Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado

A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.

O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.

Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.

Dado do SIPS Ipea

Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%

  • Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
  • O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

App Strava libera acesso a dados detalhados sobre como ciclistas pedalam nas ruas

O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23). No Strava, atletas e esportistas podem continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial Sem Carro, Caloi cria “Calculadora da Mobilidade”

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, no “Dia Mundial Sem Carro”, comemorado em 22 de setembro, a Caloi em parceria com a Oxigen criou a “calculadora da mobilidade”, continue lendo…

Leia mais

Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga

Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…

Leia mais

“Como adiamento do Censo pode afetar projetos e melhorias na mobilidade”

Por Kelly Fernandes “A ausência de dados e estatísticas limita a capacidade do poder público de responder às demandas da população por mais e melhor infraestrutura de mobilidade. E, em caso de falta de compromisso continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta recebe ótima avaliação na 1ª Pesquisa – Edição 2020

A 1ª Pesquisa de Avaliação do Observatório da Bicicleta por Usuárias e Colaboradoras* foi realizada em julho de 2020, quando completou seis meses de atividade, e trouxe um resultado bastante positivo. A Avaliação foi aberta continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2020

Apesar de estar há menos de 6 meses no ar, o Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, já pode e deve ser avaliado por seus usuários e colaboradores, continue lendo…

Leia mais

Dados do Strava contribuem para melhoria da infraestrutura de mobilidade urbana

O Strava, maior rede social de participação esportiva do mundo, com mais de 47 milhões de atletas e um milhão de novos usuários a cada 30 dias, anunciou nesta quarta-feira (6/11), o lançamento do Metro continue lendo…

Leia mais

Strava fornece dados para melhorar estrutura cicloviária de cidades

O Strava é o aplicativo de ciclismo mais usado no mundo. Com ele ciclistas e corredores de rua podem marcar os trajetos que percorrem, ter acesso a informações detalhadas de velocidade média, altitude, distância percorrida, continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10