|

No Dia Nacional do Ciclista, categoria fala sobre insegurança nas vias e pede respeito

O número de acidentes envolvendo ciclistas tem chamado a atenção nos noticiários. Seja como prática esportiva ou meio de locomoção, a modalidade reúne diversos adeptos no Vale do Aço, mas tem sido assombrada por atropelamentos, principalmente em rodovias, como a BR-381. Visando mais respeito e conscientização, uma mobilização tem sido planejada para informar a sociedade sobre cuidados básicos, como manter a distância ao trafegar próximo às bicicletas. No dia 19 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Ciclista e a data será marcada pela reflexão.

Wolmar Cardoso Loksinger, Orlando Rosa da Silva, Valdecy Lacerda Lima, Maria Angélica Rodrigues Nunes, Geraldo Louzada, Leonel de Souza Ferreira, Rose Coelho…Esses são alguns dos nomes que foram noticiados pelo Diário do Aço e que tiveram fim trágico ao pedalarem na região, seja a trabalho ou prática esportiva. As mortes destas pessoas serve de alerta, mas também amedronta os apaixonados pelo esporte. José Martins de Oliveira pedala há sete anos. Morador de Ipatinga, ele avalia que as pistas destinadas aos ciclistas na região, equivocadamente chamadas de ciclovias, deixam muito a desejar. Nenhuma cidade do Vale do Aço possui ciclovia, mas vias compartilhadas de ciclistas e outros usuários. E ainda a maioria está em situação precária, o que dificulta a circulação, tanto das biciclistas usadas como meio de locomoção para o trabalho, quanto práticas de lazer e esporte com Mountain Bike ou Speed, as duas modalidades mais praticadas na região.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *