Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.

Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).


INICIATIVAS DA UCB

Análise de dados do Strava Metro

  • Conteúdo: atividade de pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento, desenvolvida no âmbito do Observatório da Bicicleta, utilizando dados de deslocamento de ciclistas em cidades brasileiras fornecidos pela plataforma Strava Metro.
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras


OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS

BikeMaps

  • Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
  • Mantenedor: BikeMaps.org
  • Acesso: Clique aqui

CycloOSM

  • Conteúdo: mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
  • Mantenedor: OpenStreetMap
  • Acesso: Clique aqui

Bike de Boa

  • Conteúdo: app de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
  • Mantenedor: Bike de Boa
  • Acesso: Clique aqui

Colab

  • Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
  • Mantenedor: Colab
  • Acesso: Clique aqui

Strava Heatmap e Strava Metro

  • Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas. O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
  • Mantenedor: Strava
  • Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro

The Meddin Bike-sharing World Map

  • Conteúdo: ferramenta colaborativa contendo localização e informações sobre sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo.
  • Mantenedor: Equipe de entusiastas
  • Acesso: The Meddin Bike-sharing World Map


MAPAS LOCAIS

Mapas locais

Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.

  • Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
  • Mantenedor: Diversos mantenedores
  • Acesso: Clique aqui

NAVEGAÇÃO E ROTAS

O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.

No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.

Maps.me

  • Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
  • Mantenedor: My.com
  • Acesso: Clique aqui

Google Maps

  • Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: Clique aqui


CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI

O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE MAPEAMENTOS

INSIRA MAPEAMENTOS

Notícias relacionadas

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro

Por Cristiano Scarpelli   A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Leia mais

Ciclista pedala mais de 5 mil quilômetros para percorrer todas as ruas de Joinville: “Foi 95%”

Com a determinação de cumprir um desafio pessoal, o ciclista Vanderson Kletemberg Nazario, de 36 anos, está prestes a conhecer cada rua de Joinville, após já ter pedalado mais de 5 mil quilômetros pela cidade continue lendo…

Leia mais

Investigação mostra que prefeitura de São Paulo manipula dados sobre tamanho da malha cicloviária

Por Caio Guatelli. O problema, por incrível que pareça, é ainda maior. São Paulo não está apenas estagnada há um ano. São Paulo, na verdade, deu marcha ré. A estrutura cicloviária encolheu, e ninguém sabe continue lendo…

Leia mais

Ciclista pedala 646 km e sobe 26.563 m em 78 horas no Rio de Janeiro

Não sabendo ser impossível, foi lá e fez. Na segunda-feira (24), o ciclista Túlio Raunyr, de 32 anos, que pratica ciclismo há 19 anos, registrou 646,1 quilômetros em pouco mais de 78 horas. Durante o continue lendo…

Leia mais

Strava reconhece dinossauro como o maior desenho de GPS já feito de bicicleta

Entre outubro e novembro do ano passado, quatro amigos aceitaram o desafio de “desenhar” no Strava um enorme dinossauro bem no meio da França. Maxime Brugère, Florent Arnaud, Franck Delome e Nicolas Meunier levaram seis continue lendo…

Leia mais

Strava lança o desafio “Volta ao Mundo” em 30 dias

O Strava, plataforma social para atletas, está desafiando a comunidade a deixar o carro na garagem e ir ao trabalho correndo, pedalando ou andando. Com foco no Dia da Terra, que é celebrado em 22 continue lendo…

Leia mais

Saiba como planejar um percurso de bicicleta

Não podemos controlar as condições de percurso nos pedais, mas ter consciência pode nos livrar de riscos e acidentes. Todo ciclista, quando sai para pedalar, enfrenta um elemento essencial, o percurso que escolheu para o continue lendo…

Leia mais

Já sabemos para onde vão as 28.000 bicicletas roubadas por ano em Amesterdã

Há muitas questões para as quais as respostas parecem imperfeitas. “Para onde vão os guarda-chuvas?”, por exemplo, é uma das comuns perguntas para as quais raramente encontramos solução. No entanto, se vivermos em Amesterdão (Países continue lendo…

Leia mais

Pesquisa do Strava mostra aumento de 56% nos esportes praticados por mulheres no Brasil em 2022

O documento anual revela tendências globais no esporte e no deslocamento. Além de aparecer em destaque nas práticas esportivas do público feminino, o Brasil também ficou em evidência no ciclismo. O Rio de Janeiro foi continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais
1 2 3 6