Projeto Expandindo o MROSC no cicloativismo

Apresentação

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi desenvolvido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil com o apoio do Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC entre novembro de 2021 e setembro de 2022.

A partir de outubro de 2022, após o encerramento do contrato com a Plataforma MROSC, a UCB, voluntariamente, deu continuidade ao projeto sob a forma de Campanha MROSC no Cicloativismo.

Objetivos do projeto

  • Difundir o MROSC entre as organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da ciclomobilidade
  • Levantar o conhecimento e a experiência do cicloativismo em relação ao MROSC
  • Recolher e gerar conhecimento acerca do MROSC e colocá-lo à disposição do cicloativismo
  • Assessorar e estimular organizações cicloativistas a acessarem os instrumentos do MROSC para a promoção da ciclomobilidade
  • Assessorar e estimular as organizações cicloativistas a incidirem em favor do da regulamentação do MROSC em seus municípios e estados
  • Contribuir para a melhoria da situação financeira das organizações cicloativistas
  • Contribuir para o aprimoramento do MROSC e para o aperfeiçoamento das relações entre a sociedade civil e poder público

Atividades do projeto aprovadas pelo Edital

As atividades do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo aprovadas pela Plataforma MROSC foram as seguintes:

  1. Pesquisa: levantamento da situação do MROSC nos estados e em suas capitais através de questionário aberto para organizações cicloativistas visando conhecer o seu nível de conhecimento sobre o MROSC e sobre sua regulamentação nos seus estados e municípios. Mediante critérios, seleção do total de 10 organizações focais para entrevistas de profundidade.
  2. Engajamento focal: realizado com as mesmas 9 organizações entrevistadas, que participarão da Formação e receberão Assessoria para Petição. Participarão de grupo de comunicação com as mesmas para a continuidade dos trabalhos.
  3. Banco de Informações: pesquisa e seleção de bibliografia, audiovisuais, documentos, legislação e informações básicas sobre os estados e capitais, além das produções do Projeto. O Banco de Informações ficará público e disponível para qualquer visitante interessado.
  4. Formação: a) realização de Webinars sobre o MROSC com as 10 organizações focais em ambiente virtual de interação. A gravação será publicada com acesso aberto. b) elaboração de um Manual Instrutivo sobre o MROSC adaptado para a atuação de organizações cicloativistas.
  5. Assessoria para Petição: elaboração de modelos de petições formais, com as devidas instruções, para acionamento do órgão público competente de estados e de municípios e de modelos de PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse Social e assessoria para a atuação das organizações do Engajamento Focal. Os modelos poderão ser usados por qualquer interessado.
  6. Divulgação geral: ampla divulgação nas redes sociais e junto aos relacionamentos para que as organizações de ciclistas que não tiveram conhecimento até o momento, acessem e façam uso do Banco de Informações e da Assessoria para Petição de maneira espontânea.

Recursos financeiros do projeto

  • Fonte dos recursos: Plataforma MROSC
  • Valor do financiamento: R$ 18.000,00

Equipe do projeto

  • Coordenação: André Geraldo Soares
  • Consultora de Pesquisa: Barbara Barbosa
  • Consultor de Pesquisa: Yuriê Baptista César
  • Consultor de Formação: Lucas Seara (parceria técnica com o Instituto OSC Legal)

Cronograma do projeto

  • Desenvolvimento do projeto com apoio da Plataforma MROSC: dezembro de 2021 a setembro de 2022
  • Continuidade da campanha de forma espontânea: a partir de outubro de 2022 (acessar aqui)

Desenvolvimento e resultados do projeto

O projeto cumpriu todas as atividades e entregou todos os produtos contratuais, que estão listados a seguir e podem ser acessados na página da Campanha MROSC no Cicloativismo.

  • Relatório de Pesquisa O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Relatório de Entrevistas O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Webinar Pedalando com o MROSC: cicloativismo, associações e a Lei 13.019/2014
  • Manual Pedalando com o MROSC: introdução à Lei 13.019/2014 para organizações cicloativistas
  • Levantamento de informações sobre a regulamentação do MROSC em estados e capitais
  • Guia Básico Incidência Cicloativista sobre o MROSC
  • Bibliografia sobre o MROSC
  • Suporte adicional de conhecimento e monitoramento para acessar o MROSC

Continuação do projeto sob a forma de Campanha CicloMROSC

A Campanha MROSC no Cicloativismo – CicloMROSC, permanece em execução como um desdobramento do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo.

A Campanha, além de conter os resultados do projeto e materiais de apoio adicionais, acolhe a participação de organizações interessadas no tema.

Apoio do projeto

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi financiado pela Plataforma MROSC com fundos da União Europeia.

Notícias relacionadas

Participe da pesquisa “Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte”

Descrição da pesquisa Esta pesquisa está ligada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da UFMG e tem como objetivo o desenvolvimento de um índice de ciclabilidade com indicadores selecionados a partir da continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre Criação e Regimento Interno das Câmaras Temáticas do Contran

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa “dispor sobre a criação e o Regimento Interno das Câmaras Temáticas vinculadas ao CONTRAN. Ressalta-se que as Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao CONTRAN continue lendo…

Leia mais

Projeto de cicloturismo é o mais apoiado pela comunidade na Consulta Popular

O Vale do Taquari recebeu 37 sugestões de projetos da comunidade regional para a Consulta Popular 2021. As propostas foram enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 12 de continue lendo…

Leia mais

Consulta pública sobre dados do trânsito deve incluir bicicleta, diz UCB

O Observatório da Bicicleta está realizando uma campanha nacional para estimular a participação de ciclistas, pedestres e cadeirantes na Consulta Pública realizada pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran-MDR) relativa ao acesso a dados disponíveis sobre veículos, condutores continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre Procedimentos para acesso aos dados da Secretaria Nacional de Trânsito

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa aprimorar os procedimentos adotados pela SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito para a concessão de acesso aos dados de seus sistemas e subsistemas informatizados, os continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta cria seu Conselho Consultivo

O Observatório da Bicicleta, um instrumento mantido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, está em constante aperfeiçoamento e avançando enquanto um centro de referência em ciclomobilidade – por isso, e tendo em vista  continue lendo…

Leia mais

Novo PNATRANS alinha Brasil à agenda global de redução de mortes e lesões no trânsito

Sinistros de trânsito são a terceira principal causa de mortes prematuras no Brasil. Entre 2015 e 2019, cerca de 100 pessoas por dia perderam a vida no trânsito brasileiro. Para mudar esse cenário, desde 2018 o país conta com um continue lendo…

Leia mais

Participe do “Concurso de fotografias da UCB – Imagens Cíclicas”

Descrição da concurso O primeiro concurso de fotografias da UCB – União de Ciclistas do Brasil tem o objetivo de ampliar o banco de imagens para ilustrar as ações, projetos e campanhas desenvolvidas pela instituição. continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Potencial do Cicloturismo Rural e Urbano em Mato Grosso do Sul”

Descrição da pesquisa A pesquisa é parte da tese de doutorado em ciências ambientais que procura avaliar o potencial do Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste do Brasil) para desenvolver o cicloturismo em áreas rurais e continue lendo…

Leia mais

Assine o “Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES”

Qual o objetivo do abaixo-assinado O abaixo-assinado Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES tem o objetivo de melhorar as atuais propostas de mobilidade frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, com base nas demandas mais continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 7