Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.

Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).


CICLOMAPA – MAPEAMENTO COLABORATIVO

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras

Ciclomapa é uma ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país.


OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS

BikeMaps

  • Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
  • Mantenedor: BikeMaps.org
  • Acesso: Clique aqui

CycloOSM

  • Conteúdo: Mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
  • Mantenedor: OpenStreetMap
  • Acesso: Clique aqui

Bike de Boa

  • Conteúdo: App de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
  • Mantenedor: Bike de Boa
  • Acesso: Clique aqui

Colab

  • Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
  • Mantenedor: Colab
  • Acesso: Clique aqui

Strava Heatmap e Strava Metro

  • Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas.
    O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
  • Mantenedor: Strava
  • Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro


MAPAS LOCAIS

Mapas locais

Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.

  • Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
  • Mantenedor: Diversos mantenedores
  • Acesso: Clique aqui

NAVEGAÇÃO E ROTAS

O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.

No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.

Maps.me

  • Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
  • Mantenedor: My.com
  • Acesso: Clique aqui

Google Maps

  • Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: Clique aqui


CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI

O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE MAPEAMENTOS

INSIRA MAPEAMENTOS

Notícias relacionadas

Prefeitura de São Paulo faz parceria para contar ciclistas na cidade

A Prefeitura de São Paulo, a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) e o aplicativo Strava estabeleceram uma parceria para mensurar a circulação de ciclistas pela capital paulista. O levantamento vai servir para continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: 6 apps para deixar o automóvel de lado

Dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial sem Carro. A data foi criada para estimular a reflexão sobre o uso excessivo – ou desnecessário – dos automóveis. Afinal, em um mundo cada vez mais continue lendo…

Leia mais

Jogo revela que bicicleta é a alternativa mais rápida para circular na cidade da Póvoa

Está a decorrer até 22 de setembro a Semana da Mobilidade da Póvoa de Varzim, com o objetivo de sensibilizar a população para a mobilidade sustentável e a necessidade de mudanças de comportamentos, nomeadamente quanto continue lendo…

Leia mais

Google Maps: bicicleta, viagens e compartilhar localização são melhorados

Nos últimos anos as pessoas estão andando muito de bicicleta, o Google fala que mais de 40% das pessoas no mundo preferem andar de bicicleta, algo que pode ter acontecido por vários fatores, como o continue lendo…

Leia mais

De bike, pai e filho geólogos convidam público a experimentar o Geocicloturismo

Seja uma viagem casual ou para fins acadêmicos, modalidade de turismo para os amantes de pedais é alternativa sustentável que permite observar formação geológica do caminho. Milhares de quilômetros ficam para trás, enquanto à frente continue lendo…

Leia mais

Moradores mapeiam ciclovias sem manutenção em Botafogo, no Rio

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais

Ciclovia da Marginal Pinheiros ganha câmeras de inteligência artificial

Quem costuma pedalar pela ciclovia às margens da Marginal Pinheiros pode nem ter percebido, mas está sendo bastante vigiado. Mais precisamente por 110 câmeras, algumas dotadas de inteligência artificial — por enquanto, 38 já possuem continue lendo…

Leia mais

Quais vias deveriam receber ciclovias em Belo Horizonte?

Por Cristiano Scarpelli e Vinicius Mundim   Em 04 de maio de 2022, na reunião do GT Pedala BH, a empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) informou que possui alguns projetos de continue lendo…

Leia mais

Atividades de bicicleta mais do que dobram após implantação de ciclofaixa na avenida Tereza Cristina em Belo Horizonte

Por Cristiano Scarpelli   Em estudos anteriores (Bimbarra e Arrudas) foi possível constatar a baixíssima adesão de ciclistas a dois trechos descontínuos, lentos e desconfortáveis, de uma rota de 30 km com ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

Critérios inadequados nas definições dos desenhos cicloviários

Por Cristiano Scarpelli. Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 pela continue lendo…

Leia mais
1 2 3 5