Projeto Expandindo o MROSC no cicloativismo

Apresentação

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi desenvolvido pela UCB – União de Ciclistas do Brasil com o apoio do Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC entre novembro de 2021 e setembro de 2022.

A partir de outubro de 2022, após o encerramento do contrato com a Plataforma MROSC, a UCB, voluntariamente, deu continuidade ao projeto sob a forma de Campanha MROSC no Cicloativismo.

Objetivos do projeto

  • Difundir o MROSC entre as organizações da sociedade civil dedicadas à promoção da ciclomobilidade
  • Levantar o conhecimento e a experiência do cicloativismo em relação ao MROSC
  • Recolher e gerar conhecimento acerca do MROSC e colocá-lo à disposição do cicloativismo
  • Assessorar e estimular organizações cicloativistas a acessarem os instrumentos do MROSC para a promoção da ciclomobilidade
  • Assessorar e estimular as organizações cicloativistas a incidirem em favor do da regulamentação do MROSC em seus municípios e estados
  • Contribuir para a melhoria da situação financeira das organizações cicloativistas
  • Contribuir para o aprimoramento do MROSC e para o aperfeiçoamento das relações entre a sociedade civil e poder público

Atividades do projeto aprovadas pelo Edital

As atividades do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo aprovadas pela Plataforma MROSC foram as seguintes:

  1. Pesquisa: levantamento da situação do MROSC nos estados e em suas capitais através de questionário aberto para organizações cicloativistas visando conhecer o seu nível de conhecimento sobre o MROSC e sobre sua regulamentação nos seus estados e municípios. Mediante critérios, seleção do total de 10 organizações focais para entrevistas de profundidade.
  2. Engajamento focal: realizado com as mesmas 9 organizações entrevistadas, que participarão da Formação e receberão Assessoria para Petição. Participarão de grupo de comunicação com as mesmas para a continuidade dos trabalhos.
  3. Banco de Informações: pesquisa e seleção de bibliografia, audiovisuais, documentos, legislação e informações básicas sobre os estados e capitais, além das produções do Projeto. O Banco de Informações ficará público e disponível para qualquer visitante interessado.
  4. Formação: a) realização de Webinars sobre o MROSC com as 10 organizações focais em ambiente virtual de interação. A gravação será publicada com acesso aberto. b) elaboração de um Manual Instrutivo sobre o MROSC adaptado para a atuação de organizações cicloativistas.
  5. Assessoria para Petição: elaboração de modelos de petições formais, com as devidas instruções, para acionamento do órgão público competente de estados e de municípios e de modelos de PMIS – Procedimento de Manifestação de Interesse Social e assessoria para a atuação das organizações do Engajamento Focal. Os modelos poderão ser usados por qualquer interessado.
  6. Divulgação geral: ampla divulgação nas redes sociais e junto aos relacionamentos para que as organizações de ciclistas que não tiveram conhecimento até o momento, acessem e façam uso do Banco de Informações e da Assessoria para Petição de maneira espontânea.

Recursos financeiros do projeto

  • Fonte dos recursos: Plataforma MROSC
  • Valor do financiamento: R$ 18.000,00

Equipe do projeto

  • Coordenação: André Geraldo Soares
  • Consultora de Pesquisa: Barbara Barbosa
  • Consultor de Pesquisa: Yuriê Baptista César
  • Consultor de Formação: Lucas Seara (parceria técnica com o Instituto OSC Legal)

Cronograma do projeto

  • Desenvolvimento do projeto com apoio da Plataforma MROSC: dezembro de 2021 a setembro de 2022
  • Continuidade da campanha de forma espontânea: a partir de outubro de 2022 (acessar aqui)

Desenvolvimento e resultados do projeto

O projeto cumpriu todas as atividades e entregou todos os produtos contratuais, que estão listados a seguir e podem ser acessados na página da Campanha MROSC no Cicloativismo.

  • Relatório de Pesquisa O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Relatório de Entrevistas O MROSC e as organizações cicloativistas
  • Webinar Pedalando com o MROSC: cicloativismo, associações e a Lei 13.019/2014
  • Manual Pedalando com o MROSC: introdução à Lei 13.019/2014 para organizações cicloativistas
  • Levantamento de informações sobre a regulamentação do MROSC em estados e capitais
  • Guia Básico Incidência Cicloativista sobre o MROSC
  • Bibliografia sobre o MROSC
  • Suporte adicional de conhecimento e monitoramento para acessar o MROSC

Continuação do projeto sob a forma de Campanha CicloMROSC

A Campanha MROSC no Cicloativismo – CicloMROSC, permanece em execução como um desdobramento do Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo.

A Campanha, além de conter os resultados do projeto e materiais de apoio adicionais, acolhe a participação de organizações interessadas no tema.

Apoio do projeto

O Projeto Expandindo o MROSC no Cicloativismo foi financiado pela Plataforma MROSC com fundos da União Europeia.

Notícias relacionadas

Prefeitura abre votação popular para escolha do nome da nova ciclovia de Piracicaba

Após enquete realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), três nomes foram selecionados como opções para renomear nova ciclovia da cidade. São eles: Capi-Ciclo, Ciclopira e continue lendo…

Leia mais

Presidente sanciona lei que incentiva o ciclismo nas cidades

presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.729 ,  que dá mais incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte. A medida promove a participação popular no processo de implantação de continue lendo…

Leia mais

Resultado do Edital do Ministério do Meio Ambiente para o Cicloturismo: oito classificados e R$ 5,1 milhões indicados

Foi publicado no Diário Oficial de hoje o resultado da análise das propostas no âmbito do Edital de Aperfeiçoamento de Rotas de Cicloturismo, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Niterói vão poder indicar locais da cidade para a instalação de novos paraciclos

Os ciclistas de Niterói poderão indicar pontos da cidade que consideram necessário estacionar a bicicleta. A Prefeitura adquiriu 600 paraciclos e, através do Programa Niterói de Bicicleta, começou a colher sugestões para a distribuição dos continue lendo…

Leia mais

Ciclistas aprovam trabalhos do Planmob Caxias durante workshop

Nesta terça-feira (01/08), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e a URBTEC™, empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), promoveram duas atividades, previstas no cronograma, continue lendo…

Leia mais

Florianópolis amplia canais de diálogo com ciclistas para crescimento da malha cicloviária

A bicicleta, há muito tempo consolidada como meio de lazer e atividades físicas, tem se destacado cada vez mais como uma opção viável e sustentável de mobilidade aos meios de transporte tradicionais. De acordo com continue lendo…

Leia mais

Sociedade e poder público se unem para fortalecer uso da bicicleta na capital catarinense

Com benefícios para a saúde, qualidade de vida, preservação do meio ambiente e melhor fluidez do trânsito, a Prefeitura de Florianópolis desenvolve estratégias para o fomento do uso da bicicleta como meio de transporte. Por continue lendo…

Leia mais

Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual

Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…

Leia mais

A migalha do bilhão: investir nas ongs de bicicleta para repartir o bolo

Por Por Murilo Casagrande. Em um webinar promovido pela UCB e o OSC Legal Instituto em setembro de 2022, escutei, com muita alegria, alguém que trabalha com o terceiro setor dizer que o cicloativismo é continue lendo…

Leia mais

O Poder Público realmente ouve os ciclistas?

Por Guilherme Moraes da Silva. Comitês, reuniões e grupos de trabalho com ciclistas são essenciais para garantir nossos direitos e a segurança nas ruas e estradas. Mas somos levados a sério?Todos temos opiniões sobre o continue lendo…

Leia mais
1 2 3 7