Repositórios e buscadores científicos
Além do Acervo do ObervaBici, trabalhos acadêmicos, livros e artigos científicos estão disponíveis em em repositórios de bibliotecas universitárias, em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico e em revistas científicas, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.
O ObservaBici listou a seguir os principais repositórios, revistas e sistemas de busca de trabalhos acadêmicos brasileiros e também da América Latina e Portugal e sistemas.
REPOSITÓRIOS AMPLOS
- Conteúdo: o Deposita – Repositório Comum do Brasil reúne a produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de instituições que não possuem repositórios próprios.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal reúne documentos científicos (teses, artigos, livros etc.) depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal e do Brasil.
- Mantenedor: Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a LA Referencia – Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas é uma rede latinoamericana de repositórios de acesso aberto que contém publicações científicas e acadêmicas (teses, artigos, livros etc.) de países latinoamericanos.
- Mantenedor: LA Referencia
- Acesso: clique aqui
TESES E DISSERTAÇÕES
- Conteúdo: a BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do integra os sistemas de informação de teses de doutorado e dissertações de mestrado existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
Catálogo de Teses e Dissertações
- Conteúdo: o Catálogo de Teses e Dissertações reúne resumos, informações bibliográficas e textos de dissertações de mestrado e de teses de doutorado de todo o país.
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
PERIÓDICOS E LIVROS
- Conteúdo: o portal Periódicos é uma biblioteca virtual de produção científica e acadêmica (artigos, periódicos, livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual etc.).
- Mantenedor: Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO – Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica de artigos e periódicos científicos e acadêmicos de diversos países.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: a SciELO Livros é uma biblioteca de livros livros acadêmicos de editoras universitárias e científicas.
- Mantenedor: SciELO
- Acesso: clique aqui
BUSCADORES ESPECIALIZADOS
- Conteúdo: O Oasisbr – Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica e acadêmica (teses, artigos, livros etc.) de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros.
- Mantenedor: IBCT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
- Acesso: clique aqui
- Conteúdo: o Google Acadêmico é um sistema de busca específico para literatura acadêmica e científica (artigos, teses, livros, resumos etc.).
- Mantenedor: Google
- Acesso: clique aqui
Notícias relacionadas
Pesquisadores do RJ recomendam uso da bicicleta e aumento de barcas e ônibus para conter Covid-19
Especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro encaminharam uma recomendação ao governo do estado do Rio de Janeiro para que aumente as frotas de ônibus e de barca e reduza os intervalos de saídas continue lendo…
“Já é seguro sair pra pedalar?” Entrevista com Paulo Saldiva
“No vídeo de hoje, a bikerrepórter Renata Falzoni conversa com o médico patologista e Professor da USP, Paulo Saldiva. Em debate, as condições de segurança para quem está pensando em voltar a pedalar e os continue lendo…
“Paulistanos das classes A, B e C pretendem se deslocar mais a pé ou de bicicleta após pandemia de coronavírus, diz pesquisa”
“A pandemia de coronavírus deve mudar os hábitos de mobilidade urbana dos paulistanos das classes A, B e C na cidade de São Paulo: 38% pretendem se deslocar mais a pé depois que o isolamento continue lendo…
“Impactos da crise do coronavírus para as lojas de bicicletas”
“Pesquisa revela os primeiros impactos da crise nas lojas de bicicletas e aponta queda de mais de 50% no faturamento e grande aumento na procura por serviços de manutenção e venda de rolos para treino. continue lendo…
“Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?”
“Uma equipe de pesquisadores belgas e holandeses publicou um relatório aconselhando corredores e ciclistas a tomarem cuidado extra quando passarem por outras pessoas, alertando-os de que gotículas respiratórias podem transportar o coronavírus para distâncias bem continue lendo…
Duas pesquisas, uma superconferência e o óbvio poder da bicicleta na sustentabilidade do Planeta
A bicicleta poderia ser utilizada para grande parte dos percursos em São Paulo, pesquisa mostra que entre 30 e 40% dos trajetos a distância não supera 5 quilômetros Pesquisa do Cebrap divulgada em maio deste continue lendo…
Nova atualização do maior Banco de Dados de PlanMobs do Brasil
Desde 2016, a Campanha Bicicleta nos Planos mantém atualizado um Banco de Dados de Planos de Mobilidade (PlanMobs) das cidades brasileiras. O Banco de Dados apresenta a situação do PlanMob local – se possui, não continue lendo…