Infraestrutura | sinistro uso | Urbanismo | urbanismo tático
Urbanismo tático: redesenho urbano das ruas salva vidas. Redução de sinistros com vítimas é de quase 40%
O urbanismo tático, que muita gente ainda insiste em definir apenas como “pinturas no chão” e, em alguns casos, usar para criticar as gestões municipais que as utilizam, tem salvado muitas vidas onde é implantado. Pelo menos no Recife isso tem acontecido e, de acordo com a prefeitura, com comprovação estatística.
Segundo a gestão municipal, houve uma redução média de 37,7% na ocorrência de sinistros de trânsito com vítimas (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT) depois da implantação de redesenhos urbanos em áreas da capital pernambucana.
Para chegar a esse índice de redução, o município analisou 13 áreas redesenhadas nas três zonas da cidade. Entre os destaques, a Praça General Carlos Pinto, em Santo Amaro, bairro da área central da capital, que chegou a reduzir em 50% o número de sinistros com vítimas. E áreas do bairro de Setúbal, na Zona Sul do Recife, onde o urbanismo tático chegou a reduzir em 58% o número de colisões com vítimas.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: JC
- Data de publicação original: 08/11/2024
- Endereço: Clique para acessar