérias legislativas em trâmite no Congresso Nacional, deve-se:

  • Acessar o portal eletrônico do Congresso Nacional para realizar pesquisa
  • Pode-se realizar pesquisa avançada, para refinamento dos resultados
  • Os resultados mostrarão as matérias tramitando tanto no Senado Federal, quanto na Câmara dos Deputados e nas duas casas integradamente
  • Importante: na página de cada matéria acessada, pode-se solicitar “Acompanhar a matéria”: mediante rápido cadastramento, todas as tramitações das matérias selecionadas serão informadas por e-mail
  • Os portais dos poderes legislativos também costumam possuir ouvidorias e as petições aos mesmos também podem se valer da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei 12.527/2011)
Como monitorar o Poder Legislativo Estadual e Federal

Para levantar e acompanhar informações sobre matérias legislativas nas estados e municípios e para incidir sobre as mesmas, pode-se usar meios similares aos relacionados ao monitoramento federal: os portais eletrônicos das Assembleias Legislativas dos estados e das Câmaras de Vereadores dos Municípios, sendo exemplos estaduais:

Manual de Incidência Legislativa

O projeto Incidência Legislativa da UCB publicou o Manual de Incidência: Promovendo a Bicicleta no Poder Legislativo. 

O Manual contém conceitos e esclarecimentos sobre os processos legislativos e orientações sobre como obter os melhores resultados de atuação sobre o poder legislativo.


Conteúdo sobre legislativo e legislação no ObservaBici

Os temas Legislativo e Legislação constam em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLATIVO

INSIRA LEGISLATIVO

Notícias relacionadas

Lei cria área de proteção ao ciclista de competição em João Pessoa

Foi promulgada, nesta sexta-feira (25), uma lei que cria uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) na PB-008, em João Pessoa. Ao todo são 12 km, no somatório ida e volta entre a continue lendo…

Leia mais

Câmara de Santa Cruz aprova criação do Dia do Ciclista

O ciclismo ganha cada vez mais espaço, como meio de transporte, esporte ou mesmo para lazer. Os santa-cruzenses adeptos dessa prática, agora, contam com um dia especial. O vereador Serginho Moraes (PTB) apresentou projeto e continue lendo…

Leia mais

CCJ aprova projeto que estimula a integração de todos os modais de transporte

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3598/19, do Senado, que incentiva a prática do ciclismo e promove a integração de modais no transporte continue lendo…

Leia mais

UCB participa do lançamento Frente Parlamentar do Ciclista

Nesta quarta-feira (16/08) foi lançada a Frente Parlamentar do Ciclista no Hall de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. A Frente é coordenada pelo Dep. Juninho do Pneu (UNIÃO/RJ), que firmou compromisso em debater projetos voltados continue lendo…

Leia mais

Ciclistas e pedestres no trânsito; romance policial brasiliense; Frente Parlamentar pelo Hip Hop

Ouça os episódios Bloco 1 – Feijoada Completa debate os principais desafios enfrentados por ciclistas e pedestres. A Câmara realizou audiência pública para discutir a mobilidade ativa, que é aquela realizada por ciclistas, pedestres, skatistas continue lendo…

Leia mais

Especialistas defendem diminuição de velocidade das vias para garantir segurança de pedestres e ciclistas

Representantes do governo e de entidades ligadas à mobilidade ativa concordam que a principal forma de fazer com que as cidades sejam menos hostis a pedestres e ciclistas é a diminuição da velocidade das vias continue lendo…

Leia mais

Comissão debate mobilidade urbana sob o olhar do ciclista e do pedestre

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara do Deputados discute, nesta terça-feira (15), a mobilidade urbana sob o olhar do ciclista e do pedestre. O debate foi solicitado pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP). O continue lendo…

Leia mais

Niterói sai na frente e é pioneira na proibição de ciclomotores em ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas

Niterói é pioneira no estado na proibição de circulação de ciclomotores em ciclovias, ciclofaixas  e calçadas compartilhadas do município. O prefeito da cidade, Axel Grael, assinou nesta terça-feira (8) a regulamentação que será publicada amanhã continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem apoio aos vereadores para lutar por ciclovia entre Araranguá e Arroio

Durante a sessão de segunda, 07, o empresário e ciclista, Luis Henrique Manica Cardoso, representou um grupo de praticantes do esporte no plenário da Câmara de Vereadores de Araranguá para solicitar apoio na campanha em continue lendo…

Leia mais

Turbinar bicicleta elétrica? Usuários burlam regras e criam riscos ao aumentar velocidade de veículos

O comportamento de contravenção de alguns usuários faz crescer a polêmica sobre a circulação de bicicletas elétricas e ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas do Rio. Nas ruas da cidade, ouve-se que alguns ciclistas sem continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 28