Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas são uma tecnologia recente e em expansão que tem conseguido atrair usuários que não se satisfazem com a bicicleta convencional.
No mercado existe uma grande variedade de bicicletas dotadas de motor elétrico, seja de fábrica, seja adicionado posteriormente, muitas das quais constituem-se, na prática, como ciclomotores. Por causa disso, as bicicletas com motor elétrico têm gerado polêmicas e conflitos na sociedade.
Assim, para especificar o que é bicicleta elétrica, o Contran – Conselho Nacional do Trânsito editou as Resoluções 315/2009, 465/2013 e 842/2021, definindo como bicicletas elétricas os veículos com potência nominal máxima de até 350 watts, velocidade máxima de 25 km/h e dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, além de outras minúcias. Somente com tais características, as bicicletas elétricas podem trafegar em ciclovias e seus condutores estão dispensados de Carteira Nacional de Habilitação.
INSTITUIÇÕES DE INTERESSE
GT Bicicletas Elétricas da PNME
O GT Bicicletas Elétricas da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica atua nos temas de incidência política, pesquisa, fortalecimento da cadeia produtiva e empoderamento da sociedade civil. A UCB – União de Ciclistas do Brasil compõe o GT Bicicletas Elétricas.
CONTEÚDO SOBRE BICICLETAS ELÉTRICAS NO OBSERVABICI
O tema Bicicletas elétricas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE BICLETAS ELÉTRICAS
INSIRA BICICLETAS ELÉTRICAS
Notícias relacionadas
Saiba se placa de ‘autopropelido’ libera scooter elétrica em ciclovias
Entretanto, uma prática para fugir da fiscalização também está tomando as vias capixabas, colocando ciclistas e pedestres em perigo. Usuários têm adaptado os veículos para burlar uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), diminuindo a dimensão continue lendo…
A mobilidade sustentável é muito mais do que a eletrificação das frotas
mobilidade sustentável é muito mais do que a eletrificação das frotas”, referiu Débora Melo Fernandes, Partner Pérez-Llorca, durante o painel sobre “Sustentabilidade e Regulamentação”, na conferência Outlook Auto, que decorreu nos dias 24 e 25 continue lendo…
Bicicletas elétricas usadas: vendas crescem 12% em 2024 no Brasil
A crescente busca por um estilo de vida mais sustentável e saudável impulsiona o mercado de bicicletas. De acordo com um levantamento da OLX, as vendas de bicicletas elétricas de segunda mão registraram um crescimento continue lendo…
Na hora do voto, vá de bicicleta
Já temos consciência do excesso de poluição e do trânsito e dos seus efeitos nocivos para a nossa saúde e para o planeta. Agora é o momento de conscientizar cada vez mais pessoas sobre como continue lendo…
Mobilidade urbana na pauta das eleições municipais
A mobilidade urbana é o assunto que afeta todos os eleitores. Algumas abastadas famílias não sofrem qualquer impacto na política de saúde ou educação públicas. Afinal, podem se valer dos sistemas privados. Mas ninguém escapa continue lendo…
Candidatas(os): faz sentido perder quase 3 horas por dia no trânsito?
Por Jorge Abrahão, coordenador-geral do Instituto Cidades Sustentáveis. Quanto tempo você dedica por dia para suas relações de afeto com companheiros(as), filhas(os), parentes e amigas(os)? E para os cuidados com o corpo, aprendizado, cultura e continue lendo…
Veja as propostas dos candidatos à Prefeitura de SP para a mobilidade
Construir novos corredores de ônibus, instalar teleféricos nas periferias e acabar com a cobrança de tarifa no transporte público são algumas das propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo para melhorar a mobilidade na cidade. As continue lendo…
Eleições municipais podem consolidar um momento de transformação nos transportes públicos
Por Rafael Calábria. Nos últimos anos, o transporte público se consolidou como um dos maiores problemas das cidades brasileiras. Tarifas extremamente altas, atrasos, tempos de espera absurdos, superlotação, falta de integração e veículos velhos e continue lendo…
OMS recomenda uso de bicicletas para saúde e mobilidade; candidatos de Petrópolis comentam
A Organização Pan-Americana de Saúde, braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nas Américas, destaca que a bicicleta é uma alternativa de locomoção com grandes benefícios para a saúde física e mental. Além disso, auxilia continue lendo…
Brasil na contramão da mobilidade sustentável
Enquanto diversos países avançam em políticas de mobilidade sustentável, o Brasil parece seguir na contramão. Governos europeus estão fechando aeroportos, reduzindo voos e desincentivando o uso de carros em favor de ciclovias e transporte público eficiente. Em continue lendo…