Campanha Sinistros de Trânsito

Informações sobre o projeto

Apresentação

A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.

A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.

No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.

Objetivos

  • Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
  • Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo

Atividades programadas

Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:

  • Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
  • Consulta e comunicação com organizações e especialistas
  • Consulta e comunicação com a ABNT
  • Levantamento e registro de instituições que usam o termo
  • Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
  • Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis

Cronograma

  • Início das atividades: 29/07/2021
  • Término previsto das atividades: dezembro de 2021

Equipe

São membros/as da Comissão:

  • André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
  • Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
  • Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
  • Lucas Guima – Campinas/SP
  • Muriel Veluza – Paranaguá/PR
  • Pablo Florentino – Salvador/BA
  • Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP                            
  • Pedro Garcia – Campo Grande/MS

Resultados do projeto

A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.

Aguarde a atualização das informações.


Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici

O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SINISTROS

INSIRA SINISTROS

Notícias relacionadas

Média de mortes de ciclistas chega a 2,7 por ano em Pelotas

Em relação aos acidentes, o Observatório de Segurança de Pelotas aponta para 13 ocorrências com lesões corporais/ lesões leves no mesmo período pesquisado. De acordo com a Delegacia Regional de Polícia Civil e o Comando continue lendo…

Leia mais

SUS registra 40 internações por dia de ciclistas acidentados no trânsito

Em 19 de agosto, celebra-se o Dia do Ciclista, data criada com o intuito de reforçar o respeito a esse público. O dia é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de continue lendo…

Leia mais

¿Por qué mucha gente odia a quienes andan en bicicleta?

Desde que uso la bicicleta para moverme por la ciudad he escuchado infinidad de insultos y calificativos en contra de quienes usamos la bicicleta, y honestamente les digo, no entiendo aún cual es el motivo continue lendo…

Leia mais

Reino Unido apresenta diminuição na morte de ciclistas com medidas de segurança viária

A morte de ciclistas no Reino Unido vem diminuindo. Segundo análise da Cycling UK, em 2022 houve 85 acidentes fatais envolvendo ciclistas, o que corresponde a uma redução de 15% em comparação ao período entre continue lendo…

Leia mais

Dentadura e R$ 10 mil para ciclista que caiu em buraco de via pública não sinalizado

Um município da Grande Florianópolis deverá ressarcir uma dentadura e indenizar um comerciante em R$ 10 mil por danos morais e materiais sofridos com sua queda em buraco não sinalizado, localizado em via pública cuja continue lendo…

Leia mais

13 mortes em NY por explosões de baterias de bicicletas elétricas

Só que em Nova York, as explosões das baterias já mataram 13 pessoas só esse ano. Aumento de 233% de explosões de baterias nos últimos dois anos. A falta de regulação e testagem das baterias continue lendo…

Leia mais

Desde 2019, piloto automático da Tesla causou 17 mortes em 736 acidentes

O Washington Post publicou um levantamento indicando que falhas no piloto automático de carros da Tesla, empresa de Elon Musk, causaram 736 acidentes nos Estados Unidos desde 2019. As informações foram divulgadas no sábado (10.jun.2023) continue lendo…

Leia mais

10 erros comuns dos motoristas em Campo Grande que podem ser fatais para quem está de bicicleta

Uma sequência de erros motivou a morte do jovem ciclista Wyllyan Caldeiras, de 18 anos, no bairro Nova Campo Grande. Ele perdeu a vida ao ser atropelado por um ônibus depois que foi arremessado pela continue lendo…

Leia mais

Capitais brasileiras mais perigosas para ciclistas: Goiânia, Curitiba e Recife

Goiânia, Curitiba e Recife são as capitais brasileiras que apresentam o maior número de mortes de ciclistas proporcionalmente à sua população. Essa realidade alarmante exige ação imediata. Medidas como a construção de ciclovias e ciclofaixas, continue lendo…

Leia mais

CCJ aprova projeto que exclui campainha e retrovisor de equipamentos obrigatórios de bicicletas

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1504/22, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para suprimir a campainha e o espelho retrovisor continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 21