| | |

ABNT substitui termo acidente por sinistro de trânsito

A comunidade de segurança no trânsito foi sacudida esta semana por uma notícia que causou grande impacto e deve provocar muitas reações pelo país afora. A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a NBR 10697 que trata da substituição da denominação “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito”. Esta norma foi elaborada pela Comissão de Estudo de Pesquisa de Transportes e Tráfego(CB-016), do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego. O 1º Projeto de revisão circulou em consulta Nacional em meados de 2020 e o 2º foi divulgado para consulta no final de 2020. A NBR 10697:2020 cancela e substitui a NBR 10697: 2018, justamente a que falava em acidente de trânsito.

Na minha caminhada de 3 décadas atuando na área da segurança no trânsito, em pelo menos a metade deste período, tenho me debruçado sobre a necessidade desta mudança. Fiz longas pesquisas na Internet quando me dei conta do quanto atrasados estamos no Brasil ao não nos preocuparmos em alterar este quadro. Afinal, aquilo que chamamos por tanto tempo de “acidente de trânsito” não era acidente, algo fortuito, mas na maioria esmagadora das vezes, resultado de negligências e que, assim, necessitava de outra classificação. J. Pedro Correa

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *