Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo dominante atualmente restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


DESTAQUES NO ACERVO

Contribua com o acervo

Insira conteúdo

Pesquise no Observatório

Pesquise

Notícias relacionadas

Tembici lança serviço de bicicletas elétricas compartilhadas no Rio

Cerca de quatro meses depois de anunciar ter recebido um aporte de 47 milhões de dólares, a startup brasileira Tembici lança o primeiro resultado desse investimento. A partir do próximo sábado, 26, a empresa coloca nas ruas do Rio de Janeiro suas primeiras bicicletas elétricas compartilhadas. A empresa foi fundada em 2010 por Tomás Martins e Mauricio Villar com o propósito de continue lendo...…

Leia mais

Suprema Corte espanhola requalifica entregadores de aplicativo como “carteira assinada”

Os entregadores de bicicletas das plataformas são a partir de agora oficialmente funcionários das empresas das plataformas de delivery. O Supremo Tribunal espanhol acaba de se pronunciar sobre o assunto após uma avalanche de ações judiciais nesse sentido, reconhecendo a relação trabalhista, contra os argumentos das plataformas que sustentavam que os seus mensageiros eram “autônomos” continue lendo...…

Leia mais

No Dia Mundial Sem Carro, Caloi cria “Calculadora da Mobilidade”

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, no “Dia Mundial Sem Carro”, comemorado em 22 de setembro, a Caloi em parceria com a Oxigen criou a “calculadora da mobilidade”, que pretende destacar os benefícios de substituir o carro pela bicicleta. Com a frase “descubra por que a bicicleta é continue lendo...…

Leia mais

Carro próprio vai de vilão a mocinho na pandemia

Ter ou não ter um carro próprio, eis a questão! O debate que estava cada dia mais acirrado antes da pandemia, agora, parece que vai ganhar um outro rumo. Neste ano tão atípico, iniciativas como Dia Mundial Sem Carro, marcado para a próxima terça-feira (22), estão esvaziadas. Afinal, dispor de um veículo na garagem se continue lendo...…

Leia mais

China ainda tenta encontrar solução para bicicletas abandonadas

A Xiaoming, apenas uma das cerca de 60 empresas de aplicativos de compartilhamento de bicicletas que faliram, deixou 430 mil delas em mais de 10 cidades. Uma das maiores pilhas no centro de Xangai tinha 30 mil bicicletas abandonadas, de acordo com a agência Xinhua. Hoje, apenas três marcas são comumente vistas nas grandes cidades. A China continue lendo...…

Leia mais

Motivos e dicas para ter uma bicicleta e começar a pedalar

Andar de bike é uma daquelas habilidades que as pessoas jamais perdem e que nunca é tarde para aprender. A coach de mulheres Elisa Dias Carvalho, 33 anos, ajuda a desmistificar algumas teorias que impedem a adoção desse modal, seja para qualquer uso. Ela é voluntária desde 2019 na plataforma Bike Anjo, de Belo Horizonte (MG), continue lendo...…

Leia mais

Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica será lançado no final do mês

O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica será lançado oficialmente no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, e contará apenas com os prefeitos das cidades envolvidas e o Conselho Diretor da Associação Rota Romântica. O evento terá a transmissão da solenidade pels redes sociais, a partir das 16h. Abrangendo 14 cidades, ao longo continue lendo...…

Leia mais

Prefeitos de grandes cidades do mundo querem gastos com incentivos verdes para conter a Covid-19

Fora da União Europeia, a maior parte dos gastos com a recuperação da pandemia reforçou o status quo baseado intensamente em carbono. A reportagem é de Andrew McCormick, publicada em The Nation, 09-09-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Trilhões de dólares estão sobre a mesa, enquanto os governos em todo o mundo procuram cavar fora da cratera econômica causada pelo continue lendo...…

Leia mais

Muitos empregos podem ser gerados com ciclovias, faixas de ônibus e calçadas recuperadas

O impacto do transporte motorizado, coletivo ou individual, sobre o clima já era conhecido. Movidos a combustíveis fósseis, eles respondem por quase um quarto das emissões brasileiras do setor de energia, em uma curva ascendente, iniciada em 2009, e turbinada, entre outros fatores, pelo forte aumento da quilometragem total rodada por automóveis e motocicletas. Os continue lendo...…

Leia mais

Cresce o interesse pelas bicicletas elétricas

Os seis meses de pandemia deflagraram evidentes mudanças no cotidiano, com o esvaziamento dos escritórios e o fechamento das áreas públicas de diversão, como os restaurantes, as salas de cinema e os estádios de futebol. Há alterações urbanas mais silenciosas — silenciosas como o barulho tímido do pequeno motor de uma bicicleta elétrica, celebrado personagem continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 13