Dia do Ciclista e Dia da Bicicleta

Para celebrar e evidenciar a importância e os benefícios da bicicleta para a sociedade, para os indivíduos e para na natureza, o calendário apresenta diversas datas no mundo e no Brasil.

Nesta seção especial o ObservaBici reúne as principais datas, fatos e atividades comemorativas a respeito da bicicleta e seus usuários.

Esta seção é colaborativa: contribua enviando suas informações.


Dia Nacional do Ciclista – 19 de agosto

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado em 19 de agosto em homenagem ao ciclista brasiliense Pedro Davidson, que morreu atropelado neste dia do ano de 2006. O caso teve bastante repercussão e o autor do atropelamento foi condenado em júri popular. A data comemorativa foi proposta pela família de Pedro e pela organização Rodas da Paz e foi instituída pela Lei 13.508/2017, sancionada em 22 de novembro de 2017.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 03 de junho – Data oficial

O Dia Mundial da Bicicleta foi oficialmente criado pela Resolução 72/272 da 72ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas, ocorrida em 12 de abril de 2018. A iniciativa foi apresentada pela representação do Turcomenistão na ONU atendendo à proposta do polonês Leszek J. Sibilski, professor de sociologia, atleta olímpico do ciclismo e consultor da ONU.

Para saber mais:

Eventos, notícias e repercussão monitorados pelo ObservaBici

Dia Mundial da Bicicleta – 19 de abril – Data informal

O Dia Mundial da Bicicleta também tem sido comemorado informalmente em alusão à pedalada realizada em 19 de abril de 1943 pelo químico suíço Albert Hofmann sob efeito da Dietilamida do Ácido Lisérgico, o LSD, substância que ele havia descoberto alguns dias antes. Consta que a primeira comemoração da data foi em 1989, nos Estados Unidos. Com a oficialização do dia 03 de junho pela ONU, é provável que esta data caia progressivamente em desuso.

Para saber mais:

Dia da invenção da bicicleta – 12 de junho – Data histórica

Em 12 de junho de 1817 o funcionário público e inventor Karl von Drais fez a primeira viagem com a sua invenção entre as cidades de Mannheim e Rheinau (hoje um bairro de Mannheim), na Alemanha – um percurso de cerca de 7 km. O artefato, que ficou conhecido como draisiana, foi um substancial melhoramento do celerífero, desenvolvido em 1780 pelo francês Conde de Sivrac. O celerífero era composto de uma barra de madeira sobre duas rodas e não fazia curvas e Drais lhe acrescentou um guidão e um rudimentar mecanismo de freio. A patente da draisana foi requerida em 12 de janeiro de 1818 em Baden, Paris e outras cidades europeias.

Para saber mais:

Datas oficiais municipais e estaduais no Brasil

Atualmente são conhecidos cinco estados e onze municípios brasileiros que possuem datas oficiais (por meio de Lei ou Decreto) para Dia do Ciclista ou Dia da Bicicleta (ou semana).

  • Clique aqui para conhecer os estados com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici
  • Clique aqui para conhecer os municípios com datas oficiais no Acervo de Legislação do ObservaBici

Outras referências não confirmadas

Ocasionalmente são encontradas referências a datas comemorativas ou alusiva à bicicleta e ao ciclista, mas das quais não se encontram fundamentação ou comprovação. Dentre estas referências, citamos:

  • 15 de março: Dia do Ciclista, Dia Mundial do Ciclista, Dia Internacional do Ciclista
  • 15 de abril: Dia Mundial do Ciclista
  • 08 de outubro ou 13 de dezembro: em referência a Madonna del Ghisallo, que, no panteão católico, é referida com como Padroeira dos Ciclistas; sem data encontrada; ver aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Informações gerais e demais conteúdos no ObservaBici

Acesse abaixo os resultados da Pesquisa Avançada no portal do Observatório da Bicicleta para Eventos, Notícias, Legislação e Publicações:

.

Notícias relacionadas

“Por mais ciclovias, ciclistas irão à Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira”

“Nesta quarta-feira (19/08) celebra-se o Dia Nacional do Ciclista. O dia, além de promover o uso da bicicleta como um meio de transporte sustentável e acessível, é uma importante data para gerar reflexão acerca das continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2020: compilação de eventos, notícias e repercussão

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017 . A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta continue lendo…

Leia mais

“Dia do ciclista reforça as vantagens de pedalar”

“No próximo dia 19 de agosto será comemorado o Dia Nacional do Ciclista e a gente não poderia deixar esta data passar em branco. Mais uma vez é o momento de ressaltar os benefícios de continue lendo…

Leia mais

“Dia do Ciclista: Campanha destaca cuidado com ciclistas nas rodovias”

“Em homenagem ao biólogo Pedro Davison, ciclista de 25 anos que morreu atropelado no ano de 2006 em Brasília, no Distrito Federal, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da Capital Federal, que é fechada continue lendo…

Leia mais

“Dia do Ciclista: conheça o perfil do ciclista curitibano”

“Dia 19 de agosto celebra-se o Dia do Ciclista. Meio de transporte, diversão e saúde: para andar de bicicleta, não tem contraindicação! E, no Paraná, o hábito faz parte da rotina dos cidadãos. De todo o continue lendo…

Leia mais

“Curta-metragem motivado por morte de ciclista busca conscientizar motoristas”

“Nesta quarta-feira (19/8), completam 14 anos de uma das maiores tragédias de trânsito ocorridas no Distrito Federal. Em 19 de agosto de 2006, o ciclista Pedro Davison, 25 anos, morreu atropelado por um motorista que continue lendo…

Leia mais

“Paraná comemora Dia Estadual do Ciclista na quarta (19)”

“No próximo dia 19 de Agosto se comemora no Paraná o Dia Estadual do Ciclista, criado por um projeto do deputado estadual Cobra Repórter (PSD) apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná que se tornou na continue lendo…

Leia mais

“Uso de bicicletas cresce, mas luta por ‘vias melhores’ ainda é longa”

“No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida em homenagem a Pedro Davison, que era ciclista e biólogo. Ele tinha 25 anos quando foi atropelado e morto continue lendo…

Leia mais

“Dia Mundial da Bicicleta celebra meio de transporte sustentável e flexível”

“Neste Dia Mundial da Bicicleta, o meio de transporte está sendo comemorado em duas mãos: como uma forma saudável de exercício e de movimentação autorizada durante a crise global de Covid-19. Com a restrição sobre continue lendo…

Leia mais

“O que nos oferece a bicicleta neste Dia Mundial? Mensagem da União de Ciclistas do Brasil”

“Neste Dia Mundial da Bicicleta histórico, 3 de Junho de 2020, o quê a bicicleta nos oferece? Resiliência! A bicicleta está provando ao mundo inteiro neste momento da Pandemia que é um modal altamente resiliente. continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11