Campanha Sinistros de Trânsito
Informações sobre o projeto
Apresentação
A Campanha Petição Sinistros de Trânsito é uma atividade de sensibilização desenvolvida voluntariamente por uma Comissão de associados e associadas da UCB – União de Ciclistas do Brasil.
A Comissão está elaborando um conjunto de ações, que inclui pesquisa e petição para demandar, ao poder público, a substituição do termo “acidente de trânsito” por “sinistro de trânsito“. A petição fundamenta-se na Norma Técnica NBR 10697:2020 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a qual define os termos técnicos utilizados na preparação e execução de pesquisas relativas a sinistros de trânsito e na elaboração de relatórios estatísticos e operacionais.
No entendimento da ABNT, que é coincidente com a UCB e diversas organizações e estudiosos, nacionais e internacionais, o o uso do termo “acidente” para definir eventos de trânsito que resultem em danos materiais ou pessoais, inclusive a morte, permite o entendimento deque que estes são fortuitos e que independem do planejamento e gestão do trânsito e do comportamento e ações dos condutores de veículos e demais usuários do trânsito e do sistema viário.
Objetivos
- Contribuir para modificar a compreensão social sobre a violência viária
- Contribuir para a alteração do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito
- Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo
Atividades programadas
Dentre as diversas atividades programadas, constam as que segue:
- Pesquisa e criação de um banco de dados de informações
- Consulta e comunicação com organizações e especialistas
- Consulta e comunicação com a ABNT
- Levantamento e registro de instituições que usam o termo
- Elaboração e entrega da petição para órgãos públicos pertinentes
- Outras atividades consideradas relevantes e exequíveis
Cronograma
- Início das atividades: 29/07/2021
- Término previsto das atividades: indefinido
Equipe
São membros/as da Comissão:
- André Geraldo Soares – Balneário Camboriú/SC
- Diogo Carneiro – Juiz de Fora/MG
- Lourdes Zunino – Rio de JaneiroJ/RJ
- Lucas Guima – Campinas/SP
- Muriel Veluza – Paranaguá/PR
- Pablo Florentino – Salvador/BA
- Pedro Antonio Momezo – Santo André/SP
- Pedro Garcia – Campo Grande/MS
- Salete Souza – Salvador/BA
Resultados do projeto
A Comissão reuniu-se duas vezes e realizou diversas das atividades previstas.
Aguarde a atualização das informações.
Conteúdo sobre sinistros no ObservaBici
O tema sinistro (e seus similares, como “violência viária”, “segurança” etc.) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.
PESQUISE SINISTROS
INSIRA SINISTROS
Notícias relacionadas
Marina Harkot: Caso de ciclista morta em SP terá 1ª audiência em novembro
A Justiça marcou para o dia 24 de novembro, às 13h30, a primeira audiência de instrução presencial sobre o caso da ciclista Marina Harkot, atropelada e morta na zona oeste de São Paulo, em novembro continue lendo…
Novo PNATRANS alinha Brasil à agenda global de redução de mortes e lesões no trânsito
Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um continue lendo…
Governo Federal lança Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana
Dados sobre vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, acidentes e multas de trânsito nas cidades brasileiras. Essas e outras informações estão no Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), ferramenta lançada nesta semana continue lendo…
Número de acidentes e de feridos envolvendo bicicletas aumenta em 2021 em Porto Alegre
O número de acidentes com bicicletas e de pessoas feridas nas ocorrências em Porto Alegre aumentou 58,4% e 70%, respectivamente, em 2021, na comparação com o ano passado. De acordo com dados da Empresa Pública de Transporte continue lendo…
Governo Federal aprova plano e campanha para reduzir mortes no trânsito em 50%
A partir de 1º de janeiro de 2022, os brasileiros serão apresentados à campanha nacional Juntos Salvamos Vidas, do Conselho Nacional de Trânsito. De caráter educativo, a iniciativa é parte da estratégia formulada pelo Governo continue lendo…
Acidentes com ciclistas crescem 30% em 2021
Estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e publicado em agosto revela aumento alarmante no número de sinistros envolvendo ciclistas traumatizados nos primeiros cinco meses de 2021. Na comparação com o mesmo período do continue lendo…
Porque se chama acidente quando se deveria chamar sinistro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a Assembleia Geral da ONU, celebrada a 10 de abril de 2014 sobre as melhorias da Segurança Rodoviária a Nível Mundial, não utiliza uma única vez o terminologia acidente quando se refere a continue lendo…
Goiás tem maior alta de ciclistas feridos em acidentes do Brasil
Nos cinco primeiros meses de 2021, Goiás registrou um total de 575 ciclistas que se lesionaram e precisaram de atendimento médico. O número é 240% a mais que no mesmo período do ano passado. Isso continue lendo…
A arriscada vida de quem anda de bicicleta no trânsito de Goiânia
“Sai da rua, filho da p…” Eu ouvi essa frase há duas semanas enquanto voltava para casa no final da tarde de um dia de trabalho em um dos quase dez quilômetros que percorro. Isso continue lendo…
Ciclista de 17 anos morre atropelado no Rio
Na manhã desta quinta-feira, 2 de setembro, o ciclista Carlos Eduardo Gomes Sampaio morreu após ser atingido por um ônibus por volta das 6h no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro. O jovem tinha continue lendo…