Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Projeto Viver de Bike registra participação cada vez maior de mulheres

O projeto Viver de Bike, curso gratuito de mecânica e geração de renda por meio da bicicleta promovido pelo Instituto Aromeiazero, tem registrado uma procura cada vez maior pelo público feminino. O treinamento começou em continue lendo…

Leia mais

A evolução das bicicletas para mulheres

A bicicleta, desde o seu surgimento, sempre esteve associada à emancipação das mulheres. Pedalando, elas se livraram da obrigação dos grandes vestidos, ganharam a liberdade e seguiram em frente. Infelizmente, a paridade de gênero no continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta empoderou as mulheres e os mais pobres e revolucionou o setor industrial

Por Tim Harford. Em um dia de outono de 1865, dois homens chegavam a uma taverna em Connecticut, nos Estados Unidos, para acalmar os nervos com uma bebida. Eles conduziam uma carroça em uma colina continue lendo…

Leia mais

Proletários ao pedal: entregadores na bicicleta e no triciclo em estabelecimentos comerciais e em plataformas digitais

Por Anderson Esteves e Marcelo Phintener. No que diz respeito à sistematização dos indicadores acerca da situação ocupacional dos trabalhadores em estudo (como posição na ocupação, grupamentos de atividade econômica, rendimento, qualificação, idade, sexo, cor/raça continue lendo…

Leia mais

Demanda em baixa e estoques em alta: 2023 pode ser o melhor ano para comprar uma bike nova

Recentemente a Aliança Bike alertou nas redes sociais que, em meio às queimas de estoque e descontos agressivos, agora seria o momento ideal para adquirir uma bike. Complementando esta dica, o portal Cycling Weekly, em continue lendo…

Leia mais

Tembici lança cadastro com passaporte em todos os seus sistemas na América Latina

A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, anuncia o lançamento do cadastro com passaporte, iniciativa que permite aos estrangeiros terem acesso às bicicletas compartilhadas em todos os sistemas da empresa na América Latina.  continue lendo…

Leia mais

Preço de bicicletas deve cair neste ano, após queda de 35% nas vendas em 2022

A venda de bicicletas no Brasil caiu 35% em 2022, na comparação com o ano anterior, segundo dados da Aliança Bike, entidade que reúne empresas do setor. No ano passado, foram comercializadas 3,77 milhões de continue lendo…

Leia mais

Cresce o número de bicicletas elétricas no Brasil: veja vantagens e desvantagens

Recentemente a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou os dados sobre a produção de bicicletas no Brasil em 2022 e o que mais chamou a atenção foi os continue lendo…

Leia mais

De bike ao trabalho: Rio é a 2ª do mundo em novos ciclistas

O dado consta de um ranking no relatório anual Year in Sport, da plataforma Strava, divulgado em dezembro, e que revela tendências em relação a esporte e deslocamento em bicicleta. Em comparação a 2019, o continue lendo…

Leia mais

Preço de bicicletas deve cair neste ano, após queda de 35% nas vendas em 2022

A venda de bicicletas no Brasil caiu 35% em 2022, na comparação com o ano anterior, segundo dados da Aliança Bike, entidade que reúne empresas do setor. No ano passado, foram comercializadas 3,77 milhões de continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 46