Projeto Expandindo o MROSC no cicloativismo
Apresentação
O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi desenvolvido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil com o apoio do Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC entre novembro de 2021 e setembro de 2022.
A partir de outubro de 2022, após o encerramento do contrato com a Plataforma MROSC, a UCB, voluntariamente, deu continuidade ao projeto sob a forma de Campanha MROSC no Cicloativismo.
Objetivos do projeto
- Difundir o MROSC entre as organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da ciclomobilidade
- Levantar o conhecimento e a experiência do cicloativismo em relação ao MROSC
- Recolher e gerar conhecimento acerca do MROSC e colocá-lo à disposição do cicloativismo
- Assessorar e estimular organizações cicloativistas a acessarem os instrumentos do MROSC para a promoção da ciclomobilidade
- Assessorar e estimular as organizações cicloativistas a incidirem em favor do da regulamentação do MROSC em seus municípios e estados
- Contribuir para a melhoria da situação financeira das organizações cicloativistas
- Contribuir para o aprimoramento do MROSC e para o aperfeiçoamento das relações entre a sociedade civil e poder público
Atividades do projeto aprovadas pelo Edital
As atividades do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo aprovadas pela Plataforma MROSC foram as seguintes:
- Pesquisa: levantamento da situação do MROSC nos estados e em suas capitais através de questionário aberto para organizações cicloativistas visando conhecer o seu nível de conhecimento sobre o MROSC e sobre sua regulamentação nos seus estados e municípios. Mediante critérios, seleção do total de 10 organizações focais para entrevistas de profundidade.
- Engajamento focal: realizado com as mesmas 9 organizações entrevistadas, que participarão da Formação e receberão Assessoria para Petição. Participarão de grupo de comunicação com as mesmas para a continuidade dos trabalhos.
- Banco de Informações: pesquisa e seleção de bibliografia, audiovisuais, documentos, legislação e informações básicas sobre os estados e capitais, além das produções do Projeto. O Banco de Informações ficará público e disponível para qualquer visitante interessado.
- Formação: a) realização de Webinars sobre o MROSC com as 10 organizações focais em ambiente virtual de interação. A gravação será publicada com acesso aberto. b) elaboração de um Manual Instrutivo sobre o MROSC adaptado para a atuação de organizações cicloativistas.
- Assessoria para Petição: elaboração de modelos de petições formais, com as devidas instruções, para acionamento do órgão público competente de estados e de municípios e de modelos de PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse Social e assessoria para a atuação das organizações do Engajamento Focal. Os modelos poderão ser usados por qualquer interessado.
- Divulgação geral: ampla divulgação nas redes sociais e junto aos relacionamentos para que as organizações de ciclistas que não tiveram conhecimento até o momento, acessem e façam uso do Banco de Informações e da Assessoria para Petição de maneira espontânea.
Recursos financeiros do projeto
- Fonte dos recursos: Plataforma MROSC
- Valor do financiamento: R$ 18.000,00
Equipe do projeto
- Coordenação: André Geraldo Soares
- Consultora de Pesquisa: Barbara Barbosa
- Consultor de Pesquisa: Yuriê Baptista César
- Consultor de Formação: Lucas Seara (parceria técnica com o Instituto OSC Legal)
Cronograma do projeto
- Desenvolvimento do projeto com apoio da Plataforma MROSC: dezembro de 2021 a setembro de 2022
- Continuidade da campanha de forma espontânea: a partir de outubro de 2022 (acessar aqui)
Desenvolvimento e resultados do projeto
O projeto cumpriu todas as atividades e entregou todos os produtos contratuais, que estão listados a seguir e podem ser acessados na página da Campanha MROSC no Cicloativismo.
- Relatório de Pesquisa O MROSC e as organizações cicloativistas
- Relatório de Entrevistas O MROSC e as organizações cicloativistas
- Webinar Pedalando com o MROSC: cicloativismo, associações e a Lei 13.019/2014
- Manual Pedalando com o MROSC: introdução à Lei 13.019/2014 para organizações cicloativistas
- Levantamento de informações sobre a regulamentação do MROSC em estados e capitais
- Guia Básico Incidência Cicloativista sobre o MROSC
- Bibliografia sobre o MROSC
- Suporte adicional de conhecimento e monitoramento para acessar o MROSC
Continuação do projeto sob a forma de Campanha CicloMROSC
A Campanha MROSC no Cicloativismo – CicloMROSC, permanece em execução como um desdobramento do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo.
A Campanha, além de conter os resultados do projeto e materiais de apoio adicionais, acolhe a participação de organizações interessadas no tema.
Apoio do projeto
O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi financiado pela Plataforma MROSC com fundos da União Europeia.
Notícias relacionadas
Organizações podem receber R$ 3 mil para pautar a mobilidade sustentável nas eleições estaduais
A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições vai selecionar organizações locais de até 17 estados brasileiros para realizarem aproximações e influenciar candidaturas a governador/a e a deputado/as de assembleias legislativas de forma a pautar a mobilidade sustentável nos continue lendo…
Assembleia Geral da ONU busca acordo para reduzir acidentes de trânsito
A Assembleia Geral da ONU se reúne nesta quinta e sexta-feira para debater a melhoria da segurança rodoviária. Segundo da líder do Fundo das Nações Unidas para a Segurança Rodoviária, Unrsf, Nneka Henry, a cada continue lendo…
Ministério do Turismo oficializa criação de grupo técnico de cicloturismo
É inegável que o ecoturismo e o cicloturismo estão em plena ascensão e demanda crescente no país, porém os desafios ainda são inúmeros quando analisamos a oferta e a falta de políticas públicas. Visando este continue lendo…
UCB conquista 2 vagas nas Câmaras Temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito
A UCB – União de Ciclistas do Brasil foi aprovada para 02 duas câmaras temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito para o biênio 2022/2023: ➥ Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS continue lendo…
Participe do “Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022”
O que é o Auto Desafio Intermodal Maio Amarelo 2022 O Auto DI Maio Amarelo 2022 É uma atividade de aferição e comparação da eficiência das modalidades de mobilidade urbana no Brasil utilizando os dados continue lendo…
Prefeitura do Rio lança site para participação popular sobre expansão de infraestrutura cicloviária da cidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da CET-RIO, está desenvolvendo o Plano de Expansão da Rede Cicloviária e quer estimular a participação da população para definir uma continue lendo…
MTur e UNESCO lançam edital para apoiar o desenvolvimento do cicloturismo no Brasil
Afim de desenvolver o cicloturismo no Brasil, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vão selecionar empresa para continue lendo…
Participe do Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022
.O que é o Concurso O Concurso de Logotipo para o Bicicultura Belém 2022 busca selecionar o logotipo para o Bicicultura Belém 2022 – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta. Quem realiza continue lendo…
Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas
Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…