Instituições de ciclistas
O Brasil possui grande quantidade de instituições de ciclistas, de diversos tipos (associações formais com CNPJ, coletivos informais, grupos de pessoas etc.), com diversas finalidades (defesa dos direitos dos ciclistas, passeios e lazer, cicloturismo e cicloviagens, esportes e competições etc.), diversas formas de organização interna (estrutura administrativa, mecanismos de ingresso etc. ) e diversas durabilidades.
Cadastros de instituições de ciclistas
Associadas da União de Ciclistas do Brasil
A UCB – União de Ciclistas do Brasil congrega pessoas físicas e instituições de ciclistas que promovem a ciclomobilidade no Brasil.
- Clique aqui para conhecer as Associadas da UB
- Clique aqui para associar-se à UCB
O Mapa das OSCs é uma plataforma de transparência pública colaborativa com dados das OSCs de todo o Brasil. Foi criado a partir da Lei 13.019/2014 (Marco Regulatório das OSCs) e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Para encontrar instituições de ciclistas, é necessário realizar pesquisa avançada utilizando termos de identificação.
- Clique aqui para acessar o Mapa das OSCs.
Cadastro de Instituições de Ciclistas do Observabici
O Observatório da Bicicleta planeja instalar, em fase futura do seu desenvolvimento, um Cadastro de Instituições de Ciclistas estruturado. Neste momento, o Observatório está apenas recolhendo Inscrições de Interesse: caso deseje cadastrar sua instituição futuramente, preencha o formulário.
- Clique aqui para realizar sua Inscrição de Interesse.
Notícias relacionadas
Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta
A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste continue lendo…
“Cidadania e mobilidade: Como cobrar direitos e exigir melhorias do poder público”
“O espaço viário e os recursos públicos historicamente privilegiam o transporte individual motorizado. Alguns dados do Distrito Federal comprovam a afirmação: de 2001 a 2010, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) aplicou R$ 774,5 continue lendo…
“‘Ninguém solta o guidão de ninguém’: é pela bike que elas querem mudar o mundo”
” Grupo de mulheres se reuniu em Campo Grande para incentivar outras mulheres a andar de bike. A primeira dica de Cintia é sobre a mochila. Essa é a primeira de várias sugestões que Cintia Possas, continue lendo…
União de Ciclistas do Brasil lança Observatório da Bicicleta
A ferramenta é colaborativa e pretende reunir conhecimento e articular iniciativas de promoção da ciclomobilidade. O conhecimento a respeito da mobilidade por bicicleta no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Pesquisadores acadêmicos, instituições públicas, continue lendo…
Porque falar de gênero e bicicleta? Do Brasil ao Fórum Mundial da Bicicleta no Equador
Não é possível pesquisar mobilidade urbana sem considerar que antes de uma pesquisa propriamente dita, já debatemos nossos deslocamento na prática do dia-a-dia. Quem nunca reclamou o tempo de espera do transporte público, ou já continue lendo…
Nova atualização do maior Banco de Dados de PlanMobs do Brasil
Desde 2016, a Campanha Bicicleta nos Planos mantém atualizado um Banco de Dados de Planos de Mobilidade (PlanMobs) das cidades brasileiras. O Banco de Dados apresenta a situação do PlanMob local – se possui, não continue lendo…