Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Qual é a relação da mobilidade sustentável com a redução da poluição sonora?.

Você sabia que as ações relacionadas à mobilidade sustentável podem estar ligadas não somente às questões de trânsito e mobilidade urbana, mas, também à qualidade de vida das pessoas, como por exemplo, a diminuição da continue lendo…

Leia mais

5 alternativas de mobilidade sustentável

Um dos principais desafios das grandes cidades, sem dúvidas, é o trânsito intenso. Para além dos congestionamentos causados pelo excesso de veículos, a poluição gerada por eles afeta diretamente a saúde e a qualidade de continue lendo…

Leia mais

Na França empresaria lança serviço de bicicleta fúnebre

Atualmente, parece que as bicicletas de carga podem de tudo… assim incluindo, você e seu caixão. Em Paris na França, a empresa Corbicyclette, (uma brincadeira com as palavras francesas para carro funerário – corbillard – continue lendo…

Leia mais

Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?

Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores. “O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes continue lendo…

Leia mais

Como o novo governo deverá tratar a mobilidade?

André Soares, coordenador do Observatório da Bicicleta da UCB sugere uma abordagem transversal, que envolva vários ministérios. Políticas de mobilidade exigem ações coordenadas em vários ministérios, sugere o professor André Geraldo Soares, coordenador do Observatório continue lendo…

Leia mais

França paga até R$ 20 mil para motoristas usarem bike elétrica

As bicicletas elétricas estão sendo usadas como uma opção não poluente para a natureza e, por isso, muitos países ao redor do mundo incentivam o uso do meio de transporte. Na França, um novo incentivo continue lendo…

Leia mais

Chega a 176 o número de cidades brasileiras, incluindo as 27 capitais, que vão conceder transporte grátis para eleitores no segundo turno das Eleições Gerais de 2022

Com a adesão da Prefeitura de São Paulo na última segunda-feira (24), todas as 27 capitais brasileiras vão conceder passe livre nos ônibus no segundo turno das Eleições Gerais e, com isso, totalizam 176 cidades continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas precisam de habilitação? Saiba quando ela passa a ser exigida!

Provavelmente, você já deve ter visto as bicicletas elétricas espalhadas por aí. Porém, muitas pessoas ainda não sabem como elas funcionam e acabam tendo muitas dúvidas que as impedem de utilizá-las. A principal delas é continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana sustentável dá dinheiro e crescerá mais de 40% até 2030, aponta estudo

Projetos que oferecem serviços ligados à mobilidade urbana sustentável estão indo muito bem no mundo, apesar da pandemia de covid-19 e da crise econômica gerada por ela. E devem crescer cada vez mais. Deverão vivenciar continue lendo…

Leia mais

PE elege 7 parlamentares comprometidos com a mobilidade

Ao fim das eleições para os cargos do Poder Legislativo de Pernambuco a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” avalia seus primeiros resultados. Das 35 candidaturas que assinaram a carta compromisso com a mobilidade sustentável, sete continue lendo…

Leia mais
1 2 3 15