| |

União de Ciclistas do Brasil promove campanha para enfrentamento da Pandemia

A entidade, que reúne organizações de ciclistas de todo o Brasil, realizará orientação de incentivo ao uso do modal no país para superar o coronavírus com a Campanha ‘Bicicleta para futuros possíveis’.

A UCB, União de Ciclistas do Brasil, lança campanha ‘Bicicleta para futuros possíveis’. A iniciativa tem por finalidade oferecer assessoria para que organizações dialoguem e encaminhem sugestões aos municípios para o aprimoramento da ciclomobilidade no enfrentamento da pandemia. A campanha segue como desdobramento da ação inicial ocorrida no dia 19 deste mês, quando foi publicada nota pública elaborada pela organização e encaminhada aos órgãos federais relacionados à mobilidade urbana.

O objetivo é contribuir para o enfrentamento da crise sanitária e social agravada pela pandemia do coronavírus, demonstrando aos gestores públicos os benefícios da bicicleta para o enfrentamento e para reduzir os efeitos de crises similares, aproveitar a oportunidade para que o incremento e qualificação da ciclomobilidade seja um legado positivo e permanente.

A campanha busca ainda reforçar a ciclomobilidade na ampla e contínua mesa de debates que se abriu com a pandemia, apresentando soluções para a crise. A ideia é atuar conjuntamente com outras organizações e movimentos sociais de todos os setores e espaços sociais que comungam das mesmas aspirações por uma sociedade democrática, equânime e sustentável.

Durante a campanha, as organizações da sociedade civil elaborarão propostas baseadas na realidade local e as enviarão para a os órgãos públicos pertinentes, como prefeitura, secretarias e Câmara de Vereadores. 

De acordo com a UCB, a bicicleta é um veículo comprovadamente eficiente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, entretanto, para que ela possa contribuir plenamente para esta finalidade, é necessário que o poder público forneça condições para que ela possa ser usada com segurança e conforto pelos atuais e por novos usuários. Dentre estas medidas, constam ciclovias e ciclofaixas temporárias, diminuição da velocidade das vias e aumento da fiscalização. Além disso, defende a UCB, é importante que estas medidas tornem-se permanentes após a superação da crise, permanecendo como um legado positivo da pandemia. “A atual pandemia deixa claro que precisamos agir para mudar cidades e formas de convívio. É necessário transformar nossas sociedades para que se tornem mais igualitárias, acessíveis e resilientes. Com este objetivo, a campanha “Bicicleta para Futuros Possíveis” foi criada  para apoiar organizações, grupos e coletivos locais a dar início a essas mudanças”, explica Ana Carboni, Presidenta da UCB.

NOTA PÚBLICA 

Na última terça-feira (19) a UCB encaminhou ao Governo Federal a Nota Pública “A bicicleta no pós coronavírus” em favor da mobilidade por bicicleta durante Pandemia no país. O documento contou com a assinatura de mais de 40 organizações que atuam em parceria com a UCB nas diversas regiões brasileiras. O conteúdo da nota destaca a importância do planejamento urbano pautado na bicicleta durante e após a pandemia do coronavírus, trazendo ainda informações referentes a países que adotaram medidas de estímulo ao uso do modal após os períodos de isolamento social, como Bogotá, na Colômbia, que desde o primeiro dia de quarentena implantou ciclovias temporárias como forma de evitar aglomeração no transporte público, totalizam cerca de 80 km de ciclovias temporárias. 

PARA SABER MAIS

SERVIÇO

  • Realização: União de Ciclistas do Brasil – UCB
  • Contatos: Ana Carboni, Diretora Presidenta da UCB – 21 98307-9771
  • Erica Teles, Coordenadora do GT de Comunicação da UCB – 71 98133-5252

Conheça a seção Ciclomobilidade e Corornavírus – todas as informações sobre o assunto: notícias, recomendações, pesquisas, experiências, iniciativas internacionais.

Leia também:

UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil de cidades brasileiras a incidirem em favor da bicicleta como instrumento de combater a pandemia, haja vista as vantagens deste continue lendo...…

Leia mais

Campanha da UCB: “Bicicleta é alternativa de transporte durante e depois da pandemia”

“A campanha nacional “Bicicleta para futuros possíveis“, promovida a partir da União de Ciclistas do Brasil (UCB), chegou ao Espírito Santo por meio do coletivo local Pedalamente, que atua em Vitória. A capital capixaba se soma a outras 15 cidades de 11 estados brasileiros na intenção de apresentar as vantagens do uso da bicicleta e necessidades de ações continue lendo...…

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *