Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.

Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).


CICLOMAPA – MAPEAMENTO COLABORATIVO

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras

Ciclomapa é uma ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país.


OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS

BikeMaps

  • Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
  • Mantenedor: BikeMaps.org
  • Acesso: Clique aqui

CycloOSM

  • Conteúdo: Mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
  • Mantenedor: OpenStreetMap
  • Acesso: Clique aqui

Bike de Boa

  • Conteúdo: App de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
  • Mantenedor: Bike de Boa
  • Acesso: Clique aqui

Colab

  • Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
  • Mantenedor: Colab
  • Acesso: Clique aqui

Strava Heatmap e Strava Metro

  • Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas.
    O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
  • Mantenedor: Strava
  • Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro

The Meddin Bike-sharing World Map

  • Conteúdo: ferramenta colaborativa contendo localização e informações sobre sistemas de bicicletas compartilhadas no mundo.
  • Mantenedor: Equipe de entusiastas
  • Acesso: The Meddin Bike-sharing World Map


MAPAS LOCAIS

Mapas locais

Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.

  • Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
  • Mantenedor: Diversos mantenedores
  • Acesso: Clique aqui

NAVEGAÇÃO E ROTAS

O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.

No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.

Maps.me

  • Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
  • Mantenedor: My.com
  • Acesso: Clique aqui

Google Maps

  • Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: Clique aqui


CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI

O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE MAPEAMENTOS

INSIRA MAPEAMENTOS

Notícias relacionadas

Pesquisa do Strava mostra aumento de 56% nos esportes praticados por mulheres no Brasil em 2022

O documento anual revela tendências globais no esporte e no deslocamento. Além de aparecer em destaque nas práticas esportivas do público feminino, o Brasil também ficou em evidência no ciclismo. O Rio de Janeiro foi continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais

Use o mapa de calor global do Strava para ver onde as pessoas correm, andam de bicicleta e nadam perto de você

O Global Heatmap do Strava oferece uma perspectiva única da comunidade do aplicativo. Em todo o mundo, os atletas do Strava registram corridas, passeios, natação e muito mais, contribuindo com pontos de dados para o continue lendo…

Leia mais

Um casal desenhou a maior bicicleta do mundo num mapa — ao pedalar na Europa pelo clima

Um casal inglês, Arianna Casiraghi e Daniel Rayneau-Kirkhope, acompanhado pela cadela Zola, decidiu iniciar uma viagem de bicicleta pela Europa, percorrendo 7 237 quilómetros. O objectivo era que a rota feita resultasse num desenho de continue lendo…

Leia mais

Strava Metro ajuda a identificar tráfego de bicicletas na cidade de São Paulo

De olho no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, dados do Strava Metro foram utilizados em um novo estudo sobre o tráfego de bicicletas na maior cidade do País. A pesquisa Monitoramento continue lendo…

Leia mais

Brasileiros usam a bicicleta (e muito talento) para documentar o país e o mundo

Juntando as cicloviagens de Beto Ambrósio, Fernando Biagioni e Israel Coifman, são mais de 110 mil km em cima da bike, distância que é superior a duas voltas pela Terra. Neste dia do ciclista e continue lendo…

Leia mais

Google Maps passa a ter rotas de bike detalhadas e visão 3D

O Google Maps passou a ter rotas de bike mais detalhadas e visão 3D. As novidades já estão sendo disponibilizadas no aplicativo. Antes, as rotas no Google Maps para bike não traziam tantos detalhes. Agora, continue lendo…

Leia mais

Google maps é atualizado para ciclistas

O popular aplicativo de mapeamento Google maps há muito tem a capacidade de planejar passeios de bicicleta para nos guiar em nossas cidades. Algumas opções de cálculo que, nas primeiras versões, eram muitas vezes impraticáveis continue lendo…

Leia mais

Artistas ou atletas? Corredores e ciclistas usam GPS para fazer arte

Com a ampla disponibilidade de dispositivos aptos a captar sua posição no mapa e de aplicativos capazes de mostrar toda essa movimentação em tempo real, um hobby incomum tem ganhado popularidade ao redor do mundo, continue lendo…

Leia mais

Quer saber como estão os sistemas de bikes compartilhadas no mundo?

O Meddin Bike-Sharing World Map oferece informações sobre serviços de bicicletas públicas em todo o mundo. O coração da plataforma é um mapa, mas há também um arquivo de informações sobre o crescimento global do continue lendo…

Leia mais
1 2 3 6