Mapeamentos
Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.
Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).
INICIATIVAS DA UCB
Análise de dados do Strava Metro
- Conteúdo: atividade de pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento, desenvolvida no âmbito do Observatório da Bicicleta, utilizando dados de deslocamento de ciclistas em cidades brasileiras fornecidos pela plataforma Strava Metro.
- Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras
- Conteúdo: ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país
- Mantenedor: ITDP Brasil – Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento e UCB – União de Ciclistas do Brasil
- Acesso: Clique aqui
OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS
- Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
- Mantenedor: BikeMaps.org
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
- Mantenedor: OpenStreetMap
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: app de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
- Mantenedor: Bike de Boa
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
- Mantenedor: Colab
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas. O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
- Mantenedor: Strava
- Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro
The Meddin Bike-sharing World Map
- Conteúdo: ferramenta colaborativa contendo localização e informações sobre sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo.
- Mantenedor: Equipe de entusiastas
- Acesso: The Meddin Bike-sharing World Map
MAPAS LOCAIS
Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.
- Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
- Mantenedor: Diversos mantenedores
- Acesso: Clique aqui
NAVEGAÇÃO E ROTAS
O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.
No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.
- Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
- Mantenedor: My.com
- Acesso: Clique aqui
- Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
- Mantenedor: Google
- Acesso: Clique aqui
CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI
O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE MAPEAMENTOS
INSIRA MAPEAMENTOS
Notícias relacionadas
Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?
Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…
Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte
Por Cristiano Scarpelli Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…
Critérios inadequados nas definições dos desenhos cicloviários
Por Cristiano Scarpelli. Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 pela continue lendo…
Portugal: Rede Nacional de Cicloturismo – baixe o ‘Road Book 2022’
Um projecto concebido por um engenheiro de projectos de estradas e entusiasa das viagens de longa distância em bicicleta, cujo objectivo é identificar uma rede por todo o país com as melhores infraestruturas para viagens continue lendo…
Em vez de adotar desvio cicloviário pela área central de Belo Horizonte, ciclistas pedalam margeando o rio Arrudas
Por Cristiano Scarpelli Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 continue lendo…
Pouca gente usa, mas rastreador acha bikes, cada vez mais visadas por ladrões
Furto de bicicleta só aumenta, mas pouca gente pedala prevenido. Custa entre R$ 100 e R$ 230 ter um rastreador na bike. É difícil saber quem usa um desses, porque geralmente as pessoas não revelam, continue lendo…
Por que ciclistas ignoram trecho de ciclovia em Belo Horizonte?
Por Cristiano Scarpelli Em julho de 2020, no contexto da pandemia, foi implantada uma rota cicloviária de 30 Km ligando as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, aproveitando algumas ciclovias já existentes e continue lendo…
Ciclovia em viaduto faz travessia com bicicleta em BH aumentar até 70%
Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo continue lendo…
Relatório anual Strava 2021: ciclismo continua quebrando recordes
A plataforma Strava, com mais de 95 milhões de utilizadores, acaba de apresentar o seu já tradicional relatório anual, no qual compila e divulga alguns dados sobre a atividade esportiva mundial e nacional. 2021 continuou continue lendo…
Strava’s Year In Sport 2021 charts trajectory of ongoing sports boom
Strava, the leading social platform for over 95 million athletes and the largest sports community in the world, today released its annual Year in Sport data report, revealing that the pandemic-era sports boom shows no continue lendo…