| | |

Pela nova lei de trânsito, motorista que parar em ciclovia pode ser multado

Aprovada em outubro do ano passado, a Lei nº 14.071/2020, que altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e entra em vigor no próximo dia 12, passa a punir os motoristas que tem o hábito de usar as ciclovias e ciclofaixas como local de parada para o embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com o Detran-SP, até então, a legislação punia apenas o trânsito e o estacionamento nessas vias para bicicletas. A partir da próxima semana, parar nessas vias para bicicletas é considerado infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a legislação de trânsito , ciclovia é classificada como pista própria destinada à circulação de bicicletas, separada do tráfego de veículos, enquanto ciclofaixa é parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, mas delimitada apenas por sinalização específica.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *