Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.

O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.

O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.

Dado do SIMOB ANTP

Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba

O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…

Leia mais

Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal

O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista: Dados revelam o cenário do uso de bicicletas no Brasil

Neste sábado, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ciclista, uma data dedicada a honrar a importância desse meio de transporte sustentável e saudável. Em comemoração a essa ocasião, o Autotempo compilou continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta é usada pelo mundo?

Há cerca de um bilhão de bicicletas em uso no mundo, seja para ir à escola ou ao trabalho, ou mesmo como mera prática de esporte ou lazer. Conheça as principais tendências no ciclismo. Fatores continue lendo…

Leia mais

Uso de bicicletas elétricas do Tembici aumenta 16% na cidade de São Paulo

A quantidade de deslocamentos feitos por bicicletas elétricas compartilhadas do Tembici, do Itaú, passou de 2 444 984 de janeiro a julho de 2022 para 2 848 639 no mesmo período deste ano, numa alta continue lendo…

Leia mais

São Paulo elabora sistema municipal de monitoramento de viagens em bicicleta

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Relações Internacionais (SMRI), lançou quinta-feira (10) a publicação “Plano de Monitoramento de Viagens em Bicicleta em São Paulo”. O continue lendo…

Leia mais

Strava mostra crescimento no uso de bikes em 2022. Rio é a 2ª no mundo

Dados divulgados hoje (7) pelo aplicativo  Strava  mostram um crescimento significativo em 2022 no uso de bicicletas para os deslocamentos diários, nas principais capitais do mundo. Paris, com a política de estímulo adotada pela prefeita Anne continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais

Relatório do Reino Unido aponta que o compartilhamento de bicicletas cria novos ciclistas

O relatório anual da Collaborative Mobility (COMoUK), organização do Reino Unido que apoia o transporte compartilhado e sustentável, traz boas notícias para o uso de bicicletas. Segundo seu estudo mais recente, o sistema de bikes continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial da Bicicleta: uso de bike cresce 14% no Brasil

O Dia Mundial da Bicicleta, comemorado dia 3 de junho, foi instituído pelas Nações Unidas em 2018. A data é um lembrete e incentivo aos países em questão de mobilidade urbana e preservação ambiental. De continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 9