Bicicletas elétricas

As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.

No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.

Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.


INSTITUIÇÕES DE INTERESSE

GT Bicicletas Elétricas da PNME

O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.


CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI

O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS

INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS

Notícias relacionadas

Mobilidade: bicicleta é dez vezes mais eficaz do que o carro elétrico

A nível global, apenas um em cada 50 novos carros eram totalmente elétricos em 2020. Mas mesmo que todos os automóveis fossem elétricos agora, ainda iria demorar 15 a 20 anos a substituir a frota continue lendo…

Leia mais

Motor de bicicleta elétrica terá imposto zerado a partir de 25 de julho

Nesta terça-feira (19/07) foi publicada a Resolução GECEX nº 365 do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, com a decisão final já aprovada pelo Mercosul de zerar o imposto de importação continue lendo…

Leia mais

Um prêmio para trabalhos sobre mobilidade sustentável

Estão abertas até 8 de agosto as inscrições para o “Prêmio de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável”, que vai destacar os autores dos melhores artigos sobre o tema da mobilidade. A premiação é continue lendo…

Leia mais

Cinco benefícios de substituir o carro pela bicicleta elétrica

A mobilidade e as questões ambientais viraram um grande desafio das cidades brasileiras. Devido ao grande índice populacional, precariedade dos transportes coletivos, organizações dos territórios – na construção de Brasília, o deslocamento foi pensado quase continue lendo…

Leia mais

Correios utilizam bicicletas elétricas nas entregas no litoral de São Paulo

Na última semana, os Correios colocaram em operação na Baixada Santista, em São Paulo, 33 bicicletas elétricas com aceleração assistida como parte do serviço de entregas. A iniciativa faz parte do projeto corporativo de substituição continue lendo…

Leia mais

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições abre consulta pública para a construção de Carta Compromisso a ser entregue a presidenciáveis

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 convida cidadãos, cidadãs e instituições a participarem da consulta pública para construção das propostas para Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável, documento que será apresentado a todas as continue lendo…

Leia mais

Anunciada a campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 – Organizações interessadas podem se cadastrar para os estados

As organizações UCB – União de Ciclistas do Brasil, Associação G-14, Cidadeapé, Idec e Redes Vidas Ativas estão promovendo a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022. A campanha irá apoiar os movimentos sociais a pautarem continue lendo…

Leia mais

Citada como bom exemplo, Fortaleza desafia trânsito e transporte lotado

A capital cearense tem seguido à risca a receita para diminuir a dependência e o impacto dos carros no dia a dia da população. Tem corredor de ônibus moderno, bilhete único com integração, ciclovias perto continue lendo…

Leia mais

Índice mostra como capitais brasileiras lidam com a mobilidade urbana

O Índice Folha de Mobilidade Urbana surge a partir da necessidade de reunir e consolidar dados que possam servir de base para a produção de reportagens e, consequentemente, de tomada de decisões por parte do continue lendo…

Leia mais

Capitais estão longe do ideal de mobilidade sustentável

O Imus (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) é uma ferramenta concebida para avaliar simultaneamente o nível de mobilidade de uma cidade e quanto esta mobilidade atende aos princípios da sustentabilidade, isto é, as dimensões ambiental, continue lendo…

Leia mais
1 2 3 12