ABNT muda terminologia e adota a expressão sinistro de trânsito para qualificar incidentes no tráfego
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a revisão da NBR 10697/2018 e redefiniu os termos técnicos usados na preparação e execução de pesquisas e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais relacionados a incidentes de trânsito. Divulgada em janeiro de 2021, a NBR 10697/2020 corrige a expressão “acidente de trânsito”, substituída por “sinistro de trânsito”, e suprime da norma o entendimento de sinistro “não premeditado”. Bandeira da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a adoção do termo sinistro e a requalificação dessa norma são uma vitória importante para as ações e políticas voltadas a preservação da vida no trânsito.
“O termo acidente criava a conotação de algo imprevisível e incontrolável, sem nenhum nexo de causalidade, o que contraria o conhecimento acumulado e o posicionamento da medicina do tráfego sobre esse tema. O sinistro de trânsito, em sua maioria, é provocado pela ação humana e não acidental. Pode ser evitado”, afirma José Montal, diretor da Abramet. “A ABNT demonstrou sensibilidade e respeito à ciência, dando uma contribuição muito importante para a redução da violência no trânsito”, acrescentou.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Abramet
- Data de publicação original: 16/06/2021
- Endereço: Clique para acessar