| | |

Ciclistas publicam manifesto pedindo redução dos limites de velocidade em vias urbanas

A UCB – União de Ciclistas do Brasil publicou ontem (14/09) um manifesto, junto com outras organizações, pedindo a redução e readequação dos limites de velocidade nas cidades brasileiras, através de proposta de alteração do artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que atualmente determina velocidades de até 80km/h em áreas urbanas. De acordo com o documento, essa medida tornará os perímetros urbanos compatíveis com a vida humana, contribuindo com a redução no número de mortos e feridos em sinistros de trânsito no Brasil.

Ainda conforme o manifesto, a alta velocidade é diretamente responsável pela causa e agravamento das colisões.

“Quanto maior a velocidade do automóvel, maiores são o tempo e a distância necessária para que o veículo pare. Além disso, maior é a gravidade das lesões das pessoas envolvidas. Assim como, o campo de visão periférica do motorista é reduzido, ou seja, aumenta a dificuldade de observar o entorno”, afirma a UCB.

Além desses fatores, a velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta. Assim como, o acesso a bens e serviços, o que compromete o bem-estar da população, cerceando seu direito de ir e vir. “Velocidades mais baixas significam menos emissões de carbono e poluição do ar e sonora. A redução dos limites de velocidade pode ter impacto direto e positivo na fluidez viária”, descreve o documento.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *