Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Acidentes entre carros e ciclistas em SP caem 17% em 2020, aponta Infosiga
Os acidentes entre carros e ciclistas no estado de São Paulo caíram 17% nos primeiros oito meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Infosiga SP, continue lendo…
Ciclismo ganha atletas durante a pandemia: saiba como praticar com segurança
As vendas de bicicletas tem aumentado desde abril e tiveram mais de 150% de crescimento no último mês, de acordo com o administrador Izaquiel Bessas, da Nena Bikes. Em tempos de pandemia, muitas pessoas aderiram continue lendo…
Maceió precisa de 850 km de ciclovia para 200 mil ciclistas
Segundo estudos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos técnicos da prefeitura e dos ciclistas, Maceió precisa de quatro modalidades cicloviárias para atender à demanda. Cerca de 400 quilômetros de ciclovias, 200 quilômetros continue lendo…
Transalvador emitiu 369 notificações por desrespeito às vias para ciclistas em 2020
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) emitiu neste ano 369 notificações por desrespeito às vias de ciclistas. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10) pela prefeitura, os números se referem ao período dos meses de continue lendo…
Acidentes com ciclistas crescem durante a pandemia
Durante a pandemia, as vendas de bicicletas cresceram 118%, mais que o dobro. Também cresceram os acidentes com os ciclistas, mesmo com menos carros circulando nas ruas. De janeiro a julho deste ano, o Estado continue lendo…
“Ciclistas se tornam as maiores vítimas no trânsito durante a pandemia”
“Os ciclistas foram os que mais sofreram nos acidentes ocorridos nas vias das cidades mineiras, de acordo com dados do Ministério da Saúde, entre março e junho, no comparativo com 2019, enquanto houve redução das consequências continue lendo…
“Bahia é terceiro estado mais seguro para pedestres e ciclistas”
“A Bahia tem a terceira menor taxa de morte de pedestres e ciclistas em acidentes de trânsito do país. O estado concentra um índice menor que a média nacional. O dado foi disponibilizado pelo Ministério continue lendo…
Por que o atropelamento de ciclistas disparou no Brasil?
Existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, apenas 3% das viagens diárias continue lendo…
“Guia orienta sobre a prática segura do ciclismo durante a pandemia”
” [em resguardo aos direitos autorais, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original].” ______ PUBLICAÇÃO ORIGINAL Veículo: Diário Digital Data de publicação original: 17/08/2020 Endereço: continue lendo…
“Após acidente, ciclistas questionam segurança viária em rodovias estaduais; veja como se prevenir”
“Após acidente da última quinta-feira, 13, que vitimou uma ciclista na CE-040, no município de Eusébio, a segurança viária no local foi questionada por cicloativistas. Com histórico recente de acidentes com vítimas fatais, as rodovias continue lendo…