Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: indefinido

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS
  • Salete Souza – Salvador/BA

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

10 erros comuns dos motoristas em Campo Grande que podem ser fatais para quem está de bicicleta

Uma sequência de erros motivou a morte do jovem ciclista Wyllyan Caldeiras, de 18 anos, no bairro Nova Campo Grande. Ele perdeu a vida ao ser atropelado por um ônibus depois que foi arremessado pela continue lendo…

Leia mais

Capitais brasileiras mais perigosas para ciclistas: Goiânia, Curitiba e Recife

Goiânia, Curitiba e Recife são as capitais brasileiras que apresentam o maior número de mortes de ciclistas proporcionalmente à sua população. Essa realidade alarmante exige ação imediata. Medidas como a construção de ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

CCJ aprova projeto que exclui campainha e retrovisor de equipamentos obrigatórios de bicicletas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1504/22, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para suprimir a campainha e o espelho retrovisor continue lendo…

Leia mais

Trânsito brasileiro: 45 mil mortes e R$ 50 bilhões de prejuízo econômico

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico o resultado dos acidentes de trânsito no Brasil. Em 2017, esses acidentes representaram a principal continue lendo…

Leia mais

Nove em cada dez brasileiros não acham seguro andar de bicicleta na cidade

As informações foram constatadas por uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data entre os dias 2 a 4 de maio de 2023. O levantamento foi divulgado pelo Fala Brasil deste sábado (13). A continue lendo…

Leia mais

Dados mostram que a maioria dos ciclistas mortos no trânsito tem entre 50 e 59 anos

Conforme os dados, em 2021, 1.381 ciclistas que perderam a vida no trânsito do país. Foram 29 ciclistas a mais que em 2020. Se compararmos ano a ano, desde 2016, percebe-se que é um número continue lendo…

Leia mais

Segurança de bicicletas nas cidades preocupa a maioria dos brasileiros

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal R7 em parceria com o Instituto Real Time Big Data, nove em cada dez brasileiros não se sentem seguros ao andar de bicicleta nas cidades. Essa preocupação continue lendo…

Leia mais

Pedalar não é perigoso, o perigo reside em compartilhar as vias liberadas a motoristas velozes e furiosos

Por Renata Falzoni. Maio Amarelo é o mês daquele festival de campanhas, focadas em repetir regrinhas de boas maneiras estilo, “pedestre atravesse na sua faixa”, “motorista use cinto de segurança”, “motociclista use capacete”. O principal continue lendo…

Leia mais

Estado de São Paulo registra quase uma morte de ciclista por dia

Em 2021, foram registradas 33.813 mortes em acidentes de trânsito em todo o Brasil, de acordo com o DATASUS, do Ministério da Saúde. Os ciclistas respondem por 5% deste total, contabilizando 1.906 mortes em acidentes continue lendo…

Leia mais

Brasil ganha medalha de prata: 2º pior trânsito do mundo

A partir dos dados do site Compare The Markert e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil conquistou o segundo lugar do pior trânsito do mundo inteiro. A lista considera alguns fatores continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 23