Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

Ciclomapa – Infraestrutura cicloviária das cidades brasileiras

Grupo de Trabalho Infraestrutura a UCB

  • Conteúdo: Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir soluções, prestar assessoria e realizar atividades respeitantes à infraestrutura viária para o uso da bicicleta
  • Mantenedor: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Acesso: Clique aqui

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Análise cruzada: dados do Strava e Ciclovias no Rio de Janeiro

Por Nathan Blassel   A cidade do Rio de Janeiro não dispõe de sistemas de contagem que possam fundamentar a elaboração de planos, tais como o recente Plano de Expansão Cicloviária. Os dados fornecidos pelo continue lendo…

Leia mais

Camboriú constrói ciclofarsa para desestimular o ciclismo

Por André Geraldo Soares A infraestrutura para ciclistas que está sendo construída na atual reforma da Av. Santa Catarina não merece ser denominada de ciclovia, ciclofaixa nem ciclorrota, mas de “ciclofarsa”; e o seu objetivo continue lendo…

Leia mais

Comissão vota projeto que obriga União a construir ciclovias em estradas federais

Um projeto de lei que obriga o governo federal a construir ciclovias em estradas federais é um dos 15 itens pautados para votação na reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) agendada para terça-feira (6), às continue lendo…

Leia mais

Condições das ciclovias da área central de Porto Alegre

Por Douglas Costa Strege Porto Alegre enfrenta problemas de mobilidade típicos de grandes cidades brasileiras, resultantes de décadas de priorização do automóvel no planejamento urbano, falta de uma estratégia integrada e baixa qualidade no transporte continue lendo…

Leia mais

Ciclofaixas contribuem para criar ambiente urbano mais sustentável e inclusivo

Tendo como principais benefícios a diminuição no tráfego das vias e a melhora na saúde pública, as ciclofaixas contribuem para criar um ambiente urbano mais sustentável e inclusivo, para todos os cidadãos. De acordo com continue lendo…

Leia mais

Bicicletários, essenciais ao equilíbrio climático, refletem prioridades na governança

Por Caio Guatelli. Para os brasileiros, a cultura dos estacionamentos de bicicletas ainda é capenga. Na cidade de São Paulo, não fosse o aumento da violência contra ciclistas e a dificuldade de encontrar bons bicicletários, os continue lendo…

Leia mais

Projeto de lei quer criar áreas exclusivas para atletas de ciclismo em rodovias no Ceará

Um projeto de lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará propõe a criação de Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) no Estado. Submetida no último dia 10 de outubro, a proposta busca garantir a segurança continue lendo…

Leia mais

Projeto autoriza que ciclistas usem faixa de ônibus à noite em Porto Alegre

Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que autoriza a utilização das faixas exclusivas do transporte coletivo por ônibus delimitadas por faixa azul para o tráfego de bicicletas como via de tráfego continue lendo…

Leia mais

DF terá mil quilômetros de ciclovias até 2026 e 300 novas bikes elétricas compartilhadas

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira (20), o lançamento do programa Vai de Bike. O projeto prevê que a capital federal atinja, até 2026, a expressiva marca de mil quilômetros de ciclovias continue lendo…

Leia mais

Urbanismo tático: redesenho urbano das ruas salva vidas. Redução de sinistros com vítimas é de quase 40%

O urbanismo tático, que muita gente ainda insiste em definir apenas como “pinturas no chão” e, em alguns casos, usar para criticar as gestões municipais que as utilizam, tem salvado muitas vidas onde é implantado. Pelo menos no Recife isso continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 51