Projeto Expandindo o MROSC no cicloativismo

Apresentação

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi desenvolvido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil com o apoio do Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC entre novembro de 2021 e setembro de 2022.

A partir de outubro de 2022, após o encerramento do contrato com a Plataforma MROSC, a UCB, voluntariamente, deu continuidade ao projeto sob a forma de Campanha MROSC no Cicloativismo.

Objetivos do projeto

  • Difundir o MROSC entre as organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da ciclomobilidade
  • Levantar o conhecimento e a experiência do cicloativismo em relação ao MROSC
  • Recolher e gerar conhecimento acerca do MROSC e colocá-lo à disposição do cicloativismo
  • Assessorar e estimular organizações cicloativistas a acessarem os instrumentos do MROSC para a promoção da ciclomobilidade
  • Assessorar e estimular as organizações cicloativistas a incidirem em favor do da regulamentação do MROSC em seus municípios e estados
  • Contribuir para a melhoria da situação financeira das organizações cicloativistas
  • Contribuir para o aprimoramento do MROSC e para o aperfeiçoamento das relações entre a sociedade civil e poder público

Atividades do projeto aprovadas pelo Edital

As atividades do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo aprovadas pela Plataforma MROSC foram as seguintes:

  1. Pesquisa: levantamento da situação do MROSC nos estados e em suas capitais através de questionário aberto para organizações cicloativistas visando conhecer o seu nível de conhecimento sobre o MROSC e sobre sua regulamentação nos seus estados e municípios. Mediante critérios, seleção do total de 10 organizações focais para entrevistas de profundidade.
  2. Engajamento focal: realizado com as mesmas 9 organizações entrevistadas, que participarão da Formação e receberão Assessoria para Petição. Participarão de grupo de comunicação com as mesmas para a continuidade dos trabalhos.
  3. Banco de Informações: pesquisa e seleção de bibliografia, audiovisuais, documentos, legislação e informações básicas sobre os estados e capitais, além das produções do Projeto. O Banco de Informações ficará público e disponível para qualquer visitante interessado.
  4. Formação: a) realização de Webinars sobre o MROSC com as 10 organizações focais em ambiente virtual de interação. A gravação será publicada com acesso aberto. b) elaboração de um Manual Instrutivo sobre o MROSC adaptado para a atuação de organizações cicloativistas.
  5. Assessoria para Petição: elaboração de modelos de petições formais, com as devidas instruções, para acionamento do órgão público competente de estados e de municípios e de modelos de PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse Social e assessoria para a atuação das organizações do Engajamento Focal. Os modelos poderão ser usados por qualquer interessado.
  6. Divulgação geral: ampla divulgação nas redes sociais e junto aos relacionamentos para que as organizações de ciclistas que não tiveram conhecimento até o momento, acessem e façam uso do Banco de Informações e da Assessoria para Petição de maneira espontânea.

Recursos financeiros do projeto

  • Fonte dos recursos: Plataforma MROSC
  • Valor do financiamento: R$ 18.000,00

Equipe do projeto

  • Coordenação: André Geraldo Soares
  • Consultora de Pesquisa: Barbara Barbosa
  • Consultor de Pesquisa: Yuriê Baptista César
  • Consultor de Formação: Lucas Seara (parceria técnica com o Instituto OSC Legal)

Cronograma do projeto

  • Desenvolvimento do projeto com apoio da Plataforma MROSC: dezembro de 2021 a setembro de 2022
  • Continuidade da campanha de forma espontânea: a partir de outubro de 2022 (acessar aqui)

Desenvolvimento e resultados do projeto

O projeto cumpriu todas as atividades e entregou todos os produtos contratuais, que estão listados a seguir e podem ser acessados na página da Campanha MROSC no Cicloativismo.

  • Relatório de Pesquisa O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Relatório de Entrevistas O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Webinar Pedalando com o MROSC: cicloativismo, associações e a Lei 13.019/2014
  • Manual Pedalando com o MROSC: introdução à Lei 13.019/2014 para organizações cicloativistas
  • Levantamento de informações sobre a regulamentação do MROSC em estados e capitais
  • Guia Básico Incidência Cicloativista sobre o MROSC
  • Bibliografia sobre o MROSC
  • Suporte adicional de conhecimento e monitoramento para acessar o MROSC

Continuação do projeto sob a forma de Campanha CicloMROSC

A Campanha MROSC no Cicloativismo – CicloMROSC, permanece em execução como um desdobramento do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo.

A Campanha, além de conter os resultados do projeto e materiais de apoio adicionais, acolhe a participação de organizações interessadas no tema.

Apoio do projeto

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi financiado pela Plataforma MROSC com fundos da União Europeia.

Notícias relacionadas

Organizações podem receber R$ 3 mil para pautar a mobilidade sustentável nas eleições estaduais

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições vai selecionar organizações locais de até 17 estados brasileiros para realizarem aproximações e influenciar candidaturas a governador/a e a deputado/as de assembleias legislativas de forma a pautar a mobilidade sustentável nos continue lendo…

Leia mais

Assembleia Geral da ONU busca acordo para reduzir acidentes de trânsito

A Assembleia Geral da ONU se reúne nesta quinta e sexta-feira para debater a melhoria da segurança rodoviária. Segundo da líder do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Unrsf, Nneka Henry, a cada continue lendo…

Leia mais

Ministério do Turismo oficializa criação de grupo técnico de cicloturismo

É inegável que o ecoturismo e o cicloturismo estão em plena ascensão e demanda crescente no país, porém os desafios ainda são inúmeros quando analisamos a oferta e a falta de políticas públicas. Visando este continue lendo…

Leia mais

UCB conquista 2 vagas nas Câmaras Temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito

A UCB – União de Ciclistas do Brasil foi aprovada para 02 duas câmaras temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito para o biênio 2022/2023: ➥ Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS continue lendo…

Leia mais

Participe do “Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022”

O que é o Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022 O Auto DI Maio Amarelo 2022 É uma atividade de aferição e comparação da eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados continue lendo…

Leia mais

Prefeitura do Rio lança site para participação popular sobre expansão de infraestrutura cicloviária da cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-RIO,  está desenvolvendo o Plano de Expansão da Rede Cicloviária e quer estimular a participação da população para definir uma continue lendo…

Leia mais

MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil

Afim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para continue lendo…

Leia mais

Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022

.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta.   Quem realiza continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Agenda Regulatória da SENATRAN 2021-2022

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições e propostas para a criação e alteração da legislação sobre o trânsito e a mobilidade estudados em 2021 e a serem estudados em continue lendo…

Leia mais

Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 7