Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado
O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.
O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.
O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.
Dado do SIMOB ANTP
Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%
- Dado disponível no documento Sistema de Informações da Mobilidade Urbana – Relatório Geral 2018, publicada em 2020
- A alteração efetuada na metodologia da pesquisa do SIMOB refletiu no índice de uso da bicicleta: nas pesquisas entre 2006 e 2014, o índice subiu paulatinamente de 2,7 a 4,0%; com a nova metodologia aplicada sobre 2014, o índice baixou para 2,0%, repetindo-se em 2015 e 2016 e subindo para 3,0% em 2017 e 2018
- A nova metodologia do SIMOB está exposta na publicação Nova Metodologia adotada para o SIMOB – Sistema de Informações da Mobilidade Urbana

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade
Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.
Produção deste artigo de dados
- Data: 20/10/2021
- Autoria: Observatório da Bicicleta
- Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta
Notícias relacionadas

Ciclistas brasileiros usam a bicicleta mais de cinco vezes por semana e não pedalam mais porque faltam ciclovias
O ciclista brasileiro usa a bicicleta predominantemente como meio de transporte, pedala cinco ou mais vezes por semana e não utiliza a bike ainda mais por medo do violento trânsito do País e devido à continue lendo…

Curitiba comemora aniversário com aumento de 16% em deslocamentos com bikes compartilhadas em 2025
No primeiro trimestre ano, curitibanos já percorreram mais de 450 mil quilômetros pedalando São Paulo, 28 de março de 2025 – Curitiba está prestes a comemorar 332 anos, e além de ser uma capital continue lendo…

Curitiba: bicicletas compartilhadas somam um milhão de deslocamentos em 2024
Quase um milhão de deslocamentos foram feitos com bicicletas compartilhadas em Curitiba no último ano. Ao todo, de acordo com a plataforma TemBici, as pessoas rodaram mais de 2,4 milhões de quilômetros na cidade com continue lendo…

Uma bicicleta retira até 52 passageiros por mês do transporte público, aponta pesquisa
Os achados foram bastante interessantes, com a conclusão de que cada nova bicicleta na cidade retira até 52 passageiros – ou passagens de ônibus – do sistema por mês. Ainda, verificou-se que a cada R$ 0,10 continue lendo…

Bicicleta ultrapassa carro como meio de transporte em Paris, após forte expansão de ciclovias
A bicicleta superou o carro como meio de locomoção em Paris, depois de uma revolução urbana promovida pela prefeitura para incitar a mobilidade sustentável. Um estudo, divulgado nesta quinta-feira (11), aponta que uso da bicicleta continue lendo…

Contador de bicicletas da Av. Marquês de Paraná (Niterói) ultrapassa marca de 1 milhão de passagens
O contador de ciclistas da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultrapassou a marca de 1 milhão de bicicletas passando pelo local. Inaugurado em março, o equipamento registra uma continue lendo…

Análise cruzada: dados do Strava e Ciclovias no Rio de Janeiro
Por Nathan Blassel A cidade do Rio de Janeiro não dispõe de sistemas de contagem que possam fundamentar a elaboração de planos, tais como o recente Plano de Expansão Cicloviária. Os dados fornecidos pelo continue lendo…

Pesquisa revela estagnação no uso de bicicletas em Juiz de Fora e aponta áreas críticas para segurança viária
Estudo atualizado sobre o tráfego de ciclistas na cidade mapeia pontos de risco e sugere intervenções para melhorar a segurança no trânsito. O projeto “Caracterização do tráfego cicloviário em Juiz de Fora”, iniciativa do curso continue lendo…

Em Guaratuba, 40% da população utiliza bicicleta como principal meio de transporte
É que Guaratuba se destaca como um exemplo de mobilidade sustentável, com cerca de 16 mil bicicletas em circulação. E, atualmente, 40% da população utiliza a bicicleta como principal meio de transporte, posicionando Guaratuba como a continue lendo…