Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclistas se preocupam mais com o bem comum do que quem anda de carro, diz estudo de universidade alemã

A conclusão é de uma pesquisa liderada pela Faculdade de Psicologia da FernUniversität, em Hagen, Alemanha, realizada entre 2014 e 2019 e publicada agora no Journal of Environmental Psychology. Segundo os autores da pesquisa, “os continue lendo…

Leia mais

Documentário ‘Bicicleta e liberdade, gravado em presídio é premiado em festival de Paris

Um mini documentário gravado em um presídio na cidade de Jundiaí (SP) foi premiado em um festival de Paris, na França, no início do mês de novembro. A obra “Bicicleta e Liberdade”, da jornalista multimídia continue lendo…

Leia mais

Tribunal de Justiça da União Europeia bate o martelo e decreta que bike elétrica é bicicleta e não veículo motorizado

A discussão na União Europeia está encerrada: bicicletas elétricas são bicicletas e não veículos motorizados. Com essa decisão, tomada pelo Tribunal de Justiça da UE, quem utiliza uma bike elétrica deve ser tratado com os continue lendo…

Leia mais

Governo Federal renova isenção do imposto de importação para correntes, freios e quadros de carbono

No dia 10 de outubro foi publicada a Resolução GECEX nº 527, do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (GECEX), com a decisão final já aprovada pelo Mercosul de continue lendo…

Leia mais

Governo do Rio de Janeiro decreta trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca como parte do Circuito de Ciclismo de Montanha do Estado

Algumas das trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca foram oficializadas como parte do Plano de Manejo e do Circuito de Ciclismo de Montanhas do Estado. Uma decisão que visa promover a conservação ambiental e continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas cresce por economia e sustentabilidade

No Brasil, o mercado de bicicletas elétricas está crescendo cada vez mais e já é possível encontrar diversos modelos nas lojas. Uma das principais vantagens das bicicletas elétricas é que elas podem ser usadas para continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cai depois de explosão de consumo durante a pandemia

Durante a pandemia da covid-19 a bicicleta foi muito utilizada como meio de transporte e lazer, já que houve períodos de isolamento social e muitos tiveram medo de se arriscar no transporte coletivo. Passada a continue lendo…

Leia mais

União Europeia estima que 100 mil mortes poderiam ser evitadas com pedaladas diárias

O Istituto Superiore di Sanitá (ISS), da Itália, aproveitou a Semana Europeia da Mobilidade para fazer um alerta sobre a importância da mobilidade ativa para a saúde da população. Segundo dados do ISS, 42% da continue lendo…

Leia mais

Campanha pede que Senado tire tributação extra sobre bicicletas

Uma campanha nacional de mobilização política entre ciclistas e simpatizantes da modalidade esportiva tem tentado chacoalhar as estruturas do modelo de tributação ao qual o Brasil se propõe a assumir em breve por meio da continue lendo…

Leia mais

Comissão aprova projeto que prevê subsídio em moto elétrica e bicicleta para entregadores por aplicativo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza a União a destinar recursos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reduzir os juros do financiamento continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 46