Mapeamentos

Mapeamentos (inserção de informações localizadas em mapas geográficos) são ferramentas importantes para a elaboração e distribuição de conhecimento sobre territórios e suas infraestruturas.

Nesta seção reunimos ferramentas de mapeamento, colaborativas ou não, que enfocam a mobilidade por bicicleta. Adicionalmente, o ObservaBici pretende informar sobre ferramentas de navegação confiáveis e adequadas para a definição de rotas seguras e rápidas para o deslocamento de bicicleta (incluindo aplicativos).


CICLOMAPA – MAPEAMENTO COLABORATIVO

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras

Ciclomapa é uma ferramenta gratuita e colaborativa para levantar, monitorar e expor a infraestrutura para uso da bicicleta nas cidades brasileiras. Com base nos mapas locais, o Ciclomapa objetiva reunir, totalizar e sistematizar informações de todo o país.


OUTROS MAPEAMENTOS COLABORATIVOS

Bike de Boa

  • Conteúdo: App de mapeamento colaborativo de bicicletários e paraciclos no Brasil. Código Open Source e dados disponíveis para download
  • Mantenedor: Bike de Boa
  • Acesso: Clique aqui

Colab

  • Conteúdo: plataforma com interface em aplicativo que permite a inserção de problemas na infraestrutura urbana, entre eles “ciclovia/ciclofaixa mal sinalizada ou apagada” e “bicicletário danificado”. O Colab é adotado por prefeituras de várias cidades brasileiras nas quais funciona como uma ouvidoria.
  • Mantenedor: Colab
  • Acesso: Clique aqui

Strava Heatmap e Strava Metro

  • Conteúdo: o Strava Heatmap mostra em mapa de calor as rotas de deslocamento monitoradas pelo aplicativo de treinos esportivos Strava. Os dados são atualizados mensalmente. O Strava também acolhe sugestões de correção e de melhorias nos mapas.
    O Strava Metro é uma funcionalidade do Strava baseado no Heatmap que filtra deslocamentos não esportivos e fornece os dados a organizações públicas e da sociedade civil para pesquisa e planejamento. Os dados são fornecidos mediante solicitação.
  • Mantenedor: Strava
  • Acesso: Strava Heatmap e Strava Metro


MAPAS LOCAIS

Mapas locais

Mapeamentos elaborados por instituições e pessoas diversas.

  • Conteúdo: relação de mapeamentos realizados por pessoas e instituições segundo informações de obtidas pela UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Mantenedor: Diversos mantenedores – relação mantida pela UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui

NAVEGAÇÃO E ROTAS

O ObservaBici consultou associados da UCB e realizou testes em alguns aplicativos para traçar rotas de deslocamento urbano. Foram encontradas limitações que inviabilizam diversos deles: traçam rotas erradas ou rotas sem considerar ciclovias, problemas de acesso, desatualização, mal funcionamento, foco em esporte, aventura ou natureza, etc.

No momento, restam os aplicativos a seguir, com as respectivas vantagens e imperfeições.

Maps.me

  • Conteúdo: demonstrou estabilidade e correção de rotas por ciclovias. É baseado em OSM – Open Street Map e possui código de fonte aberto.
  • Mantenedor: My.com
  • Acesso: Clique aqui

Google Maps

  • Conteúdo: é amplamente utilizado e vem recebendo melhorias, mas ainda traça rotas sem considerar ciclovias. Permite a criação de mapas próprios
  • Mantenedor: Google
  • Acesso: Clique aqui

Notícias relacionadas

Google Maps revela tendências de mobilidade e gastronomia no Brasil

Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em que se identificou uma diminuição de 16% nas consultas por trajetos a pé e 2,6% nas de carro.  Enquanto isso, continue lendo...…

Leia mais

Google Maps tem uma novidade para quem anda de bicicleta

O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que nunca. Agora a grande novidade do Google Maps diz respeito a quem anda de bicicleta. Na prática, garante algumas opções úteis relacionadas com o ciclismo e navegação em algumas das principais cidades. O Google utilizou continue lendo...…

Leia mais

“Mapa colaborativo mostra os melhores itinerários para pedalar”

“No intuito de indicar as melhores rotas para se pedalar nas principais cidades do Brasil, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (Itdp) lançaram o CicloMapa, um mapeamento colaborativo da estrutura cicloviária brasileira. Até então, os mapas das ciclovias no Brasil estavam disponíveis em bases de continue lendo...…

Leia mais

“Rotas para ciclistas no iOS 14 vão indicar ruas tranquilas e menos subidas”

“Em sua conferência anual para desenvolvedores (WWDC), a Apple também revelou novidades para o seu aplicativo nativo de navegação no iOS 14 e no WatchOS 7. Agora, o Maps trará uma opção exclusiva para oferecer rotas aos ciclistas, indicando o menor caminho até a ciclovia mais próxima e considerando inclusive a quantidade de subidas. Os continue lendo...…

Leia mais

“Google Maps vai facilitar planejamento de rotas com mais de um tipo de veículo”

“A engenheira de software Jane Wong divulgou no final de semana uma série de novos recursos em que o Google está trabalhando para o Maps. A mais interessante é a possibilidade de escolher rotas com até duas categorias de transporte, mas há novidades no visual e mais integração com serviços de locomoção. Segundo Wong publicou em seu continue lendo...…

Leia mais

“ITDP avalia percentual de pessoas próximas a infraestruturas cicloviárias”

___

Leia mais

“Covid-19: Mapa mostra cidades abertas a pedestres e ciclistas”

“Várias cidades do mundo estão adotando inovações para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia Covid 19 nas políticas de mobilidade urbana. O objetivo é oferecer alternativas ao transporte público, visto – neste momento – como um ambiente arriscado para contaminações pelo coronavírus. A maioria está buscando meios de reduzir também o uso do automóvel continue lendo...…

Leia mais

ITDP e UCB lançam mapa colaborativo da infraestrutura cicloviária de cidades brasileiras

Ao longo de 2019, o ITDP e a União de Ciclistas do Brasil (UCB) trabalharam em conjunto para disponibilizar um mapa para facilitar e ampliar o acesso a dados sobre a infraestrutura cicloviária nas cidades brasileiras. Em setembro deste ano, o público votou no nome que seria dado à plataforma e no último sábado (19) o CicloMapa foi lançado continue lendo...…

Leia mais