Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

SUVs estão cada vez mais perigosos para ciclistas, aponta estudo

As estradas dos Estados Unidos mostraram uma tendência a ficarem mais seguras depois que um pico de mortes no trânsito aconteceu em 2020. Entretanto, enquanto menos pessoas estão morrendo, as diminuições não estão afetando a continue lendo…

Leia mais

Uma nova visão para a mobilidade: zero tarifa, zero emissões e zero mortes

Por Kelly Fernandes. Como é a mobilidade dos seus sonhos? Trazendo para a realidade concreta, vou refazer a pergunta: como você gostaria que fossem os seus deslocamentos cotidianos? Qual seria o preço ideal para acessar continue lendo…

Leia mais

Idec lança a coalização Triplo Zero

Na próxima terça-feira (28), às 19h, será feito o lançamento da Coalizão Mobilidade Triplo Zero*. Triplo no caso quer dizer “zero tarifa, zero emissões de poluentes e zero mortes no trânsito”. Esta é a palavra continue lendo…

Leia mais

Vídeo: Ciclistas pelados protestam contra violência nas ruas do Rio

Quem passava pela cidade do Rio de Janeiro na noite da última sexta-feira (17) se deparou com uma cena pra lá de inusitada e engraçada. Isso porque ciclistas nus partiram em bando da Cinelândia rumo continue lendo…

Leia mais

Empresas de ônibus colocam adesivos de ponto cego, mas ciclistas e pedestres ainda não sabem identificar

De acordo com dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo, o número de mortes de ciclistas no Estado de São Paulo subiu 11% entre 2021 e 2022, passando de 321 óbitos para continue lendo…

Leia mais

Estado de SP registra quase uma morte de ciclista por dia em 2022, aponta levantamento

De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), 357 ciclistas perderam a vida no estado no ano passado, o que representa quase uma morte por dia.Em 2021, foram continue lendo…

Leia mais

Justiça do Espírito Santo condena motorista a pagar R$ 40 mil por atropelar ciclista na Serra

A Justiça Estadual condenou um motorista a indenizar o filho de um ciclista em R$ 40 mil. O homem trafegava no acostamento da BR 101, na Serra, quando foi atropelado pelo veículo na contramão, em uma ultrapassagem indevida. continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é importante para a mulher, mas há dificuldades para seu uso

Pedalar pode ser um desafio para as mulheres, mas isso não tem a ver com capacidade física ou habilidade. Descubra quais as dificuldades e o que é preciso mudar. O Dia Internacional da Mulher, celebrado continue lendo…

Leia mais

Quantas mortes no trânsito ainda vamos tolerar?

Um grupo encabeçado pela União de Ciclistas do Brasil já articula com a Câmara Federal para elaborar um projeto de lei que altere os limites previstos no Código Brasileiro de Trânsito. Baseada em evidências, a continue lendo…

Leia mais

Justiça de SC confirma prisão de motorista que atropelou ciclista e fugiu do local na capital

O juízo da Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital, em audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (18/1), manteve a prisão de um homem acusado de atropelar uma ciclista na rodovia SC-406, entre continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 21