Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado
A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.
O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.
Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.
Dado do SIPS Ipea
Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%
- Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
- O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?
Por Cristiano Scarpelli O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo de continue lendo…

Uso de bicicleta em Lisboa cresceu 500% em dez anos, sobretudo onde se fizeram ciclovias
Censos mostram que o crescimento e densificação da rede ciclável levaram a crescimento de 539% na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte em Lisboa. Nas freguesias onde a rede ciclável é mais densa, o continue lendo…

Pedalar é preciso! Número de bicicletas em Niterói triplica desde 2015
Trânsito caótico, alta no preço dos combustíveis, preservação do meio-ambiente. Seja como alternativa para evitar a aglomeração do transporte público ou como atividade física, o ciclismo tem conquistado espaço em Niterói. Dados da Coordenadoria Niterói continue lendo…

2ª Pesquisa de Avaliação confirma bom desempenho do Observatório da Bicicleta – Edição 2022
Com o objetivo de averiguar os avanços e corrigir rumos do ObservaBici, foi realizada entre maio e julho de 2022 a 2ª Pesquisa Avaliação por Usuárias e Colaboradoras*. Assim como a 1ª Pesquisa, realizada em continue lendo…

Strava Metro ajuda a identificar tráfego de bicicletas na cidade de São Paulo
De olho no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, dados do Strava Metro foram utilizados em um novo estudo sobre o tráfego de bicicletas na maior cidade do País. A pesquisa Monitoramento continue lendo…

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso
O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Ciclismo cresce e se consolida durante a pandemia em Belém
A prática do ciclismo cresceu em todo o país durante a pandemia de Covid-19. Em Rondon do Pará, por exemplo, de acordo com o Mauro Teixeira, ciclista e atual Presidente do grupo Pedala Rondon, o continue lendo…

Prefeitura de São Paulo faz parceria para contar ciclistas na cidade
A Prefeitura de São Paulo, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para mensurar a circulação de ciclistas pela capital paulista. O levantamento vai servir para continue lendo…

Censo do IBGE vai às ruas e traz pergunta sobre modos de transporte no deslocamento ao trabalho
Após dois anos de adiamentos por conta da pandemia e de cortes orçamentários, o Censo finalmente começa a realizar as entrevistas pelo país. A novidade é que, pela primeira vez, o questionário amostral incluiu uma continue lendo…

A utilização da bicicleta em Lisboa. “Estamos melhores, mas ainda estamos bastante atrasados”
Lisboa está muito melhor, progrediu imenso nos últimos cinco, dez anos. Houve grandes avanços na utilização da bicicleta e nos cuidados com quem usa este meio de transporte. O problema é que outras cidades também continue lendo…