Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Nova IA vai proteger ciclistas no trânsito de um jeito diferente; veja como
As inteligências artificiais em carros podem não ter decolado (ainda), mas a tecnologia já está sendo aplicada para outras utilidades no trânsito. Uma nova IA vai monitorar o percurso de ciclistas e alertá-los se um continue lendo…
Como atropelamento de cicloativista escancara a hostilidade do trânsito
O trânsito no final de ano pode ser especialmente caótico nas grandes cidades do país. Confraternizações, compras de Natal e preparativos para as festas e as férias escolares fazem com que todos peguem seus carros continue lendo…
Erro de projeto em ciclovia de SP causa série de acidentes graves
Não fossem classificadas como erros grosseiros de engenharia, as fendas que se multiplicam na ciclovia da avenida Eliseu de Almeida (zona oeste da cidade de São Paulo) poderiam ser chamadas de armadilhas contra ciclistas. As continue lendo…
“As pessoas não pedalam porque têm medo de morrer”, diz Paulo Aguiar
Coordenador-geral do Movimento Pedala Manaus avalia que a capital amazonense precisa de mais políticas públicas que incentivem o uso de bicicletas. Embora seja a sede da maior produção nacional de bicicletas, na Zona Franca, Manaus continue lendo…
Violência do trânsito brasileiro: você vai se surpreender com o que os números mostram
O Brasil está longe de ter um trânsito seguro. Na verdade, há poucos países no mundo que podem dizer isso. No entanto, apesar de ainda registrar um alto número de mortes anualmente em decorrência dos continue lendo…
Coordenador do SOS Estradas destaca fracasso em reduzir números de vítimas de trânsito
Em entrevista ao Revista Brasil, o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizotto, destaca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, que acontece no dia 19 de novembro. Na visão de Rizotto, continue lendo…
Governo quer diminuir mortes no trânsito em 50% até 2030
O governo federal estabeleceu metas para municípios reduzirem os acidentes de trânsito. O objetivo do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) é diminuir em 50% o número de vítimas nas continue lendo…
Campo Grande avança em implantação de ciclovias e reduz o número de óbitos de ciclistas
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2011, a taxa de óbitos de ciclistas por 100 mil habitantes apresentou alta redução. Os dados levantados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGIT), registraram em 2011, continue lendo…
Estudo mostra perfil, período e causa mais comum de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito em Campinas
Maior parte das ocorrências foi no perímetro urbano e no sábado à noite. Homens representam quase a totalidade dos 106 óbitos entre 2010 e 2021. Dia Nacional do Ciclista é celebrado neste sábado (19), e continue lendo…
Média de mortes de ciclistas chega a 2,7 por ano em Pelotas
Em relação aos acidentes, o Observatório de Segurança de Pelotas aponta para 13 ocorrências com lesões corporais/ lesões leves no mesmo período pesquisado. De acordo com a Delegacia Regional de Polícia Civil e o Comando continue lendo…