| | | |

Ciclistas lançam campanha financeira nacional para reduzir velocidade das ruas e avenidas do país

União de Ciclistas do Brasil (UCB) abriu edital para mobilizar organizações pelo PL das Velocidades Seguras, que tramita no Congresso Nacional

Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a velocidade é a principal causa de mortes no trânsito, respondendo por 50% dos óbitos – Guga Matos/JC Imagem
A batalha de ciclistas e entidades ligadas à segurança viária para reduzir a velocidade limite das ruas e avenidas urbanas do Brasil ganhou um reforço financeiro. A União de Ciclistas do Brasil (UCB) lançou um edital para selecionar quatro organizações ou coletivos de qualquer região do Brasil que apoiem a participação legislativa da sociedade civil para viabilizar o Projeto de Lei 2789/2023, batizado de PL das Velocidades Seguras.

O PL busca a redução dos limites de velocidade nas vias urbanas em todas as cidades como forma de evitar mortes e mutilações de todos que compõem o trânsito – pedestres, ciclistas, passageiros e condutores. Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a velocidade é a principal causa de mortes no trânsito, respondendo por 50% dos óbitos.

Por isso, é urgente que o Brasil – que matou mais de 33 mil pessoas no trânsito em 2023 – se adeque à recomendação da mesma OMS de limitar em 50km/h a velocidade máxima das vias urbanas no mundo.

 

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *