Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.

Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).


CICLOMAPA – MAPEAMENTO COLABORATIVO

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras

Ciclomapa é uma ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país.


OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS

BikeMaps

  • Conteúdo: Mapa colaborativo focado na segurança, reúne indicações de sinistros, locais perigosos e de roubo de bicicletas. Baseado em CycloOSM/OpenStreetMap.
  • Mantenedor: BikeMaps.org
  • Acesso: Clique aqui

CycloOSM

  • Conteúdo: Mapa construído sobre dados do OpenStreetMap contendo todas as marcações para dar suporte ao uso da bicicleta como modo de mobilidade e de turismo (vias, bicicletários, serviços, barreiras etc.)
  • Mantenedor: OpenStreetMap
  • Acesso: Clique aqui

Bike de Boa

  • Conteúdo: App de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
  • Mantenedor: Bike de Boa
  • Acesso: Clique aqui

Colab

  • Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
  • Mantenedor: Colab
  • Acesso: Clique aqui

Strava Heatmap e Strava Metro

  • Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas.
    O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
  • Mantenedor: Strava
  • Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro


MAPAS LOCAIS

Mapas locais

Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.

  • Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil. Diversos destes mapas estão desatualizados.
  • Mantenedor: Diversos mantenedores
  • Acesso: Clique aqui

NAVEGAÇÃO E ROTAS

O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.

No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.

Maps.me

  • Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
  • Mantenedor: My.com
  • Acesso: Clique aqui

Google Maps

  • Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: Clique aqui


CONTEÚDO SOBRE MAPEAMENTOS NO OBSERVABICI

O tema Mapeamentos consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE MAPEAMENTOS

INSIRA MAPEAMENTOS

Notícias relacionadas

CycleAI: a ferramenta que “empodera o utilizador comum de bicicleta a lutar pela sua própria segurança”

Se a sensação de risco impede os cidadãos de utilizarem mais a bicicleta, de que forma é possível garantir a segurança dos ciclistas e tornar as cidades seguras para quem opta pela mobilidade ciclável? A CycleAI é um continue lendo…

Leia mais

Google Maps adiciona localização de novas bicicletas e patinetes elétricos disponíveis para aluguel

As empresas de locação de bicicletas e patinetes elétricas Spin e Bird anunciaram que seus modelos passaram a ser exibidos no Google Maps a partir desta semana por meio de uma integração com a localização continue lendo…

Leia mais

Na Europa, em 2022, todos os carros terão limitadores de velocidade

Todos os carros novos vendidos a partir de 2022 na União Europeia serão equipados com dispositivos para evitar que os motoristas excedam os limites de velocidade. O limitador de velocidade integra uma série de recursos continue lendo…

Leia mais

Como mostrar as ciclovias no Google Maps

Aplicativos de mapas são “um pé no pedal” quando vamos escolher que caminho fazer de bicicleta. E o app da Google dá uma ajuda a mais nessa hora, mostrando a estrutura cicloviária das cidades, além continue lendo…

Leia mais

Ciclistas ao redor do mundo estão fazendo pedaladas mais longas

Um levantamento de tendências do Google Maps detectou que mais pessoas estão usando a bicicleta percorrendo distâncias mais longas. Houve um aumento global de 10% na quilometragem pedalada ao redor do mundo. A ferramenta de continue lendo…

Leia mais

Saiba como integrar o Ciclomapa de sua cidade no site de sua instituição

O Ciclomapa, uma ferramenta gratuita, colaborativa e confiável para levantar, monitorar e expor a infraestrutura, serviços e informações para uso da bicicleta nas cidades brasileiras, agora pode ser incorporados em sites. Isto significa que a continue lendo…

Leia mais

Guaramirim recebe placas de identificação das rotas de cicloturismo

Nesta terça-feira (15) teve início a instalação dos totens de identificação dos trechos do Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos em Guaramirim. O município faz parte das rotas Serra e Mar, que passam ainda pelos continue lendo…

Leia mais

Google Maps revela tendências de mobilidade e gastronomia no Brasil

Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em continue lendo…

Leia mais

Google Maps tem uma novidade para quem anda de bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que nunca. Agora a grande novidade do Google Maps diz respeito a continue lendo…

Leia mais

“Mapa colaborativo mostra os melhores itinerários para pedalar”

“No intuito de indicar as melhores rotas para se pedalar nas principais cidades do Brasil, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (Itdp) lançaram o CicloMapa, continue lendo…

Leia mais
1 2